28 de janeiro de 2016

Resenha: Quando Você a Viu Pela Última Vez? por Lemony Snicket

O nosso especial de "Desventuras em Série" está chegando ao fim, mas isso não quer dizer que as histórias do Lemony Snicket irão desaparecer da blog, afinal, hoje nós vamos para a segunda resenha de mais um livro incrível da série "Só Perguntas Erradas".

Título: Quando Você a Viu Pela Última Vez?
Ano: 2013
Páginas: 272
Onde comprar: AmazonSaraiva | Submarino
Ainda na cidade de Manchado-pelo-mar, o jovem aprendiz Lemony Snicket terá mais um caso para resolver junto com sua tutora, S. Theodora Markson. Desta vez eles foram contratados pelos Knight para encontrar Cleo, a filha desaparecida do casal. A primeira hipótese é a de que ela teria fugido com o circo - mas, ao contrário do que Theodora pensa, não se trata de uma resposta inteligente e adequada para esse mistério, já que Cleo era uma química brilhante (e não uma artista) e com certeza teria deixado um bilhete. Será que ela havia sido sequestrada? As versões das duas principais testemunhas que viram Cleo no dia de seu desaparecimento são divergentes. Ela foi vista pela última vez no mercado Comidas Incompletas ou no restaurante Faminto’s? E foi embora de táxi ou em seu carro novinho em folha? Lemony Snicket contará novamente com a ajuda da jornalista-mirim Moxie Mallahan e dos irmãos taxistas Juca e Chico. Mas será que ele desvendará esse mistério? Ou só fará as perguntas erradas mais uma vez?


Lemony continua em Manchado-pelo-mar mesmo depois da resolução fracassada do mistério que envolvia a estátua da Fera Ressonante. Ele não sabe muito bem porque ele e sua tutora continuam ali, só tem a certeza que algo muito ruim está acontecendo na cidade e que isso está arruinando toda a vida que existe no lugar. Mas quando eles são chamados para desvendar o misterioso desaparecimento de Cleo Knight, a herdeira da empresa Tinta S.A., Snicket pressente que essa era mais uma peça do quebra-cabeças que deveria montar se quisesse entender as razões de um vilão terrível que parece estar em todos os lugares.

Para solucionar esse problema, ele faz perguntas erradas que o colocam em perigo e o levam a lugares assombrosos. E para sair dessas enrascadas, ele conta mais uma vez com a ajuda dos seus mais fieis aliados. Incluindo uma jornalista curiosa e que não tem medo do perigo desde que isso renda uma boa história, uma dupla de irmãos taxistas que troca corridas por dicas de leitura, um garoto apaixonado que cozinha delícias e uma garota que procura seu pai e que tem atitudes estranhas demais com relação a tudo e a todos. Entretanto, quando ele finalmente encontra o que procura, a sua descoberta pode levá-lo a conclusões que ela jamais imaginou.

"Quando Você a Viu Pela Última Vez?" conseguiu me prender da primeira a última página, tanto que sem que eu sequer percebesse, as horas se passaram e a leitura foi se aproximando cada vez mais do final. Diferente do livro anterior, senti que as coisas aconteceram com mais rapidez, desde a apresentação do mistério até o seu ápice. Lemony continua sendo o nosso autor-narrador. E isso se mostrou algo muito mais divertido nessa história, pois além de nos contar o andamento de suas investigações, ele também acrescenta alguns comentários a uma possível publicação de suas aventuras e sobre o que ele queria ou não que fosse publicado e ilustrado.

E por falar em ilustração, Seth que é o responsável por dar vida aos personagens, fez um belíssimo trabalho com essa série. Adoro o detalhe dos desenhos possuírem um padrão de cores que combinam com a cor predominante na capa e que por isso mudam de livro para livro. Algo que eu acabei notando na leitura desse segundo volume foi que o rosto do Lemony nunca é completamente revelado para o leitor, pois mesmo quando ele aparece de frente os detalhes do seu rosto estão sempre ocultos pelas sombras. Será que até o final da série eu finalmente o verei?

Um acréscimo interessante na narrativa dessa história foi a revelação de mais aspectos da vida do Snicket, pois se antes apenas sabíamos que ele possuía uma irmã e que já não tinha mais contato com os pais, em "Quando Você a Viu Pela Última Vez?" outros problemas de sua relação familiar são revelados. Só fiquei triste por não ter descoberto nada novo a respeito da organização para a qual ele trabalha, Confesso que estou com receio de isso ser contado apenas na sua principal série, "Desventuras em Série".

E em meio a tantas coisas bacanas que pude perceber no segundo livro de "Só Perguntas Erradas", posso dizer que essa  é uma história que eu indico de olhos fechados para qualquer leitor que queira conhecer a escrita do autor. Ademais, digo que é apenas amor o que sinto pelo Lemony, verbo usado para descrever uma reação usual que as pessoas têm quando se apaixonam por algo.

Existem alguns segredos quue você quer guardar para si, mesmo que não sejam importantes. Pág. 167

--- Isabelle Vitorino ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM