19 de abril de 2017

Resenha | Convite: Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes por Elena Favilli e Francesca Cavallo

Cem histórias que provam a força de um coração confiante: o poder de mudar o mundo.

Título: Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes
Autoras: Elena Favilli e Francesca Cavallo
Editora: V&R
Ano: 2017
Páginas: 220
Onde comprar: Amazon | Livraria Cultura | Saraiva
Sinopse: Histórias de ninar para garotas rebeldes é um livro com 100 histórias sobre a vida de 100 mulheres extraordinárias do passado e do presente, ilustradas por 60 artistas mulheres do mundo inteiro. O projeto foi pensado por Elena Favilli e Francesca Cavallo, cofundadoras da empresa de mídia infantil Timbuktu Labs, nos Estados Unidos. O livro conta as histórias que vão de Frida Kahlo, passando por Elizabeth I, até Serena Williams e Maya Gabeira; todas ilustradas por artistas do mundo todo. Com textos que remetem ao estilo de conto de fadas, muitas das histórias começam com o clássico “Era uma vez”, pois, segundo a própria autora – Favalli –, a ideia é dar a sensação de um conto de fadas moderno, para embalar o sono das pequenas antes de dormir.

Esse post é mais do que uma resenha: é um convite. Até por que nem terminei de ler esse livro ainda. Enquanto escrevo esta resenha, estou exatamente na página 74 (dedicada às irmãs Brontë), mas não consegui segurar a empolgação até finalizar esta leitura, esse projeto incrível merece toda a visibilidade possível.

Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes traz 100 pequenas biografias de grandes mulheres de todo o mundo e de todas as épocas, com linguagem acessível aos leitores mirins e na forma de contos de fadas (com aquelas três palavras mágicas: Era uma vez..., que nos transportam automaticamente para dentro da história). Cada narrativa vem acompanhada de uma ilustração belíssima, com elementos que remetem à vida e aos feitos de cada artista, escritora, cientista, política, esportista - de cada heroína, conhecida ou desconhecida, que nos é apresentada nessas páginas.

Feito através de financiamento coletivo, este livro já nasceu fazendo história, foi o que mais arrecadou dinheiro sob esta forma até hoje. No prefácio as organizadoras, Elena Favilli e Francesca Cavallo, nos contam quantas mensagens de agradecimento já receberam após o lançamento do livro - de mães e pais que presentearam suas filhas e o mais surpreendente, de mulheres que após a leitura se sentiram incentivadas a não abrir mão de seus projetos, a confiarem mais em si mesmas.

Não conhecia muitas das mulheres nesse livro (e olha que nem estou na metade) e que prazer em descobrir um pouco sobre cada uma delas. Todas enfrentaram um enorme preconceito, tiveram que superar inúmeras dificuldades para seguirem firme acreditando em seus sonhos e em sua própria capacidade. Não soa familiar? O que você, mulher que lê esta resenha, já teve de enfrentar só pela condição de ser mulher? Quantas mulheres você conhece que acham que não são capazes de algo só por serem mulheres? 

Esse livro era a inspiração que faltava para meninas de todas as idades. É um livro transformador, mostra quantas mulheres incríveis fizeram história, deixaram sua marca no mundo e o mudaram com seus sonhos e seu talento. Mostra a todas as garotas que sim, existem muitos obstáculos e dificuldades ao longo do caminho (mas que seu gênero não precisa ser um deles) e que todas temos o direito de sermos livres e felizes.

Por isso essa resenha é na verdade um convite. Um convite a essa leitura maravilhosa e a disseminação desse projeto espetacular. Fica uma dica de presente incrível para todas as mulheres que fazem parte da sua vida.

Me despeço de vocês deixando uma amostra do conteúdo das Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes (é só abrir a imagem em uma nova página/guia que ela será ampliada e possibilitará a leitura). Não por acaso é sobre Frida, mulher inspiradora cuja biografia foi resenhada recentemente aqui no blog.

Que essas valentes mulheres inspirem vocês. Que os retratos delas imprimam em nossas filhas e filhos a profunda convicção de que a beleza se manifesta em todas as formas, cores e idades. Em Histórias de ninar para garotas rebeldes, tudo o que podemos sentir é esperança e entusiasmo pelo mundo que estamos construindo. Um mundo onde gênero não defina quão alto você pode sonhar nem quão longe você pode ir.

Trecho da sinopse no site da editora.        

Comentários acerca da edição:

Essa edição é capa dura, as páginas são brancas com gramatura maior que o habitual no livros. A diagramação é linda e as ilustrações... fantásticas. Como já adianta a sinopse da editora, mais de 60 artistas no mundo inteiro ilustraram esse livro. Logo, a riqueza de traços e técnicas é abundante, o que faz o leitor se demorar ainda mais admirando cada retrato. O preço a princípio pode desanimar um pouco, mas acredite, vale 10x cada centavo investido. É um livro belíssimo para se ter na estante e, muito mais que isso, para compartilhar com amigas, filhas, netas, primas, sobrinhas - todas as mulheres, de todas as idades.

--- Mariane Brandão ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM