25 de janeiro de 2016

Resenha: Desventuras em Série – O Escorregador de Gelo por Lemony Snicket

E chegamos ao décimo volume da série de tristes acontecimentos na vida dos Irmãos Baudelaire! Nessa edição veremos como so irmãos sobreviveram ao último atentado contra suas vidas, enquanto acompanhamos a pequena Sunny, enquanto ela lida sozinha contra o Conde Olaf e sua trupe. Vistam seus casacos de pele e seja também um Escoteiro da Neve, pois escalaremos o frio Cume das aflições para resgatar nossa jovem Baudelaire, enquanto descobrimos mais sobre a emaranhada trama que é C.S.C.

Título: O Escorregador de Gelo
Série: Desventuras em Série #10
Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 280
Por mais azarados que sejam, até agora os órfãos Baudelaire pelo menos sempre estiveram juntos. Pois neste livro décimo a tragédia é ainda maior: separados do bebê Sunny, Klaus e Violet são obrigados a descer uma montanha escorregadia, enquanto tentam salvar a irmã mais nova das garras do temível conde Olaf. Será que os Baudelaire finalmente descobrirão o significado da sigla C.S.C.? Será que, desta vez, o final será feliz? É provável que não. Como sempre, a história está repleta de mistérios e mensagens secretas, situações absurdas, desgraça e mal-estar para todos - menos para o leitor, é claro. Mas quem gosta de alegria não deve nem abrir este livro, avisa o autor, pois a vida dos Baudelaire é sempre uma desventura pior do que a outra.
Após conseguirem fugir engenhosamente do trailer que descia cada vez mais rápido, montanha abaixo, Violet e Klaus decidem subir a montanha a pé, levando os poucos materiais que conseguiram pegar do trailer, antes do mesmo ir precipício abaixo. Na subida, são abordados pelos terríveis mosquitos da neve, que picam pessoas sem motivo algum, e fogem deles entrando numa caverna. Nesta, eles encontram os Escoteiros da Neve, um grupo de jovens que, liderados pelo tio Bruce, escalam as Montanhas de Mão-Morta, onde comemoram a Falsa Primavera, fazendo a coração de uma rainha do mesmo evento. 

Para a surpresa tanto dos Baudelaire quanto do leitor, eis que entre o grupo de encontra Carmelita Sparks, a desagradável garota que encontramos no quinto livro da série, Inferno no Colégio Interno, sendo ela sobrinha do tio Bruce e se autodenominando já a Rainha da Primavera. Junto com o grupo, há também um jovem de suéter, que dá indícios de saber a respeito de C.S.C. e, ao cair da noite, os dois Baudelaire mais velho são guiados pelo misterioso rapaz até uma chaminé que aparenta ser uma entrada para o esconderijo de C.S.C!

Enquanto sobem, passamos para o lado de Sunny. A pobre criança é feita refém, mas isso não a isenta de trabalhar para o cruel Conde, que a obriga a cozinhar para ele e sua trupe. Graças a Sunny também descobrimos a existência de dois novos personagens que “emanam uma aura ameaçadora” e que até Olaf fica sem jitó perto dos mesmos. Lemony Snicket nos apresenta a eles como A Mulher com Cabelo mas sem Barba e o Homem com Barba mas sem Cabelo. Eles estão lá para comunicar que queimaram toda a base C.S.C (A mesma que Violet, Klaus e o jovem misterioso estão tentando chegar!) e parabenizam o Conde pelo incêndio do Parque Caligari, enquanto entregam ao mesmo o tão desejado Dossiê Snicket!

E agora, o que acontecerá a nossos jovens? Quem será o misterioso rapaz de suéter? Será que os três irmãos voltarão a ficar juntos? Isso cabe a você, leitor, descobrir!

Lemony Snicket quebra mais uma vez a dinâmica já conhecida. Pela primeira vez temos a divisão de nosso trio de heróis, e isso torna-se vital não apenas para acrescer elementos à trama, mas como para nos mostrar o desenvolvimento dos personagens. Temos aqui Violet tendo momentos particulares e íntimos, mas a personagem com maior destaque é, com certeza, a Sunny. A jovem Baudelaire nos mostra que vem evoluindo desde sua primeira aparição, e agora, assim como os irmãos tem suas habilidades particulares (Violet sendo inventora e Klaus um leitor voraz), a pequena passa a desenvolver talentos culinários, que apenas irão se expandir a partir daqui.

Também somos apresentados novamente a personagens antigos, de outros livros. Carmelita não será a única a aparecer, e todos terão alguma importância, nem que seja para aumentar o infortúnio de nossos heróis! Quanto ao misterioso jovem, só posso dizer um coisa: Ele é o tal sobrevivente do incêndio, ao qual o Dossiê Snicket se referia, no oitavo livro da série e o qual o paradeiro foi avisado, no livro anterior! O mistério de C.S.C. gera cada vez mais perguntas que respostas, nos deixando cada vez mais frustrados por não descobrirmos toda a verdade, ao mesmo tempo em que nos impulsiona para ir atrás de mais e mais pistas.

Narração como sempre ótima, com uma ambientação excelente, o livro segue os padrões de qualidade acima da média. Tanto a ironia d autor quanto seus exemplos aleatórios são muito bem vindos em qualquer hora na história.

O livro não decepciona o leitor, seja no quesito ação, aventura, drama e até comédia. A medida que nos aproximamos do fim, o livro fica cada vez mais interessante, tornando toda a trama ainda mais prazerosa.


Um associado meu escreveu certa vez um romance chamado ‘Corredores do Poder’, que contava a história de diversas pessoas que discutiam como o mundo teria se tornado um lugar corrupto e perigoso, e se havia ou não um número suficiente de pessoas íntegras e descentes capazes de impedir que o planeta caísse em desespero. Passados vários anos ainda não li o romance inteiro, porque participo de muitas discussões sobre como o mundo teria se tornado um lugar corrupto e perigoso, e se havia ou não um número suficiente de pessoas íntegras e descentes capazes de impedir que o planeta caísse em desespero, mesmo sem ler a respeito nas minhas horas de lazer. – Págs. 116-117



--- Marcel Elias ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM