Resenha: A Joia da Alma por Karen Soarele

Um encontro nas lembranças passadas e antigas feridas não cicatrizadas.

Título: A Joia da Alma
Autor: Karen Soarele
Editora: Jambô Editora
Ano: 2017
Páginas: 384
Onde comprar: Amazon | Jambô | Submarino

Sinopse: Nada pode apagar o passado. Um aventureiro veterano, Christian está prestes a completar uma última jornada, que lhe permitirá se aposentar em paz. Mas tudo dá errado quando o passado volta para assombrá-lo. Agora, Christian e seus companheiros, um mago aberrante e uma menina selvagem, terão de cruzar o Reinado de Arton em busca de um poderoso artefato. Mas eles não são os únicos nessa jornada: Verônica e seu grupo se mostram rivais à altura e parecem estar sempre um passo à frente. Chegou o momento de revirar o passado e abrir antigas feridas. Afinal, fugir de si mesmo é negar os próprios deuses. Não que Christian ligue para isso. Uma história sobre heróis relutantes, erros do passado e busca pela redenção. E sobre uma ameaça que pode destruir todo o mundo de Arton.

Bom dia, boa tarde e boa noooite, meus aventureiros! Hoje vos trago, e que já deveria ter trazido há muito tempo, o romance de estréia da autora Karen Soarele dando mais vida ao mundo de Tormenta!

Para quem ainda não sabe, Tormenta é um cenário de RPG totalmente brasileiro que possui uma riqueza de detalhes inacreditável. Eu jogo RPG desde que me entendo por gente e de todos os cenários que já visitei, Tormenta, com certeza, foi o que eu mais gostei de jogar! 

Sem contar, é claro, a primeira trilogia de romances sobre os cenários descritos visceralmente por Leonel Caldela, onde você poderá chafurdar na escatologia e sadismo verificando a resenha do primeiro romance aqui mesmo no blog. É só clicar aqui! :D

Portanto, chequem suas previsões e o seu material de alpinismo pois hoje temos um ovo de grifo para roubar!

Arte por Gabriela Marchioro
https://www.artstation.com/gmarchioro

A Joia da Alma possui uma edição muito bem trabalhada, com detalhes em alto relevo na capa, e uma diagramação muito bem trabalhada. A revisão poderia ter sido feita de forma mais cuidadosa, erros de ortografia e até troca de nome dos personagens trazem um pouco de confusão em momentos específicos da leitura, o suficiente para te tirar do mundinho mas não o suficiente para fazer você parar de ler.

Pelo livro ser bem dividido em vários VÁRIOS capítulos, a leitura tem um ritmo muito bom. Você simplesmente avança pelo livro com uma velocidade frenética, quase que em um único fôlego, devorando os personagens.

Personagens esses que não fogem tanto do estereótipo que cada um representa: o guerreiro que deixou seu passado para trás para virar aventureiro, um rapaz franzino que sofreu preconceito por sua raça e decidiu virar mago, um minotauro paladino, um goblin engenhoqueiro, uma druida, uma clériga e uma medusa. Sim, uma medusa. E um feiticeiro do mal. Não podemos nos esquecer do feiticeiro do mal.

Mas a personalidades dos nossos herois e o desfecho dos acontecimentos é o que nos fazem continuar na narrativa. Com certeza você vai se encantar e aprender mais com a pureza da druida de 14 anos, Oihana, e com o seu relacionamento com Presa Ligeira, do que com as mortes e sofrimentos durante a aventura.

As cenas de batalha mais épicas são bem cinematográficas, mas de um filme um pouco enfadonho. A vontade que me deu foi de pular logo as cenas de batalha e ir para os acontecimentos centrais.

A sensação que tive ao ler esse livro é que estava assistindo uma grande campanha de RPG sendo jogada bem na minha frente. É fácil ver todos os detalhes disso, já que a nossa mestre Karen Soarele construiu a narrativa em volta da Joia da Alma e toda a trajetória vai se afunilando para o final que foi dado.

Em nenhum momento a leitura passa desapercebida, já que ela te traz muitas questões íntimas que, volta e meia, nos refletir sobre as nossas próprias vidas. 


É um livro leve, com diálogos simples e intuitivos, a escrita também é bem tranquila e permitirá que você encontre nossos heróis resolvendo problemas do passado para que possam ter um futuro.

Recomendo muitíssimo esse livro para quem é fã do cenário Tormenta e para quem gosta de uma aventura agradável e suave através de um cenário fantástico cheio de possibilidades.

É isso aí gente!
Espero que tenham gostado e que comentem aí o que achou da Joia da Alma.

Nada é impossível! (;

Sou um lefou, Christian. Nunca fui e nunca serei aceito em nenhuma comunidade. Meu passado não é diferente do meu presente. É claro que certas memórias doem mais do que outras, mas... - ao dizer isso sua voz falhou. - A pedra não me mostra nada que eu já não veja toda vez que fecho os olhos. Pág. 173

--- Juão Lucas ---

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.