13 de janeiro de 2014

Top 5: Adaptações de livros que eu estou ansiosa para ver!



2014 promete ser o ano das adaptações literárias para o cinema. Mas infelizmente, fazer uma lista com todos os lançamentos que eu assistirei, rendaria uma postagem tão grande quanto à da minha retrospectiva literária. Ainda mais quando eu incluísse todos os comentários que tenho para fazer sobre eles. Sendo assim, achei mais interessante fazer um Top 5 com todos os filmes que eu estou ansiando por ver o resultado final alucinadamente! Mas não pensem que foi fácil, pois para chegar esse número tive que excluir histórias como: Correr ou Morrer, Garota Exemplar e A Esperança – Parte I (esse, por motivos completamente justificáveis). Por isso, se por acaso os favoritos de vocês não estiverem nessa lista, não deixem de comentar sobre eles, ok? Let’s go, people!

5. Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras

Título original: Vampire Academy: Blood Sisters
Estreia: 13 de março de 2014
Direção: Mark Waters
Elenco: Zoey Deutch, Sarah Hyland, Olga Kurylenko, Joely Richardson, Danila Kozlovsky, Cameron Monaghan, Sami Gayle, Gabriel Bryne.
Duração: [Desconhecida]
Gênero: Fantasia Ação

Assim que o boom das histórias de vampiros ocorreu no Brasil, eu me deixei levar por essa onda literária que estava espalhada por todos os lugares e garanti alguns livros com essa temática. Tive as mais variadas experiências com essas leituras, fui do amor ao ódio, do frio para o morno, mas em nenhuma delas eu me senti tão estranha quanto com a Academia de Vampiros. O motivo para isso foi bem simples: por mais que eu me esforçasse, a leitura era sempre morosa e me proporcionava poucos momentos de diversão. Não sei se eu li os livros no momento errado ou se realmente me faltou identificação com a história, o caso é que sempre ria nas horas inapropriadas e não achava a Rose a mais legal das protagonistas. Contudo, quando assisti ao trailer do filme, relembrei algumas características dos livros que eu gostava e principalmente, me identifiquei com o tom divertido que os roteiristas conferiram a essa adaptação. É claro que ao optar por fazer algo mais “engraçado”, eles assumiram o risco de se tornar um fiasco, porém, eles também ganharam a grande chance de divertir os seus espectadores. De verdade, estou curiosa para ver no que isso vai dá.


4. Divergente

Título original: Divergent
Estreia: 18 de abril de 2014
Direção: Neil Burger
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Ansel Elgort, Jai Coutney, Kate Winslet, Miles Teller, Maggie Q, Zoë Kravitz.
Duração: [Desconhecida]
Gênero: Ficção Científica, Romance

“Eu sou apaixonada por distopias”. Esse é todo o argumento que eu tenho para explicar para vocês o porquê de ‘Divergente’ estar nessa lista. Principalmente quando eu não li o livro e tudo o que eu sei sobre a história se resume as informações contidas no trailer, na sinopse e é claro, em um ou outro spoiler que os meus amigos que estão lendo a trilogia fizeram questão de me contar. Contudo, gostaria de me defender de possíveis reclamações dizendo que a minha ansiedade para ver esse filme consiste basicamente na empolgação que eu vi as pessoas manifestando através das redes sociais. Sério, a maneira como os fãs da série tratam essa história e os personagens, me fez sentir uma curiosidade tamanha que sei que resultará na leitura dos livros e numa contagem regressiva para o lançamento do próximo filme. Só espero que toda essa expectativa que eu estou criando não seja arruinada com algo que vai minar a vontade de conhecer a escrita da Veronica Roth, pois mesmo me preparando para sofrer uma decepção, tenho que dizer que o trailer me deixou com gostinho de quero muito mais!


