Novidade: Adaptações de livros para 2020 - Parte I


Quem é leitor conhece o sabor agridoce de saber que uma das suas histórias favoritas será adaptada seja para o cinema, seja para televisão. Eu, por exemplo, ao mesmo tempo em que fico ansiosíssima para conferir como os meus personagen favoritos foram caracterizados, também temo pela qualidade da produção, mas o resultado é sempre o mesmo: eu assisto e dou o meu veredito final.

Interessante observar que em 2020 há a previsão para diversos lançamentos de filmes e séries que surgiram a partir da adaptações de livros, o número foi tão alto, que trouxe apenas alguns títulos ã serem lançados no primeiro semestre do ano para vocês. Há desde produções a serem lançadas por meio de plataformas de streaming como a Netflix até aquelas que inicialmente só estarão no cinema. Divirtam-se!

EMMA


Livro: Emma de Jane Austen
Data de Estreia: 21/02/2020
Plataforma: Lançamento nos cinemas
Sinopse: "Emma Woodhouse é uma jovem rica e inteligente, que não tem pretensões de se casar tão cedo, para ficar sempre perto do pai. Porém, isso não a impede de dar uma de 'casamenteira', tentando juntar casais que considere apropriados entre seus conhecidos, sem perceber os problemas causados com sua imaginação e teimosia."


Eu sou completamente apaixonada pelas obras de Jane Austen, curiosamente o livro "Emma" foi um dos poucos que eu não li - o que certamente farei um dia. No entanto, assisti a série televisiva (a resenha vocês encontram aqui) produzida pela BBC e adoro o enredo, não perderei essa nova adaptação por nada!

POR LUGARES INCRÍVREIS


Livro: Por Lugares Incríveis de Jennifer Niver
Data de estreia: 28/02/2020
Plataforma: Netflix
Sinopse: "Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família."

A Netflix ainda não liberou o trailer da produção, que terá o formato de filme, tampouco a sinopse oficial, apenas foram divulgadas algumas imagens onde podemos ver Elle Fanning e Justice Smith já caracterizados. Eu ainda não li o livro, que foi lançado no Brasil pela editora da Seguinte (Companhia das Letras), mas recebi um feedback muito animador sobre a história na nossa página no facebook.

O HOMEM INVISÍVEL




Livro: O Homem Invisível por H.G. Wells

Data de estreia: 12/03/2020

Plataforma: Lançamento nos cinemas
Sinopse: "O que você não pode ver, pode te machucar. A vencedora do Emmy, Elisabeth Moss (Nós, Handmaid’s Tale/Hulu) estrela um conto aterrorizante e moderno sobre obsessão, inspirado no clássico personagem do universo de monstros da Universal. Presa a um relacionamento violento e controlador com um rico e brilhante cientista, Cecilia Kass (Moss) escapa na calada da noite e desaparece, para se esconder, com a ajuda de sua irmã (Harriet Dyer, The InBetween/NBC), de sua amiga de infância (Aldis Hodge, Straight Outta Compton) e de sua filha adolescente (Storm Reid, Euphoria/HBO). as quando o ex abusivo de Cecilia (Oliver Jackson-Cohen, A Maldição da Residência Hill/ Netflix) comete suicídio e deixa para ela uma porção generosa de sua vasta fortuna, Cecilia suspeita que sua morte tenha sido uma farsa. À medida que uma série de coincidências sinistras se torna letal, ameaçando a vida de quem ela ama, a sanidade de Cecilia começa a se desfazer quando ela tenta desesperadamente provar que está sendo caçada por alguém que ninguém pode ver. Jason Blum, nosso mestre atual dos filmes de terror, produz O Homem Invisível para sua Blumhouse Productions. O Homem Invisível é escrito, dirigido e produzido por Leigh Whannell, um dos criadores originais da franquia Jogos Mortais, que mais recentemente dirigiu Upgrade e Sobrenatural: A Origem."



Apesar de não ter sido um livro que eu tenha lido, o nosso colunista Marcel fez uma resenha especial sobre a obra a partir da edição publica pela editora Zahar. A trama me parece bem interessante, porém, não sei o que esperar da adaptação, já que ela faz parte do projeto da Universal de lançar os clássicos de terror, que começou com o remake de "A Múmia" (que eu tenho muitas ressalvas).

EM BUSCA DE ZOE


Livro: Em Busca de Zoe de Alyson Noel
Data de estreia: 01/04/2020
Plataforma: Netflix
Sinopse: "Faz um ano desde que sua irmã foi assassinada, mas Echo (Laura Marano) não consegue superar o ocorrido. A vida familiar está um caos, sua mãe toma muitos remédios e seu pai trabalha demais. No entanto, quando o antigo namorado de sua falecida irmã aparece com um diário, ela descobrirá muitos segredos escondidos."



O livro "Em Busca de Zoe" foi lançado pela editora Nova Século há bastante tempo. Na época eu acompanhava a série "Os Imortais" da autora, mas depois de me decepcionar com o andamento dela, acabei não me interessado por essa obra. Apesar de ser um plot interessante, acredito que vou conferir apenas a adaptação.

A MULHER NA JANELA


Livro: A Mulher na Janela de A.J. Finn
Data de Estreia: 14/05/2020
Plataforma: Lançamento nos cinemas
Sinopse: "Adams será Anna Fox, que mora sozinha na bela casa que um dia abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo (muito) vinho, assistindo a filmes antigos, conversando com estranhos na internet e… espionando os vizinhos. Quando os Russells – pai, mãe e o filho adolescente – se mudam para a casa do outro lado do parque, Anna fica obcecada por aquela família perfeita. Até que certa noite, bisbilhotando através de sua câmera, ela vê na casa deles algo que a deixa aterrorizada e faz seu mundo – e seus segredos chocantes – começar a ruir. Mas será que o que testemunhou aconteceu mesmo? O que é realidade? O que é imaginação? Existe realmente alguém em perigo? E quem está no controle?"


O livro foi lançado no Brasil em 2018 pela editora Arqueiro e traz uma trama de suspense, que narra a história de uma mulher que vive reclusa e que um dia vê algo estranho através de sua janela. Apesar de não ter lido a obra, me remeteu muito aos contornos de "A Garota no Trem", fiquei curiosa para conhecer o livro.

Essas são algumas das principais produções que serão lançadas no primeiro semestre de 2020. Estou muito animada com algumas delas e espero que as adaptações façam jus a essas obras. Há uma infinidade de obras sendo adaptadas e acredito que veremos muita coisa boa vindo por aí, principalmente em virtude dos investimentos da Netflix. Me contem: qual adaptação vocês estão aguardando com maior ansiedade?

--- Isabelle Vitorino ---

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.