13 de setembro de 2016

Rory Gilmore Project: Leituras Realizadas


É engraçado como você acha que leu muita coisa e se depara com uma lista que mostra que definitivamente você não leu tudo aquilo que imaginava. Bem, pelo menos quando o assunto são determinados clássicos da literatura e outros tantos contemporâneos que fizeram sucesso em algum momento.

Quando decidi trazer o "Rory Gilmore Project" para a minha vida, pensei que de cara iria descartar pelo menos uns dez livros, dos quase trezentos que fazem parte do desafio, mas qual foi a minha surpresa ao notar que ainda tenho um longo caminho a trilhar até concluir essa jornada. Como falei anteriormente, não pretendo esgotar essa lista em um prazo determinado, até porque não tenho o tempo necessário para isso. Mas será algo que tentarei encaixar no meu cotidiano sim.

Como vocês já sabem, foi decepcionante o resultado das leituras que eu já realizei. Eu que sempre me considerei uma leitora acima da média, vejo que tenho muito trabalho a fazer se quiser conseguir alcançar um bom nível de conhecimento literário. Observando dessa maneira, até que esse choque de realidade foi necessário já que me impeliu a sair da minha zona de conforto. Dito isso, vamos aos livros lidos...

- Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e o Cálice de Fogo por J.K. Rowling
Se na lista estivesse presente todos os livros da série, com toda certeza meu desempenho teria sido um tantinho melhor pois assim como vários de vocês, acompanhar Harry Potter foi a aventura de toda a minha adolescência. Como é uma história que amo, pretendo relê-la depois de velha. Tenho muita curiosidade de saber quais serão as minhas impressões agora que estou crescida.

- O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa por C.S. Lewis
Mais uma série de livros que se a Rory tivesse lido todos eu também estaria em um nível mais avançado do projeto. Sempre fui apaixonada pelo universo criado por Lewis, apesar de também ser uma história que nunca resenhei aqui no blog, pretendo fazer uma releitura para trazer para vocês um pouco mais das minhas impressões. De antemão, digo que é uma das fantasias mais lindas que tive o prazer de conhecer.

- Alice no País das Maravilhas por Lewis Carroll
Acredito que esse é um daqueles livros que a vida do autor influencia muito no modo como você interpretará a história. Tentei ao máximo desassociar os comentários que circulam a respeito da possível pedofilia do Carroll e enxergar puramente o que ele escreveu. Li também "Alice Através do Espelho" e assim como este, posso dizer que é uma leitura extremamente desafiadora e que requer do leitor algo mais que o poder de interpretação de textos, exigindo uma raciocínio também lógico.

- A Obra Completa de Sherlock Holmes por Arthur Conan Doyle
Antes de fazer um especial a respeito de Sherlock Holmes eu não conhecia absolutamente nada dos escritos do autor Arthur Conan Doyle. É claro que o icônico personagem já me era familiar, mas foi só nesse momento que pude enfim me dedicar as obras do Doyle. Hoje me encontro em uma situação mais próxima de concluir a leitura da obra completa do Holmes, já li todos os romances e boa parte dos contos. Inclusive se vocês tiverem curiosidade de acompanhar as minhas leituras dessas histórias, não deixem de acompanhar o blog no Instragram, já que é por lá que estou publicando resenhas curtas dos contos.

- O Coração Delator por Edgar Allan Poe
A importância de Poe para mim dispensa maiores comentários. Foram tantos os contos que li do autor que sinto está perto de entender melhor a sua essência. "O Coração Delator" em específico, me deixou extasiada com a capacidade do autor me colocar em situações estarrecedoras em meio a um cotidiano comum.

- O Senhor das Moscas por William Golding
Essa é a típica história que deixa o leitor boquiaberto do início ao fim. Ele retrata tão bem a essência humana quando posta em uma situação limite que fiquei mais estarrecida do que sou capaz de dizer. Se eu pudesse indicar apenas um livro de horror e drama, esse certamente seria o meu indicado.

- O Sol é Para Todos por Harper Lee
Um livro arrasador e responsável por me apresentar o melhor personagem da minha vida! Todo o burburinho que existe no entorno dessa história tem uma razão de ser. A intensidade com que a Harper me envolveu em seu mundo foi uma das melhores experiências que tive como leitora. Infelizmente não posso dizer o mesmo de "Vá, Coloque Um Vigia", por isso me restrinjo a elogiar a autora apenas por este livro.

- A Metamorfose por Franz Kafka
Kafka é daqueles autores que todos os leitores precisam ler algo dele um dia. Nessa história, o leitor é conduzido por um emaranhado de emoções enquanto acompanha o desenvolvimento dos infortúnios vividos pelo personagem que está em uma situação única. Depois de conhecer essa obra certamente meu desejo de conhecer outros livros dele foi reforçado.

- A Redoma de Vidro por Sylvia Plath

Quanto amor senti por Sylvia durante a leitura. Me coloquei tantas vezes na mesma posição de sua personagem que foi impossível não sentir um empatia pujante durante todo o transcorrer das páginas. Quero ler tudo o que essa mulher escreveu para quem sabe entender quais os sentimentos que a preenchiam. Sem sombra de dúvidas essa é uma leitura imprescindível!

E vocês, já leram alguns desses livros? Tem alguém que está participando desse projeto? Me contem mais sobre essas experiências desafiadoras que vocês têm tido como leitores! Ah, em breve eu volto contando para vocês o que eu pretendo ler nos próximos meses para o Rory Gilmore Project.

--- Isabelle Vitorino ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM