5 de maio de 2017

Comic Resenha: Lumberjanes Vol.1 por Stevenson, Ellis, Watters e Allen

Título: Lumberjanes - Cuidado com o Sagrado Gatinho (Vol. 1)
Autoras: Stevenson, Ellis, Watters e Allen
Editora: Devir
Ano: 2016
Páginas: 128
Onde comprar: Amazon | Livraria Cultura | Submarino
Sinopse: Lumberjanes é uma série em quadrinhos que acompanha as aventuras de cinco amigas que vão passar o verão num acampamento de escoteiras. Lá, elas se deparam com estranhas criaturas, fenômenos sobrenaturais e um mistério que terão que desvendar!

Depois de ver e ler inúmeras resenhas tecendo mil elogios sobre essa HQ, decidi comprar a minha e conferir essa história. Estava bem empolgada para fazer a leitura e tinha certeza de que seria um caso de amor sincero e verdadeiro (rs) já que uma das autoras é a Noelle Stevenson, que fez a incrível Nimona (resenha em breve no blog!). Mas, não foi bem assim...

Lumberjanes é um grupo de cinco amigas - Jo, May, April, Molly e Ripley - que estão passando o verão em um acampamento para garotas. De cara percebemos que elas vão se envolver em muita confusão, e na maioria das vezes (ou todas?) os perigos que essas cinco amigas enfrentam são sobrenaturais.

O traço é de chorar de tão lindo, foi o que mais gostei nessa HQ. As autoras usaram e abusaram das cores, principalmente nas cenas de aventuras diurnas. Como as imagens escolhidas para essa resenha são do início da história (numa aventura noturna) para evitar spoilers, não dá para perceber muito essa característica. Mas confiem, quanto ao traço e escolha de cores Lumberjanes não decepciona, ao contrário, surpreende.

O grande problema nessa HQ para mim foi a história em si. Como não li no original, em inglês, pode ter sido uma consequência da tradução... ou não. O fato é que senti que o enredo não funcionou, ficou forçado em alguns momentos, não percebi todo o humor prometido nas resenhas que vi sobre Lumberjanes.

As cinco amigas são muito diferentes entre si, não só fisicamente, mas no temperamento e personalidade. O que as une é o gosto pela aventura, a coragem e a inteligência. Quanto a esse último traço, em alguns momentos ele foi imposto de forma nada sutil ao leitor, para cada enigma uma das amigas tinha uma solução "que se aprende na escola". Ficou a sensação de que Lumberjanes foi composto com várias ideias mal conectadas. Acredito que se o roteiro fosse mais extenso ou a quantidade de aventuras fosse menor, as autoras poderiam ter trabalhado mais a história e a HQ seria mais fluida e a leitura mais proveitosa.

Uma característica que admirei nessa HQ foi a escolha de personagens. As protagonistas são garotas cheias de atitude, coragem e empoderamento, e os personagens secundários são, em sua maioria, mulheres com tanta atitude e coragem quanto as Lumberjanes. Outro detalhe interessante (e pra mim uma das únicas fontes de humor da história) são as expressões de espanto que o grupo usa. Ao invés dos "oohs" e "meu deus" comuns, elas invocam nomes de grandes mulheres, como Mae Jemison, médica e primeira astronauta afro-americana.

Se os "defeitos" que citei não incomodam você, recomendo a compra - até porque a opinião desta resenha é minoria, a qualidade de Lumberjanes é quase unanimidade internet a fora. Recomendo mais como presente para as meninas que fazem parte da sua vida, é uma história que pode ser mais divertida para as pequenas e sem dúvida será empoderadora para elas.


Comentários acerca da edição:

Essa edição é brochura com capa mole e a impressão é impecável, com cores vibrantes. Não percebi erros de revisão. O material extra é bem extenso (beira o desnecessário, uma sucessão de possíveis capas e de edições publicadas em vários países). 

--- Mariane Brandão ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM