2 de fevereiro de 2016

Falando Sobre... A Perda de Seguidores e a Análise de Influência


Quem visita blogs com frequência ou possui algum e utiliza o Google Friend Connect como forma de conectar os seus visitantes ao conteúdo produzido por você, deve ter percebido que recentemente houve uma diminuição drástica no número de seguidores. Confesso que ao ver, fiquei apavorada pois não fazia a menor ideia do que estava acontecendo, muito menos o porquê. Questionei isso no fórum do próprio Blogger e eles me informaram que esse foi o resultado de uma mudança já prevista há algum tempo, mas que começou a ser efetivada a partir do dia onze de janeiro desse ano.


Mas porque essa modificação afetou o número de seguidores? A explicação para essa queda foi a exclusão das opções de fazer o login através de outros perfis que não pertencessem ao Google - tais como, Orkut, Yahoo! etc. A partir disso, todos os seguidores que haviam optado por essas outras redes, foram excluídos e causaram a diminuição que todos puderam ver.

Alguns de vocês devem estar se perguntando qual a importância desses seguidores para um blog. Em primeiro lugar, ele é como um termômetro que ajuda o blogueiro a saber se o seu conteúdo está ou não agrando o seu público alvo. É claro que essa é apenas uma das formas de analisar o impacto que está sendo causado, já que é possível utilizar as visualizações, os comentários, bem como, os dados de outras redes sociais. Entretanto, é ainda com o famoso "GFC" que os administradores de blogs (principalmente os das antigas como eu) sentem a influência das postagens elaboradas por eles.

Todavia, não é só para quem é blogueiro que essa ferramenta se torna de suma importância, para os leitores do blog também! Pois é com essa simples inscrição que o leitor pode ficar por dentro de tudo o que está sendo postado quase que em tempo real, já que é só acessar o site do Blogger para que um painel com a lista de todo o conteúdo que os blogs que você segue aparecer e você ficar atualizado sem precisar ir a cada um dos sites em questão.

Após o "abalo" que essa mudança causou, passei a pesquisar outras ferramentas que pudessem dar um "up" no blog e me deixar um pouco mais segura com relação ao assunto. Pelo que pude observar, há uma tendência maior em utilizar o "Google +" e já estou estudando a possibilidade de inseri-lo aqui no blog para que vocês tenham mais uma opção. Mas enquanto isso não acontece, peço a cada um dos leitores que curtem o trabalho que desenvolvemos para que nos ajude fazendo o login no Google e seguindo a gente. É rápido para vocês e muito gratificante para nós!

E agora uma pergunta para os blogueiros e outra para os leitores, respectivamente: como vocês estão lidando com a diminuição de seguidores? A ferramenta do Google Friend Connec é eficaz para você enquanto leitor?

--- Isabelle Vitorino ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM