Resenha: O Mistério da Estrela - Stardust por Neil Gaiman

Em 10 de novembro de 2020 Neil Gaiman comemorou seus 60 anos de idade. Sendo um dos escritores responsáveis pela minha paixão por livros, eu não poderia deixar de trazer um texto sobre um dos meus livros favoritos: Stardust.

Título: O Mistério da Estrela - Stardust
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Ano: 2008
Páginas: 280
Onde comprar: Amazon | Livraria Cultura | Submarino
Sinopse: "Tristran ama a jovem mais bela do vilarejo de Muralha. Para ser correspondido, ele atende aos caprichos da moça e lhe faz uma promessa quase impossível de cumprir. Uma estrela cadente que ambos veem cair do céu valerá a mão de Vitória em casamento. A determinação de trazer a estrela para o vilarejo fará com que o rapaz burle todas as regras e siga para a Terra Encantada, onde supostamente a estrela está. Então, Tristran se vê cercado por piratas voadores, gnomos guerreiros, bruxas esquisitas e sedentas por beleza e princesas do mal. Um mundo de magia está diante dele e tem início um conto de fadas surpreendente e nada convencional. Neste lugar, os caminhos podem ser belos e sombrios, tristes e alegres, suspeitos e óbvios, mas sempre cheios de segredos. E todos, não só Tristran, estão em busca daquela que parece guardar a solução para todos os problemas do reino mágico. Acontece que a estrela está triste e sem esperança. O maior desafio do jovem apaixonado, então, será fazer a estrela brilhar novamente. Eis a trama do conto de fadas moderno O mistério da estrela - Stardust, do cultuado escritor e quadrinista inglês Neil Gaiman, autor do premiado juvenil Coraline e do infantil Os lobos dentro das paredes. A publicação recupera o texto em prosa que deu origem à famosa história em quadrinhos, que chegou às telas do cinema em 2007, com estrelas como Claire Danes, Michelle Pfeiffer, Robert De Niro e Sienna Miller no elenco."

Em um pequeno vilarejo chamado Muralha, vivia um jovem chamado Dunstan Thorn. Assim como todos os que habitavam esse pequeno lugar, ele sabia que não era permitida a passagem Para Lá da Muralha. A não ser, é claro, durante a Feira Encantada que ocorria a cada nove anos. Dunstan tinha uma vida pacata e sem grandes aventuras, mas era um rapaz trabalhador, honesto e gentil, assim, ele vai até a feira sem grandes expectativas, apenas observava os fantásticos itens postos à venda e pensava em comprar um presente para Daisy. No entanto, ele segue um som misterioso e conhece uma bela mulher que o deixa totalmente deslumbrado. Alguns meses depois, um bebê é deixado dentro de um cesta no limite da Muralha com um bilhete onde estava escrito "Tristran Thorn".

Feira Encantada por Charles Vess

Tristran Thorn era um jovem atrapalhado e um pouco azarado, mas que sempre tivera a certeza de que Victoria Forester era a mulher da sua vida. Com dezessete anos e, ainda um pouco desengoçado, ele trabalhava como ajudante em um armazém e sonhava acordado com o dia em que Victoria lhe daria uma chance, por isso quando ela aceita que ele a acompanhe até em casa, ele não perde a oportunidade de tentar convencê-la disso. Para provar o quão seriamente comprometido ele estava, ele tece juras e promessas à sua amada, que, divertidamente, aceita a sua proposta de lhe trazer uma estrela que acabara de cair em troca de qualquer coisa que ele desejasse. Assim, Tristran segue Para Lá da Muralha em busca da estrela caída.

Yvaine/Estrela por Charles Vess
"O Mistério da Estrela" é daqueles livros extremamente difíceis de se falar sobre ele em virtude da profusão de acontecimentos que permeiam cada página. Isso, porque, apesar da narrativa estar focada na jornada de herói vivenciada por Tristran, há outros dois núcleos bem interessantes que se desenvolvem de forma paralela, mas que rumam para o mesmo ponto central: o resgate da estrela. Um desses núcleos está centrado na corrida pela coroa da Fortaleza Tempestade vivenciada por três irmãos inescrupulosos após o pai se desfazer do colar, que dá ao seu portador os domínios do lugar, antes de falecer. Já o outro, volta-se para as irmãs Lilim, rainhas das bruxas e adeptas da magia negra, que desejam o coração da estrela para serem jovens novamente.

Narrado em terceira pessoa, Gaiman convida os leitores a acompanhar cada um desses personagens na busca pela estrela. Em seu conto de fadas para adultos, não há espaço para as suavizações que geralmente se encontram nesse tipo de texto na atualidade, de modo que a sua obra se aproxima muito da narrativa mais crua que encontramos nas histórias originais escritas por nomes como os Irmãos Grimm. Há cenas de sexo e violência explícita, de modo que por mais que tenha sido uma história difundida pelo cinema como adequada para crianças, não é uma obra aconselhável para esse nicho. A partir dessas informações, imagino que vocês devem ter notado que há algumas diferenças bem acentuadas entre o livro e o filme. E isso de fato acontece. Eu que conheci primeiro a adaptação, tive surpresas reiteradas durante a leitura, já que não só personagens foram retirados, inseridos ou modificados, como também o próprio desfecho foi alterado.

Tristran e Yvaine encontram o unicórnio por Charles Vess

Apesar das diferenças serem bastante significativas, enxergo o livro e o filme como complementares. O tom fantástico e onírico de Neil Gaiman dificilmente conseguiria se encaixar em uma adaptação cinematográfica, assim, as mudanças realizadas foram críveis e tornaram a história fluída o suficiente para agradar ao público. É certo que o tom mais linear da obra pode não agradar a todos os leitores, principalmente aqueles que buscavam algo similar ao que foi entregue no filme, porém, entendo que sendo um conto de fadas voltado para o público adulto e focado no desenvolvimento do protagonista, é uma história completa, melancólica e irônica - algo muito característico do autor.

Tristran e Yvaine por Charles Vess
Para além da incontestável beleza da história e da escrita de Gaiman, gostei da forma como ele trabalhou os seus personagens. Os protagonistas possuem pontos muito bem definidos em sua personalidade e isso fica evidente a todo o momento. Yvaine é uma das personagens mais encantadoras que acompenhei, pois além de forte e determinada, ela não esconde a sua natureza. Por outro lado, Tristran chega a ser irritante em alguns momentos por causa da sua obstinação com a Victoria - ignorando completamente que a estrela é uma pessoa e não uma coisa -, mas que evolui bem ao ponto de se torna um bom herói. No entanto, não foram esses os meus personagens favoritos, mas sim o pai do nosso mocinho, o Dunstan. Ele que foi o precursor da confusão entre mundos, era alguém que eu gostaria de ter lido mais sobre, porém, ele acabou sumindo na narrativa - o que foi bem triste.

Falar de "O Mistério da Estrela" é como falar de um velho amigo: eu gosto e me faz bem. Esse é o tipo de obra que eu indicaria facilmente para qualquer leitor que gosta de fantasia e de narrativas com elementos mágicos, posto que a escrita visual de Neil Gaiman é incapaz de decepcionar quem o leia. Conforme mencionei anteriormente, quem estiver à procura de uma história muito similar ao filme irá de deparar com diferenças que podem não agradar, porém, se você for de coração aberto certamente terá uma experiência incrível e encantadora. É daqueles livros que nascem de uma ideia fantástica e que se desenvolve tão bem que, ao final, queremos permanecer um pouco mais naquelas páginas só para estar mais perto da Muralha e de sua magia.

– Não é difícil possuir uma coisa. Ou tudo. Você só precisa saber que ela é sua e depois estar disposto a se desapegar dela.

Esse livro foi lido para a categoria "virou filme/série" do Desafio Literário Mundo dos Livros.

--- Isabelle Vitorino ---

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.