Mundo dos Livros Indica: Meus Podcasts Favoritos


É incontestável o sucesso que os podcasts estão fazendo na atualidade. Lembro que há alguns anos, em uma conversa com a equipe do blog, o Juão Lucas falou sobre suas apostas para essa forma de comunicação. Na época, estávamos vivendo o boom dos canais no Youtube e eu não dei muita importância para essa fala, mas vejam só, nós estamos aqui tratando justamente de podcasts - além disso, com indicações dos meus favoritos!

Assim como os canais no Youtube e os perfis no Instagram, há uma infinidade de assuntos e estilos. O modelo caiu tanto no gosto do público que uma série investigativa produzida nesse formato se tornará um seriado criminal na Rede Globo, já uma novela também da emissora elaborou um podcast para expandir o universo da história. E... coincidentemente, ambos os títulos estão na lista que eu deixo abaixo para vocês.


Aqueles que não se interessam pelo universo jurídico talvez não conheçam o Supremo TV, que é um dos cursinhos preparatórios mais famosos do Brasil, principalmente, na formação de futuros delegados. Em seu podcast o time que compõe o cursinho tratam de temas variados e que nem sempre se conectam com o Direito, além disso, ao final dos episódios, são indicados livros, filmes, canais no Youtube e podcasts.

Fonte: Supremo TV


Com seu primeiro capítulo publicado em 16 de abril de 2018, o programa em áudio semanal contará em ordem cronológica a história dos presidentes brasileiros até o eleito ou a eleita em outubro deste ano. Produzido e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vizeu, editor-adjunto de Poder, o podcast tem edição de som de Victor Parolin. A série é inspirada no podcast Presidential, produzido pelo jornal americano The Washington Post na eleição americana de 2016.


Mamilos é um podcast semanal que discute os temas polêmicos apresentando diversos argumentos e diferentes visões para que os ouvintes formem sua opinião de maneira crítica. De forma colaborativa recebemos especialistas inspiradores para falar de economia, política, comportamento, educação, ciência, saúde e muito mais. Nossa busca, com curiosidade e humildade, é desenvolver um jornalismo construtivo, de soluções, não violento, com narrativas restaurativas. Um jornalismo de peito aberto, mais interessado em construir pontes do que em provar pontos.

Fonte: B9 - Mamilos


Antonio Fagundes adora ler e quer dividir a paixão que tem pelos livros com você. Está no ar o primeiro episódio do Clube do Livro por Antonio Fagundes! No novo podcast do Gshow, o ator, que interpreta Alberto em Bom Sucesso, conta sobre sua relação com a literatura, que autores estão na sua cabeceira e que obras está lendo.

Fonte: GShow


O Salvo Melhor Juízo é um projeto realizado entre amigos. Seu objetivo principal é tentar demonstrar que é possível levar um papo sobre direito sem cair em formalismos, vocabulários técnicos inacessíveis ou na mais pura chatice. Para tanto, o SMJ busca trazer para sua bancada pessoas gabaritadas no mundo jurídico mas que não aceitam o teatro do paletó-e-gravata, falando de maneira franca e respeitosa sobre os assuntos mais relevantes.

Fonte: SMJ


Um podcast de contos de fadas sobre as mulheres extraordinárias que nos inspiram. Em parceria com Bradesco, “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes” é baseado no best-seller escrito por Elena Favilli e Francesca Cavallo, inspirando milhões de garotas a sonhar grande, mirar distante e lutar com bravura.

Fonte: B9 - Garotas Rebeldes


Sem sombra de dúvidas é um daqueles podcasts que vale a pena ser ouvido por qualquer um que curte curiosidades e quer uma pitada de diversão no seu dia. Tratando, principalmente, do universo nerd, esse podcast se expandiu e hoje também trata de tecnologia, empreendedorismo e inglês.

Fonte: Jovem Nerd


A primeira temporada revisita a trajetória de criminosos que marcaram época. Na segunda temporada, Ficha Criminal traz crimes marcantes no Brasil --casos policiais que provocaram comoção e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história do país.

Fonte: UOL


Estamos mais vulneráveis quando vamos aos médicos. Confiamos na pessoa do outro lado do bisturi. Confiamos no hospital. Confiamos no sistema. Christopher Duntsch era um neurocirurgião que irradiava confiança. Ele afirmava ser o melhor de Dallas. Se você tivesse dor nas costas e tivesse tentado de tudo, o Dr. Duntsch poderia fazer a cirurgia da coluna para acabar com sua dor. Mas logo seus pacientes começaram a apresentar complicações e o sistema de saúde não conseguiu protegê-los. O que suscita a pergunta: a quem – ou o quê – esse sistema foi feito para proteger?

Fonte: Wondery

1. Projeto Humanos

Projeto Humanos é um podcast que busca explorar um formato ainda pouco explorado no Brasil, o storytelling, popularmente utilizado em podcasts dos EUA, tais como Radiolab, This American Life e Serial. É como se fosse um documentário em formato de áudio e distribuído na internet. Aproxima-se de práticas conhecidas no país como jornalismo narrativo e/ou literário. Na quarta temporada, Ivan Mizanzuk trouxe o "Caso Evandro", no qual retrata todas as nuances da morte do menino Evandro, bem como das conduções investigativas e do julgamento dos indiciados. Inclusive, estes eventos serão dramatizados pela Globo.


Como vocês puderam perceber, tenho uma especial predileção por podcasts que trazem reportagens a respeito de crimes e apresentam um formato investigativo, mas procuro fugir das matérias tendenciosas e sensacionalistas que geralmente estão associadas a essa temática (as séries da Netflix que tratam do tema também me interessam muito). 

Acredito que minha formação criminalista me influencia muito nesse aspecto, porém, estou tentando ouvir outras coisas, geralmente, relacionadas a literatura, política e atualidades como um todo. Isso, porque, o mais interessante desse formato de conteúdo é a possibilidade do ouvinte consumi-lo naquilo que podemos chamar de "tempo morto", como, por exemplo, no deslocamento, em filas de banco, arrumando a casa etc.

Eu ainda sou uma iniciante nessa área, por isso acredito que os podcasts que mais escuto são os habituais para a maioria dos ouvintes, mas estou ansiosa por outras indicações que possam enriquecer ainda mais a minha lista. Quem sabe elaboro uma postagem só com indicações de vocês? Ah, ao clicar no título do podcast, vocês serão redirecionados para o Spotify, no entanto, todos esses programas estão disponíveis em outras plataformas.

--- Isabelle Vitorino ---

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.