3. O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez



Título original: The Hobbit: There and Back Again
Estreia: 19 de dezembro de 2014
Direção: Peter Jackson
Elenco: Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage, Ken Stott, Graham McTavish, William Kircher, James Nesbitt, Stephen Hunter, Dean O’Gorman, Aidan Turner, John Callen, Peter Hambleton, Jed Brophy, Mark Hadlow, Adam Brown, Ian Holm, ElijahWood, Christopher Lee, Andy Serkis.
Duração: [Desconhecida]
Gênero: Fantasia, Aventura, Ação

Antes de qualquer coisa, tenho uma confissão a fazer: eu nunca li nenhum livro do Tolkien por inteiro. E nossa... como escrever isso é assustador! Ainda mais quando eu sou apaixonada pelas adaptações de suas histórias, pela Terra Média e por tudo o que os hobbits representam em termos de aventura. Mas infelizmente essa é a minha triste realidade desde o ensino médio, já que depois de ter tentando inúmeras vezes – sem sucesso – ler o volume único de ‘O Senhor dos Anéis’, sinto-me cada vez como uma fã fajuta por não ter concluído a leitura de uma das histórias fantásticas mais cativantes que eu já pude conhecer porque não consegui me adaptar ao estilo de narrativa do autor. Contudo, pretendo mudar isso em breve, já que depois de ver e me apaixonar pelos dois primeiros filmes dessa franquia, eu sinto que devo isso a Tolkien e me propus o desafio de ler pelo menos ‘O Hobbit’ até o lançamento de ‘Lá e De Volta Outra Vez’. Espero que essa ideia dê certo, pois mal posso me conter diante do pensamento de poder analisar essa adaptação de modo mais preciso, crítico e realista.

2. A Culpa é das Estrelas

Título original: The Fault in Our Stars
Estreia: 06 de junho de 2014
Direção: Josh Boone
Elenco: William Dafoe, Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff, Laura Dern, Sam Trammell.
Duração: [Desconhecida]
Gênero: Drama, Romance

Minha relação com ‘A Culpa é das Estrelas’ foi intensa e cheia de lágrimas. Mas extremamente surpreendente. Porque – por mais incrível que possa perecer – mesmo já sendo resenhista do blog há algum tempo, quando este livro do John Green foi lançado eu não fazia ideia do seu conteúdo e fui atraída para ele por um simples motivo: o título. Além disso, como eu não estava acompanhando as críticas realizadas à história, em uma bela noite eu o retirei da estante sem fazer a menor ideia de que estava prestes a embarcar em um livro belo, profundo, delicado, estarrecedor... e que iria deixar minha memória marcada por cenas e palavras repletas de um amor sem igual. Me apaixonei por essa história de um modo tão intenso, que por mais ansiedade que eu sinta para ver a adaptação, o medo de que as coisas não saíam conforme aos vislumbres que minha imaginação me forneceu durante a leitura, contém um pouco da minha empolgação. O que me conforta é saber que o John Green fez parte da equipe de roteiristas e que, provavelmente, conseguiu mostrar ao Michael e ao Scott, qual o caminho deveria ser seguido para trazer para nós o melhor dessa história.

1. A Menina que Roubava Livros

Título original: The Book Thief
Estreia: 31 de janeiro de 2014
Direção: Brian Percival
Elenco: Sophie Nélisse, Emily Watson, Geoffrey Rush, Ben Schntzer.
Duração: 131 min.
Gênero: Drama

Sempre que me perguntam sobre um livro que marcou a minha adolescência a minha resposta é sempre a mesma: ‘A Menina que Roubava Livros’. Recordo-me que o meu primeiro contato com o livro foi aos 15 anos de idade em uma época onde eu tinha pouco acesso a internet e nenhum acesso a críticas literárias que fossem além dos comentários entre os poucos alunos que liam na minha turma. Mas acho que foi justamente essa “alienação” sobre o que estava sendo discutido que me proporcionou uma das experiências mais gratificantes que eu tive em termos de leitura, já que ao contrário do que acontece atualmente, eu lia sem pressa e ia degustando a história e a escrita do autor paulatinamente, em um processo que durava – às vezes – semanas. Acredito que é por isso que mesmo tendo outras adaptações maravilhosas para serem lançadas esse ano, ainda assim, eu me apego a esta, pois eu não só tenho um amor inigualável por essa história, como também, pelo modo como ela se transformou no meu divisor de águas como leitora. E se você ainda não leu o livro, por favor, leia!


--- Isabelle Vitorino ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM