Resenha: A Deusa no Labirinto por Karen Soarele

O conhecimento te libertará!

Título: A Deusa no Labirinto
Autora: Karen Soarele
Editora: Jambô Editora
Ano: 2019
Páginas: 512
Onde comprar: Amazon | Jambô | Submarino

Sinopse: "Em uma terra onde os fortes oprimem os fracos com a justificativa de protegê-los, elfas e humanas são mantidas escravas nos haréns dos minotauros. Assim determina a lei do império, concebida conforme a lei divina do touro em chamas. Ninguém se opõe. Nem os senhores, satisfeitos com o poder acumulado, nem os servos, doutrinados a obedecer. Os outros reinos, temerosos das legiões táuricas, se acovardam. Os deuses, indolentes, apenas assistem à miséria dos mortais. Todos fecham os olhos para a perversidade da escravidão. Chegou a hora de fazer algo a respeito. Em a deusa no labirinto, karen soarele (a joia da alma) aborda a mais controversa das sociedades de arton. Um farol de paz e progresso em um mundo selvagem, a civilização táurica alcançou a glória, mas a um custo terrível. Quando uma elfa decide agir contra este regime, desencadeia eventos que irão mudar para sempre o império de tauron, o reinado de arton e o próprio panteão."

No oeste do mundo conhecido, o Império de Tauron se ergue supremo.

Em uma terra onde os fortes oprimem os fracos com a justificativa de protegê-los, elfas e humanas são mantidas escravas nos haréns dos minotauros. Assim determina a lei do império, concebida conforme a lei divina do Touro em Chamas.

Ninguém se opõe. Nem os senhores, satisfeitos com o poder acumulado, nem os servos, doutrinados a obedecer. Os outros reinos, temerosos das legiões táuricas, se acovardam. Os deuses, indolentes, apenas assistem à miséria dos mortais.

Todos fecham os olhos para a perversidade da escravidão. Chegou a hora de fazer algo a respeito.

Em "A Deusa no Labirinto", Karen Soarele aborda a mais controversa das sociedades de Arton. Um farol de paz e progresso em um mundo selvagem, a civilização táurica alcançou a glória, mas a um custo terrível. Quando uma elfa decide agir contra este regime, desencadeia eventos que irão mudar para sempre o Império de Tauron, o Reinado de Arton e o próprio Panteão.

Bom dia, boa taaarde e boa noitchê, meus queridos aventureiros e devotos de Tormenta! Hoje vos trago o segundo romance da Karen Soarele aprofundando e expandindo ainda mais o Mundo de Arton!

Então preparem-se para romper os grilhões do Império de Tauron!

Karen nos traz os mesmos personagens principais do seu primeiro romance A Joia da Alma, só que com uma escrita muito mais visceral e afiada. É gritante o salto na evolução do texto entre os livros. A leitura ocorre de forma muito mais fluída e natural sem deixar a estória truncada como em algumas partes do primeiro livro.

Ah! Por falar nisso, não é necessário ler o "A Joia da Alma" para ler este segundo, por serem eventos distintos. But recomendo MUITO que leiam para terem o background completo dos personagens e não chegarem na aventura em um paraquedas globinóide.
Tauron por Emanuel Braga
https://www.deviantart.com/emanuelbraga

Dessa vez nós temos Tiberus, a capital do Reino de Tapista como palco dos nossos acontecimentos. Em uma busca pela liberdade e ruptura do regime escravagista enraizada na Nação Táurica, nossos heróis enfrentaram dilemas morais enquanto os gritos mudos de resignação e conformidade provocados por chicotadas ecoam ensurdecedoramente pelos grandes salões de mármore polido que compõe o Império de Tauron.

O livro nos traz várias visões sobre a escravidão. O oprimido virando opressor e ressignificando o conceito para ser usado em benefício próprio. Os escravagistas que vêem aquilo como comércio, outros que utilizam como sistema de produção e ainda uns que o fazem apenas pelo ideal do Deus Tauron:

O forte deve dominar o fraco e o fraco deve prestar reverência ao forte.

Assim como Leonel Caldela fez na Trilogia Tormenta, Karen consegue te ambientar perfeitamente em Arton trazendo todas sutilezas e particularidades sociais necessárias para te colocar em um regime autoritário sem perder de forma alguma o olhar feérico para um mundo de deuses e magia. Sem falar também na influência do deuses sobre Arton, as quais são as minhas partes favoritas. A forma como as personalidades dos deuses são forjadas mediante aquilo que eles representam e como eles se comportam com o universo faz você devorar uma páginas atrás da outra.

Tanna-Toh, Tauron e Gloriénn

Nesse livro você vai descobrir:

- Um embate de titãs;
- Um resistência impossível;
- O poder do conhecimento;
- Quando voar com um goblin sempre tenha um plano B;
- Nem toda guerra se ganha na força, nem quebra de braço também;

É uma obra obrigatória para todo amante e entusiasta do cenário de Tormenta. Você poder acompanhar a evolução do cenário a partir de romances como esse torna tudo mais vivo e penetrante, trazendo uma dinamicidade única para esse universo.

É isso, senhoras e senhores!

Espero poder trazer outros romances de Tormenta para revisitarmos esse universo outras vezes fora de nossas mesas de RPG. (;

Que Tanna-Toh esclareça todas as suas dúvidas e até a próxima! :D

— Tudo o que, Gwen? Quem é que quer ser escravo?— Ninguém. É por isso mesmo que estou aqui. Olhe ao redor, Christian. A cidade inteira opera à base de escravidão. O que essas pessoas ganham em troca? Segurança, dizem os minotauros. Parecem esquecer que a maior fonte de perigo são eles mesmos! Estou aqui pelos elfos, pelos humanos e por todas as raças que sofrem repressão. Vamos derrubar esse regime escravista de dentro para fora. Pág. 75

--- Juão Lucas ---

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.