Resenha: Casa de Segredos por Chris Columbus e Ned Vizzini

Aventuras fantásticas são sempre encantadoras, mas quando elas vêm acompanhadas de personagens carismáticos são melhores ainda. “Casa de Segredos” encaixa perfeitamente nessa descrição, por isso se você se interessa por esse tipo de livro não deixe de ler a resenha de hoje.

Título: Casa de Segredos
Série: Casa de Segredos #1
Autores: Chris Columbus e Ned Vizzini
Editora: Galera Record
Páginas: 350
Ano: 2014
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Brendan, Eleanor e Cordelia Walker um dia tiveram tudo: uma bela casa em São Francisco, pais adoráveis e todo o tipo de bugiganga eletrônica que podiam desejar. Mas tudo mudou depois que o pai perdeu o emprego em um misterioso incidente. A família está em dificuldades e precisa se mudar. À primeira vista, a mansão Kristoff parece perfeita. Mas a casa que pertencia ao misterioso escritor Denver Kristoff é cheia de segredos, e os três irmãos vão parar em um lugar selvagem que parece se misturar ao terreno da casa. Guerreiros medievais patrulham as florestas, piratas fantasmagóricos rondam os mares e uma rainha sedenta por poder governa aquelas terras. À medida que desvendam o mistério, Bren, Délia e Eleanor vão descobrir o verdadeiro significado de lar e perceber que não apenas sua família — está mais para a humanidade — que está correndo perigo.

A família Walker se encontra em uma situação muito complicada. Após anos vivendo confortavelmente e tendo tudo o que de melhor o dinheiro poderia proporcionar, eles se veem diante de um cenário desolador, já que quase falidos e sendo obrigados a encarar as consequências de um incidente protagonizado pelo patriarca da família, tudo indica que o período ruim de suas vidas está apenas começando. Mas eis que surge uma oportunidade espetacular para eles recomeçarem: a mudança para a mansão Kristoff. 

A princípio tudo parece perfeito e a família não podia estar mais feliz com a decisão que tomaram de ficar com a casa. Entretanto, a mansão do obscuro escritor Denver Kristoff guarda segredos que estão prontos para serem desvendados pelos irmãos Walkers, como guerreiros sanguinários, piratas supersticiosos, mortos que voltam à vida, gigantes amigos e uma bruxa que não os deixarão em paz até conseguir o que quer. E é em meio a esse caos que Bren, Délia e Eleanor se dão conta de que mais que uma aventura para conseguir colocar as coisas em seu devido lugar, eles estão vivendo uma jornada que poderá salvar ou destruir para sempre a humanidade como eles conhecem.

Os autores Chris Columbus e Ned Vizzini são figuras conhecidas da televisão e do cinema. O primeiro já esteve envolvido em projetos de grande sucesso como os dois primeiros filmes da franquia Harry Potter, e o segundo já foi roteirista da série de TV Teen Wolf. Com trabalhos tão bacanas em seu currículo, eu não tinha dúvidas de que algo encantador sairia dessas mentes criativas, mas ainda assim foi com certo receio que iniciei a leitura de “Casa de Segredos”.  O meu maior medo era que a narrativa sofresse algum tipo de dano por causa da troca de escritores que certamente houve durante o desenvolvimento do livro.

No entanto meu temor se mostrou uma completa tolice, pois os autores não só souberam controlar muito bem a narrativa – de modo que sequer notamos que ela foi desenvolvida a quatro mãos –, como também, construíram um livro cuja fluidez não permite um distanciamento prolongado da história por parte do leitor que se vê cada vez mais instigado a prosseguir a leitura a fim de conhecer todos os detalhes mágicos que tornam a aventura dos irmãos Walkers tão contagiante.

Escrito em terceira pessoa, “Casa de Segredos” estreita os laços de afinidade com o leitor ao fornecer o vislumbre dos pensamentos de cada um dos irmãos Walkers. Repleto de referências modernas, o enredo cativa e diverte na medida em que nos insere mais a fundo nos mistérios que rondam a aventura de Brendan, Cordelia e Eleanor. E olha... que aventura eles vivem! São tantos momentos de tensão onde a magia está ao alcance dos olhos de todos que é impossível o leitor não se transportar para dentro das páginas do livro e experimentar as mesmas sensações e emoções que esses personagens tão carismáticos vivenciam no decorrer dessa história dinâmica e fantástica.

Tendo personalidades muito bem definidas, os irmãos Walkers conquistam cada um ao seu modo. Délia é a mais velha dos irmãos e uma leitura voraz, mas isso não quer dizer que ela seja a mais esperta, já que Bren com seu jeito aventureiro acaba tendo sempre alguma ideia extraordinária para tirá-los (ou colocá-los) de alguma enrascada, entretanto, a responsabilidade de ser a voz da razão recai sobre Eleanor, pois apesar da caçula da família sofrer por ser disléxica, ela é a única que parece enxergar a realidade que eles estão vivendo e, ainda assim, manter o foco.

Com personagens tão apaixonantes e uma história tão bacana para acompanharmos, não foi nenhuma surpresa chegar ao final do livro e sentir saudades da aventura que tive oportunidade de viver ao lado da família Walker. Por sorte, ainda terei a chance de me encontrar com eles no livro que fecha a série e que foi lançado recentemente nos Estados Unidos. E se você ficou curioso para ler esse livro, posso dizer a você com bastante sinceridade que apesar de ser infantojuvenil a história que os autores desenvolveram é capaz de encantar pessoas de qualquer idade. Por isso, se livros divertidos e mágicos fazem parte de sua lista de leitura, você não pode deixar de incluir a “Casa de Segredos” de Chris Columbus e Ned Vizzini. Tenho certeza que você não vai se arrepender!


[...] Às vezes, a pessoa não consegue recuperar a vida que tinha. Às vezes, tem de pegá-la de volta. Pág. 133

Playlist:


--- Isabelle Vitorino ---

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.