4 de dezembro de 2015

Resenha: Star Wars IV - Uma Nova Esperança por George Lucas

Bem pessoal esta é a primeira resenha dos livros da saga Star Wars, mais especificamente, hoje vamos falar sobre o Episódio IV – Uma Nova Esperança, onde o público encontrou pela primeira vez ninguém menos que Luke Skywalker. Vamos embarcar nessa aventura?


Título do Livro: Star Wars - a Trilogia
Título: Star Wars IV - Uma Nova Esperança
Autor: George Lucas
Editora: DarkSide
Ano: 2014
Páginas: 528
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Lançado em dezembro de 1976, cinco meses antes da estreia no cinema, o livro foi o primeiro contato do público com Luke Skywalker, o jovem destinado a combater as forças mais poderosas de um Império do Mal, usando uma Força que ele não imaginava possuir. Assinado por Lucas, o livro foi adaptado de seu roteiro original com participação de Alan Dean Foster, autor de ficção de científica que três anos mais tarde ajudaria a desenvolver o primeiro longa-metragem da série Jornada nas Estrelas.


Dezenove anos se passaram após a queda da República Galáctica e o extermínio dos Jedi pelos soldados-clones seguindo ordens do Imperador. O "alto oficial" do Império Galáctico, Darth Vader, vai atrás da senadora Princesa Leia Organa, sob duas acusações: ela é parte da resistência ao Império, a Aliança Rebelde, e roubou planos do projeto secreto imperial, a Estrela da Morte. A nave de Leia é tomada em uma batalha, mas a Princesa coloca os planos na memória da unidade droide R2-D2 e esse, com seu parceiro C-3PO, entra num módulo de escape que cai no planeta deserto Tatooine.

Chegando a Tatooine, R2-D2 e C-3PO se separam e começam a andar pelos desertos do planeta. Capturados pelos Jawas, seres encapuzados que vivem nesses desertos atrás de máquinas para serem vendidas em povoados e fazendas, os robôs são levados à Owen Lars e seu sobrinho Luke Skywalker, onde são comprados pelos mesmos. Quando Luke leva os robôs para serem limpos, acaba descobrindo uma mensagem deixada pela Princesa Leia Organa dentro do sistema do dróide R2-D2 destinada a Obi-Wan Kenobi. Luke lembra-se do velho Ben Kenobi, que vive nas montanhas.

Depois de descobrir do que se trata a mensagem, Luke hesita em realizar um sonho que ele deseja a muito tempo: sair de Tatooine. Porém, depois que o Império interfere em sua vida diretamente, não resta outra alternativa a não ser ir junto com Ben. A bordo da Millennium Falcon, nave pilotada por Han Solo e Chewbacca, eles embarcam para o que seria uma das maiores aventuras que eles teriam na vida.

Star Wars IV: Uma nova esperança é o primeiro da série a ser lançado e o quarto na ordem cronológica da trama. É nele que temos o primeiro encontro com os personagens e com esse universo que está indo pro caos. Luke Skywalker vai descobrir que é destinado a combater o poderoso Império do Mal, com uma Força que ele não imaginava possuir. E todo o futuro da galáxia está em suas mãos. Em “Uma Nova Esperança”, encontraremos também o vilão dos vilões, Darth Vader. O qual também possui a mesma força que Luke possui, porém este tem o lado negro dela, que o transformou em um ser repleto de ódio e amargura.

As emoções que este livro passa são inexplicáveis. Você começa a se arrepiar do prólogo, embarca nessa aventura de cabeça e com certeza, não se arrepende. Escrito com magnitude por George Lucas, o livro foi adaptado do roteiro original, com participação de Alan Dean Foster, escritor de ficção científica que três anos após a publicação deste livro, ajudaria na composição do primeiro longa metragem de Star Trek, ou Jornada nas Estrelas como foi traduzido aqui no Brasil.

O ápice do livro é a grande batalha épica entre a Aliança Rebelde e o Império, onde você não consegue nem respirar de tanta agitação e ansiedade. Pode ser um pouco confusa a leitura, devido à comunicação entre naves, as quais muitos não conseguem compreender. Entretanto, não diminui a qualidade dos acontecimentos, se lidos com a devida atenção. Este poderia ser um livro sem continuação, pois o seu final não teve partes em aberto que enlouqueceria o leitor. Claro que há brechas que indique que possa haver uma continuação, para a alegria dos que gostaram da leitura. Ainda bem que tiveram outros para satisfazer esse vazio que livros dessa complexidade e encantamento deixam dentro de cada leitor.

Para aqueles que só viram os filmes, “Uma Nova Esperança” ficou bastante fiel ao livro, claro que sempre há partes cortadas nos filmes que só vai haver nos livros. Quando você ler um livro antes de ver o filme, você tem olhos mais críticos com todos os acontecimentos dos mesmos. Sempre tem algo que você espera que seja de um jeito, mas acaba sendo de outro. O mais impressionante é fazer um filme de ficção científica com muitos efeitos especiais numa época onde não tinha praticamente nenhum recurso gráfico e tecnológico, comparado aos dias de hoje, onde os efeitos especiais são surreais. 

Mesmo não tendo esses recursos, o filme conseguiu deixar pessoas impressionadas. Levando em consideração que muitas pessoas de hoje em dia viram a remasterização do filme, o que deu uma melhorada significativa em todo o filme, deixando-o ainda melhor. Geoge Lucas fez coisas impossíveis, usando menos de 1/6 do valor que foi estimado para que ele criasse um filme dessas proporções e conseguir tirar de um roteiro de 6 horas de filme o essencial para uma grande obra cinematográfica e literária.

Espero que vocês tenham gostado e aproveitado tanto quanto eu e, que a saga continue fazendo fãs cada vez mais, pois histórias com tamanha qualidade e que nos deixem em completo estado de êxtase são poucos. Que a Força esteja com vocês!


’[...] Gostaria que não fosse assim, mas dentro do meu coração eu não consigo culpá-lo.’ Ela ficou na pontinha dos pés, deu-lhe um beijo rápido, quase envergonhado, e se afastou. ‘Que a força esteja com você.’ Pág, 170

--- Juliana Gueiros ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM