Sobre


O BLOG


O blog Mundo dos Livros foi idealizado em 2010 pelo então blogueiro Jackson Fernandes e passado para a administração de Isabelle Vitorino em meados de 2012. Com a missão de falar sobre os vários gêneros literários e de auxiliar os leitores em suas escolhas de leitura, o blog também acredita que o debate é de suma importância para que haja o surgimento de novas ideias e pontos de vistas com relação a um mesmo tema.

Tendo como projeto pontual o Mês Temático, a autora Isabelle Vitorino destaca seus gêneros e autores prediletos de forma a não só trazer outras facetas desconhecidas pelos já conhecedores dessas obras, como também, despertar a curiosidade entre aqueles que não as conhecem. Já tendo esboços da 4ª edição desse mês mais do que especial, os leitores já podem encontrar nos arquivos do blog vários materiais a respeito do autor Edgar Allan Poe (homenageado do mês do Terror), bem como, do autor Arthur Conan Doyle, que teve sua obra-prima (Sherlock Holmes) esmiuçada na 2ª edição desse projeto e de Lemony Snicket com a sua série mais aclamada intitulada "Desventuras em Série".

Além desse prospecto, o blog ainda teve duas edições do “Autor do Mês” onde autores nacionais homenageados tiveram seus trabalhos divulgados através de posts especiais, resenhas de livros e promoções, com a finalidade ajudar os talentos da literatura brasileira contemporânea a terem suas obras reconhecidas entre os visitantes do blog. Estando em pausa no momento, o projeto já divulgou o trabalho das escritoras Laura Elias e Vanessa Bosso.

Dentro do âmbito de resenhas, o blog possui a seção “Resenha Especial” criada para trazer resenhas de Clássicos da Literatura como, por exemplo, “Persuasão” da autora Jane Austen – cujas resenhas a respeito das obras contidas na edição do livro produzida pela editora Zahar, foram destaque no blog da editora no post intitulado “O Último Romance de Jane Austen”.

Ademais, por estar em constante mutação, atualmente o blog não aborda mais temas relacionados a música, a televisão e ao cinema com regularidade. Mas em contrapartida, agora traz textos mais intimistas através da coluna “Confissões de uma Blogueira em Crise”, bem como, textos com foco mais informativo como pode ser visto em "Falando Sobre..." Estando sempre aberto a sugestões, os leitores que quiserem ver algum tema sendo discutido por aqui, deve apenas entrar em contato conosco através de alguma de nossas redes sociais, que a administradora em questão analisará a melhor forma de trazer o conteúdo para todos os leitores.

OS BLOGUEIROS


Isabelle Vitorino nasceu no dia 16 de maio de 1993 e por ser taurina de modo irrevogável, possui todas as características de alguém nascido sob a proteção desse signo. Confusa por natureza, já foi graduanda em Letras na UFRPE, mas por questões totalmente inexplicáveis abandonou o curso em busca de algo desafiador. Talvez seja essa a explicação para ela ter desistido de todas as outras graduações seguintes antes mesmo de começar. A verdade é que agora ela deu o pontapé inicial para protagonizar seu próprio enredo policial e iniciou o curso de Direito (atualmente ultrapassou os 50% do curso).

Com pretensões de viajar pelo mundo para conhecer um pouco mais do que já conhece e declarando com veemência que sua alma é europeia, ainda assim, ela fixou raízes no país. O que não quer dizer, é claro, que ela não tenha outras experiências profissionais, pois aos 19 anos de idade foi agente literária e revisora, e já teve o prazer de representar autores como Mari Scotti, Sidney Amaral, além de outros escritores brasileiros e lusitanos extremamente talentosos.

Sem imaginar uma vida onde não exista música, ela pode ser constantemente vista ouvindo algo que condiz perfeitamente com o seu estado de espírito. Na sua playlist podem ser encontradas artistas como Metallica, Led Zeppelin, Pink Floyd, Mark Knopffler, Adele, Lana Del Rey, Pablo Alboran, Imagine Dragons e porque não, Avicii. Amante do cinema e da televisão, é viciada em seriados. Seu top 5 é composto por: Supernatural, Criminal Minds, Bones, Arrow e Veronica Mars. Além do blog, também pode ser encontrada no Skoob e no Instagram através do usuário @isabelle.vitorino  (sintam-se à vontade para adicionar e seguir), onde realiza trocas de livros e aproveita para conhecer mais apaixonados pelo Mundo dos Livros.


---------------

Marcel Elias é um soteropolitano nascido em 13 de março de 1992 e que está perdido por terras mineiras. Como bom pisciano que é, vive no mundo paralelo de sua mente mais que na realidade da vida. Após muito pensar a respeito do que fazer da vida, optou pela carreira de exatas, cursando atualmente Engenharia de Produção e esperar formar-se no final desse ano.

Diferente do que seu curso superior ou sua carteira de trabalho podem demonstrar, é um apaixonado por literatura desde os 11 anos, quando recebeu seu primeiro livro de Harry Potter. Paixão essa que foi apenas crescendo com o tempo e hoje conta com um acervo que vai desde literatura clássica (com nomes como Oscar Wilde, Jack London, Victor Hugo, Sir Arthur Conan Doyle, Jane Austen, Emily Brönte, Alexandre Dumas, Fiódor Dostoievski e Charles Dickens) a literatura infantojuvenil.

