13 de outubro de 2014

Dicas de Leitura: Outubro Rosa


Vamos dar uma pausa na nossa programação do "Mês Temático: Horror" por um motivo super especial: falar sobre o Outubro Rosa. Para começar, é importante dizer que esse mês ficou conhecido através dessa denominação por causa da cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. O movimento que foi iniciado nos Estados Unidos com ações isoladas em alguns estados, posteriormente foi aderido oficialmente por todo o país após uma aprovação do Congresso Americano. 

No entanto, mais do que tratar da luta, o simbolismo do Outubro Rosa também está ligado a prevenção e ao diagnóstico precoce. Já que falar sobre o assunto é importante não só para chamar a atenção das autoridades, como também, para alertar as mulheres sobre a importância de estarem atentas a todos os sintomas para evitar um diagnóstico tardio.

Quando o assunto é literatura, são várias as personagens femininas que mostram sua luta e seu posicionamento com relação aos seus sonhos e a sua maneira de viver a vida. E apesar de poucos tratarem do tema dessa causa, separei para vocês alguns títulos cujas protagonistas tiveram força para lutar por aquilo que elas acreditavam independente das adversidades que a vida lhes impôs.


UM TETO TODO SEU – VIRGÍNIA WOOLF (TORDESILHAS)

Em "Um Teto Todo Seu", a autora Virgínia Woolf traz à baila as dificuldades que o sexo feminino teve em mostrar para o mundo o seu talento na arte de escrever e ainda conseguir reconhecimento por isso. Nesse livro, a autora também realça a importância de existir espaço para homens e mulheres no mercado literário e traça um estudo sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no período elisabetano. Mas não é só isso, há tanto da própria Virgínia em seu texto, que logo é possível notar que para falar com propriedade sobre o tema, ela deve ter vivido algo muito semelhante em sua própria jornada.

ORGULHO E PRECONCEITO – JANE AUSTEN (MARTIN CLARET)

Falar de Jane Austen é sempre uma delícia, ainda mais quando é notório em seu texto a individualidade que ela sempre quis que as mulheres tivessem independente de sua condição social ou do seu estado civil. "Orgulho e Preconceito" é um bom exemplo disso, já que mesmo que haja um final feliz no melhor estilo romântico, a autora não só preservou as características de Elizabeth, como também, lhe deu pequenas liberdades de escolha que nos mostra como a própria Jane se rebelou contra as condições da época através dos seus escritos.


UM GOSTO DE VIDA – SUSAN MALLERY (HARLEQUIN)

É através de uma escrita doce e gostosa que a autora Susan Mallery traz para "Um Gosto de Vida" assuntos que preocupam a mente feminina desde o advento da modernidade. A personagem Claire, que sempre teve uma vida de estrela e sua única paixão havia sido o seu trabalho como pianista, no auge dos seus 28 anos de idade tem que enfrentar a dura realidade de que por ter dado atenção apenas ao seu projeto profissional, acabou esquecendo de equilibrar os demais pilares da sua vida como família e amor. Dessa forma, mais do que tratar de conquistas, a autora traz para o seu livro a importância de refletir sobre os tesouros que todos nós possuímos, mas que nem sempre reconhecemos. 

APRENDENDO A SEDUZIR – PATRICIA CABOT

Os livros da Patricia Cabot são sempre cheios de romance e de impasses próprios de uma história contada em uma época onde a sociedade ditava as regras a serem seguidas independente se os seus componentes concordassem com ela ou não. Nesse cenário tão complicado para uma mulher com pensamento a frente do seu tempo viver, ela narra as corajosas decisões de Caroline, protagonista de “Aprendendo a Seduzir”. E mesmo que nós não soframos tanto com certos conceitos sexistas dos séculos passados que a autora aborda, é uma delícia acompanhar a personagem em sua aventura contra os ideais da época.


O LIVRO DOS MIL DIAS – SHANNON HALE (GALERA RECORD)

O Livro dos Mil Dias” é uma fábula inspiradora da autora Shannon Hale cuja história nos mostra como a força pode estar dentro de qualquer pessoa independente das condições adversas de sua vida. A personagem Dashti é um exemplo perfeito de como as maiores riquezas da vida não estão ligadas aos bens materiais, mas sim naquilo que temos como essência, já que com todos os predicados necessários para ser apenas mais uma serva leal em tempos difíceis para o seu povo, ela foi além das suas próprias expectativas e descobriu ser possuidora de uma coragem tão grande que a ajudou a mudar o rumo de todos a sua volta.

LONGE DEMAIS – JENNIFER ECHOLS (PANDORGA)

Os livros da autora Jennifer Echols geralmente são protagonizados por garotas fortes e que estão em busca de ir além dos seus limites para não se prenderem a uma perspectiva alheia. Em “Longe Demais” podemos ver isso de forma ainda mais definida, já que a protagonista Meg testa sua sorte uma e outra vez após se reerguer de um problema que achava ser maior do que a sua capacidade de resolver. Por vezes ela esquece qual é o real sentido da vida, mas a sua garra em não se deixar abater diante das dificuldades que surgem no seu caminho, é algo realmente inspirador e motivador.

Como vocês puderam perceber, nas dicas de leitura que eu trouxe as personagens tem algo muito especial em comum: a coragem. E após conviver de perto com pessoas que lutam diariamente contra o câncer, posso dizer que esse é um item indispensável para não se deixar abater não só pelo tratamento desgastante, como também, com as constantes mares de maus presságios carregados por certas pessoas que não tem palavras de incentivo, mas que mesmo assim querem a dar a sua opinião sobre o tema. Não sei se vocês conhecem alguém que está enfrentando essa batalha, se sim, gostaria de dizer a vocês: nunca desistam, sejam fortes e deem suporte, pois a doença nunca irá destruir a essência daqueles que tem coragem de lutar.

--- Isabelle Vitorino ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM