Falando sobre... Kindle Unlimited


Eu sempre fui aquele tipo de leitora que se orgulhou em ler livros físicos. Sim, o meu acervo com quase 900 livros está na minha estante para não me deixar mentir. No entanto, nos últimos tempos tenho percebido que a minha curiosidade para ler alguns livros e a completa impossibilidade  financeira de investir em todos esses títulos exigiam que eu mudasse de postura com relação a nova era digital e me rendesse as facilidades dos e-books.

Foi então que eu comecei a pesquisar a melhor forma de fazer isso. Afinal, sendo uma leitora com pouco hábito de ler em e-readers não seria interessante investir logo de cara em um leitor digital. E foi considerando todas essas peculiaridades que acabei me vendo muito tentada a conhecer o serviço de aluguel de livros da Amazon, qual seja, Kindle Unlimited. Todavia, duas coisas me detiveram inicialmente: primeiro, eu não sabia se me adaptaria a ler pelo celular ou notebook por meio dos aplicativos - ainda mais com o meu problema terrível com relação a exposição à claridade; segundo, a quantia de R$ 19,90 me parecia um tanto quanto cara demais.

Porém a minha sorte mudou... Não, eu não melhorei da visão, infelizmente, mas a Amazon atendeu os meus pedidos silenciosos e lançou uma promoção de 3 meses de assinatura pela pequeníssima quantia de R$ 1,99 (válida até 31 de julho de 2019!) - de coração, sinto muito se você não conseguiu adquirir o serviço com esse preço super bacana. Confesso que eu não sabia muito bem como funcionava o Kindle Unlimited, mas por esse valor me arrisquei e hoje estou aqui para falar um pouco para vocês sobre o que descobri. E para as coisas ficarem mais dinâmicas, trarei as informações em tópicos, vamos lá?

1. OS LIVROS ESCOLHIDOS SÃO EMPRESTADOS PELA AMAZON

Acredito que essa é uma das informações mais importantes quando se cogita assinar o Kindle Unlimited, pois quando o leitor seleciona um título e o adquire, ele não está efetivamente comprando o livro, mas sim fazendo um empréstimo. Logo, assim que termina a sua assinatura ou você decide cancelá-la, não conseguirá acessar os livros que teve acesso por meio do serviço. É diferente de quando você compra o e-books, pois ele passa a integrar de forma definitiva a sua biblioteca e pode ser acessado independente de ser assinante ou não.

2. HÁ UM LIMITE DE LIVROS QUE PODEM SER SOLICITADOS COMO EMPRÉSTIMO

Sim. Infelizmente vocês não leram errado. Além dos livros escolhidos pelo usuário não integrarem a sua biblioteca definitivamente, só é possível solicitar o empréstimo de 10 títulos por vez. Por sorte, isso não impede o leitor de substituir um livro por outro após atingir esse número, já que quando o ele quiser pode devolver quantos títulos desejar e pedir outros no lugar. Lancei mão desse benefício diversas vezes e isso me ajudou a planejar as minhas leituras.

3. NÃO SÃO TODAS AS EDITORAS QUE POSSUEM TÍTULOS DISPONÍVEIS NO KINDLE UNLIMITED


Dentre os pontos que mencionei, esse foi um que impactou de forma mais direta a minha opinião a respeito do serviço. Isso, porque, algumas das editoras que mais gosto, como, por exemplo, Companhia das Letras e DarkSide Books, não possuem um único título disponível para empréstimo. Para compensar isso, temos o catálogo quase completo da Rocco, Planeta e Editora Valentina, já o Grupo Editorial Record, por exemplo, disponibiliza alguns títulos, mas não todos, de modo que se você começar a ler uma série em algum momento terá que adquirir os demais livros.

Nesse momento imagino que você deve estar pensando que eu só trouxe pontos negativos a respeito do Kindle Unlimited, porém, a minha ideia é elucidar algumas questões controvertidas que os leitores que pretendem assinar o serviço não encontram por aí com tanta facilidade. No entanto, isso não quer dizer que a assinatura não seja viável, porque ela é.

Como citei anteriormente a facilidade de leitura dos e-books, que não requerem a aquisição de um leitor digital, e o fato de poder ler quantos livros o leitor quiser e quando quiser, independente de ter acesso à internet, são pontos muito positivos e que justificam pagar até o preço cheio pelo serviço, caso haja uma verdadeira identificação com o catálogo disponibilizado pela Amazon.

E caso você tenha curiosidade de conferir tudo isso de perto, saiba que é possível fazer um teste durante 30 dias de maneira gratuita, lembrando que é possível cancelar a qualquer momento a assinatura e se isso ocorrer antes do término do período promocional, não será promovida qualquer cobrança. 

Em vista disso, posso dizer a vocês que por enquanto estou satisfeita com o Kindle Unlimited, estou aproveitando esse período de 3 meses para conhecer o catálogo e verificar se continuarei com a assinatura ou não. Mas agora me digam: qual a opinião de vocês a respeito do Kindle Unlimited? Já conheciam? Me contem as impressões de vocês sobre o serviço.

--- Isabelle Vitorino --

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.