Não achando o suficiente, é um geek totalmente apaixonado por seriados e quadrinhos, em especial a Marvel (apesar de estar começando a passear por terrenos da DC Comics e ser um grande admirador do Batman e Cia) e um declarado apoiador da causa mutante, tendo como amor platônico a ruiva Jean Grey.

Aficionado por animações de todas as nacionalidades, leva muito a sério este tipo de arte, bem como tem uma queda por musicais e, obviamente, filmes de super-heróis. Uma pessoa aberta a discussões e que ama falar sobre o mundo do entretenimento, de uma maneira geral, convida a todos a acompanhá-lo em seus projetos, dúvidas, novidades e a conversas que vão desde a origem do universo à por quê a Viúva Negra não tem filme solo.

Redes sociais: Tumblr | Instagram | Twitter

---------------

Juliana Gueiros é uma pernambucana nascida e criada na terra da garoa. Nascida em 26 de Dezembro de 1996, é a mascote de nosso grupo de leitores, mas nem por isso a menos experiente. Amante de uma boa viagem, já foi além-mar, para o Velho Mundo, visitando países como Suíça, Alemanha e Portugal. Mas não só pelo mundo afora ela viaja, encontrando nos livros um excelente refúgio para a vida cinza e sem graça em que estamos todos presos na maioria das vezes.

Amante de ficção científica, suspenses policiais e distopias, ela é uma devoradora voraz do universo de Star Wars, uma de suas maiores paixões, assim como o universo Potterhead, e também livros com cenário nórdico em seu enredo. Porém não tem muita paciência para romances, coisas muito melosas e personagens e tramas “mimizentos”. Além dos livros, encontra refúgio na música, tendo como bandas favoritas Pink Floyd, Led Zeppelin, Black Sabbath, The Doors, Queen entre tantos outros clássicos do bom e velho Rock n’ Roll

Sem meias verdades e dotada de toda sua paixão pelas letras, convoca a todos para tingirem os cabelos e discutirem sobre livros, filmes, séries, músicas e qualquer forma de arte. Baratas não são autorizadas.

---------------

Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma. Assim dizia George Martin. Logo, é relatado aqui uma das vidas desse leitor.

Juão Lucas, nascido em 17 de maio de 1993 numa manhã de garôa e frio. Filho do meio dentre uma quina no total, cresceu e morou toda sua vida em uma cidadezinha no moldes de digna de histórias como O Nevoeiro no interior de Pernambuco. Desde muito pequeno sempre fascinado por histórias fantásticas que seu irmão mais velho lhe contava, viajando ao lado de Siegfried na busca pelo "Anel dos Nibelungos" ou entre "As Brumas de Avalon" e o "Reino Nórdico de Asghard". Sendo palco de outras de suas viagens a robotizada Fundação e suas Leis da Robótica assim como a conflituosa "Terra Média".

Amante da filosofia, física e cosmos. Sempre buscou entender as razões do Universo ser como ele é. E nessa busca descobriu que a ferramenta mais útil para chegar a esse cerne seria a matemática. Enveredou pelo caminho das exatas, sendo graduando em Bacharel de Engenharia Civil. Mas planeja cursar Física, Filosofia e outras Engenharias. Se uma vida será suficiente para isso tudo? Claro que não. Mas lembre-se, um leitor vive MIL vidas.


Fascinado por vilões, história em quadrinhos, games, terror, horror e finais acinzentados. Não espera pelo final feliz, mas por algo indeterminado, quase que inacabado, pois assim, só assim, a continuidade pode ser permitida em um campo muito maior que qualquer livro de Eiji Yoshikawa, em um cenário sem barreiras ou limites. A imaginação.


---------------

Mariane Brandão, nascida em 20 de setembro de 1993, é bibliófila desde o primeiro livro. Chata que só ela, mantém desde a infância uma relação de todas as obras lidas organizadas por ordem alfabética de autor (virginiana!) e um ciúme notável por todos os livros que já adquiriu. Divide o amor incondicional pelo mundo literário com sua paixão pela fotografia e pelo design gráfico. Bacharela em Direito (porquê mesmo?) desde janeiro de 2016, não atua na área nem sabe se atuará. Confusa? Bastante! Vive tentando pôr ordem na própria bagunça e largar o hábito de ler vários livros ao mesmo tempo.

Sonha em viajar pelo mundo fotografando TUDO e lendo todos os livros que encontrar pelas veredas da vida. Tem manias intermitentes por cinema e música, e vez ou outra frequenta o maravilhoso cárcere que denominam Netflix. Alimenta com muito carinho seus dois perfis no instagram: @branmariane e @oquejalinessavida (fiquem à vontade para seguir :P).

Adora conversar sobre livros. Ouvir sobre livros. Ler sobre livros. Ler livros. Seu humor é flutuante e o fluxo da vida a modifica diariamente, mas uma coisa se mantém permanente na Mari: o amor pela arte literária!