26 de abril de 2017

Resenha: O Beijo na Nuca por Dalton Trevisan

Título: O Beijo na Nuca
Autor: Dalton Trevisan
Editora: Record
Ano: 2014
Páginas: 144
Onde comprar: AmazonTravessa | Livraria Cultura | Saraiva
Sinopse: Quadragésimo sexto livro de Dalton Trevisan, O beijo na nuca reúne 48 contos e marca o retorno do mestre do conto brasileiro a histórias maiores. Título ao mesmo tempo irônico e revelador, mescla as histórias trágicas e apaixonantes que se repetem ao longo do livro, mas também servem como imagem para a linguagem incisiva e veloz do consagrado autor. 

Há muitos anos atrás li 35 noites de paixão - contos escolhidos do Dalton Trevisan pela Bestbolso, e lembrava vagamente de ter gostado bastante do estilo de escrita do autor. Esses dias me deparei com O beijo na nuca no Kindle Unlimited (espécie de biblioteca de ebooks por assinatura da Amazon) e como era um livro pequeno, 144 páginas, decidi conferir de imediato, o que se revelou uma péssima ideia.

Muitos contos desse livro têm ideias originais e elementos que os tornariam uma leitura interessante (e alguns são de fato bons e bem escritos) mas a impressão geral é de confusão na execução, uma salada de palavras que não leva a lugar algum. Bons exemplos disso são os contos Namorada e Nicanor. Esse último suspeito que vou lembrar do nome para o resto da vida, dada a quantidade de vezes que tive de começá-lo do início para tentar entender alguma coisa que fosse. 

Uma leitura que deveria ser relativamente rápida e tranquila se revelou um caminho tortuoso de vai e volta na tentativa de dar sentido ao que estava sendo lido. Impressionante como numa mesma frase o autor se perde e não conecta uma ideia com a outra. Não que necessariamente um bom conto tenha de ser feito em linha reta, sem volteios. Muitos autores o fazem com sucesso, o próprio Trevisan consegue um bom efeito com essa técnica em contos como Encontro e Ipês. Mas, infelizmente, nesse livro, bons contos são minoria.


-- Mariane Brandão --

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM