10 de dezembro de 2015

Resenha: Star Wars V - O Império Contra Ataca por Donald F. Glut

Bom pessoal, na nossa resenha de hoje vamos falar sobre “O Império Contra-Ataca”, segundo capítulo a ser lançado, porém o quinto na ordem cronológica da saga. Este foi o capítulo mais aclamado pela crítica e um dos meus favoritos. Espero que curtam a leitura.


Título do Livro: Star Wars - a Trilogia
Título: Star Wars V - O Império Contra Ataca
Autor: Donald F. Glut
Editora: DarkSide
Ano: 2014
Páginas: 528
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Segundo ato da trilogia e título favorito de grande parte dos fãs, O Império Contra-Ataca desvenda a origem do herói Skywalker, e coloca frente à frente os dois lados opostos da Força. “Eu jamais poderia imaginar o nível dos laços emocionais que o público havia desenvolvido com Luke como um símbolo de bondade e Vader como a personificação do mal”, declarou George Lucas tempos depois.

Depois de três anos da destruição da Estrela da Morte, os rebeldes procuravam um planeta calmo, onde pudessem instalar sua base. Dentre tantos planetas, acabaram por escolher o planeta gelado de Hoth. A adaptação estava sendo complicada pelas temperaturas insuportáveis, mas tudo estava correndo bem. Porém, enquanto o comandante Luke Skywalker estava fazendo sua vistoria e acaba por ir investigar um meteorito que caiu, foi atacado por um Wampa das neves e desmaiou. Han Solo, que estava de partida junto com seu companheiro Chewbacca, teve que adiar para ir atrás de Luke, que ainda não havia voltado de sua ronda.

Enquanto isso, o Império lança sondas espiãs por toda a galáxia em busca dos rebeldes. Depois de muita procura, acabam descobrindo pistas de onde eles estariam instalados. Diante disso, o poderoso Darth Vader, junto com sua frota imperial, vão em busca dos rebeldes para a destruição de todos. A Aliança Rebelde irá enfrentar uma das maiores batalhas de suas vidas e esta batalha irá desencadear rumos os quais jamais imaginariam tomar. Sentimentos os quais jamais pensariam em sentir e batalhas que mudarão tudo o que já conheceram e viveram.


“O Império Contra-Ataca” é um dos episódios mais aclamados da saga. O segundo a ser lançado, embora seja o quinto na ordem cronológica da série. O filme foi lançado em 21 de maio de 1980 depois de uma produção difícil. Recebeu diversas criticas mistas no começo, porém cresceu em opiniões positivas rapidamente, sendo considerado um dos maiores filmes de todos os tempos. Em 2010, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso por ser "culturalmente, historicamente e esteticamente significativo".

Nele, encontraremos um ex-contrabandista amigo de Han Solo e governador da Cidade das Nuvens de Bespin e de extrema importância para o desenrolar de todo o resto da trama: Lando Calrissian; e um dos maiores mestres de todos os tempos e acho que o meu preferido: Mestre Yoda. Esse baixinho esverdeado é o grande mestre Jedi que ensinará nosso querido Luke a dominar a Força e aprender a usá-la para o bem. Com seu jeito enigmático de falar, conseguirá arrancar algumas risadas de nossos leitores, com certeza. Apesar de ter sumido desde o último capítulo, teremos aparições de Bem Kenobi neste livro também.



“O Império Contra-Ataca” está repleto de batalhas sensacionais. A maior delas sendo travada assim que o império consegue encontrar a base rebelde, deixando o leitor aflito. Também haverá romance. Sim, romance mesmo. Esse romance vai desencadear uma mudança boa, em relação ao capitulo anterior, de uma forma bastante cômica. Eu, particularmente, ri bastante com os “cabeças-duras” que protagonizaram esse romance. Mas sem spoilers, apesar dos fãs da série já terem conhecimento de tudo o que estou falando aqui, tenho que deixar um suspense para aqueles que nunca leram ou assistiram a saga.

A escrita é de melhor leitura do que “Uma nova esperança”, pois sua história é retratada de uma maneira mais simples e objetiva do que o anterior. Claro que devemos levar em consideração os acontecimentos de livro a livro, o que define a complexidade que a leitura irá exigir. Contudo, está escrito com a mesma magnitude que George Lucas consegue trabalhar, tanto em seus roteiros como nos filmes. Pelo fato de ter sido o roteirista do filme, o mesmo não deixou a desejar. O filme tem poucos cortes do enredo do livro, apesar de algumas cenas terem deixado a desejar, na minha opinião. Fatos que podem ser relevados, devido à época em que foram feitos e os recursos usados não se compararem nem um pouco com os que temos hoje em dia. Mesmo com essas pequenas “falhas”, não diminui nem um pouco na história, no que ela passa e no que chega até nós.



Este é o capitulo que mais te deixa sem fôlego, sem sombra de dúvidas. Existe muita emoção contida, reviravoltas inesperadas e de grande impacto para quem está lendo. Sou suspeita pra falar, pois achei este capítulo maravilhoso. Entretanto, não posso deixar de falar que, quem ler vai sentir muita aflição e irá se divertir bastante também. Ele deixa o suspense ainda maior no final que, felizmente, ao invés de deixar o leitor chateado, só instiga a ansiedade para a leitura do próximo capítulo.


Espero que eu tenha conseguido passar a vocês um pouco da história, porque tem sido muito difícil escrever sobre algo que eu sou muito fã, para não passar demais para aquelas pessoas que ainda não conhecem esse universo fabuloso que é o de Star Wars. Que a Força esteja com vocês!


“’Raiva, raiva, medo, agressividade!’, avisou Yoda. ‘Lado negro da Força são. Facilmente elas fluem... para numa luta entrar. Cuidado, cuidado, cuidado com elas. Preço a pagar é alto demais pelo poder que trazem.’ [...[ ‘O lado negro está ai’, disse Yoda drasticamente. ‘Uma vez que caminho escuro você escolher, para sempre seu destino dominar. Consumir você... Como fazer aluno Obi-Wan.’” Pág. 302 a 303
“A menção de seu pai aumentou a raiva de Luke.’Ele me disse o suficiente!’, gritou. ‘Ele me disse que você o matou.’
‘Não’, Vader respondeu tranquilamente. ‘Eu sou seu pai.’” Pág. 349

--- Juliana Gueiros ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM