2 de janeiro de 2016

Mês Especial: Desventuras em Série por Lemony Snicket

Preparados para o primeiro especial do ano?


Em um dia normal de sua vida, o escritor Daniel Handler resolve que ir atrás de editoras para publicarem seu primeiro romance. A HarperCollins, editora escolhida, vetou a ideia do romance, mas, em reunião com o autor, logo sugeriram: “Por que não um romance infantil?” Então, ao invés de um romance gótico jocoso sobre adulto, sob o título de “The Basic Eight”, em 1999 foi lançado um “livro gótico sobre crianças que passavam por situações terríveis, a medida que cresciam”. Eis então o início dessa icônica séria infantojuvenil, Desventuras em Série!

Ambientada numa terra atemporal, que nos apresenta elementos estéticos, sociais e tecnológicos que oscilam entre o século XIX até os anos 30, essa saga composta por 13 livros, com 13 capítulos cada um (a exceção do último, que tem um a mais), somos apresentados a nossos 3 protagonistas: Violet, Klaus e Sunny, que tem sua vida marcada por tragédias e perseguições  por um dos mais horrendos vilões da literatura. Mas, não temam! Esses livros não vão te fazer chorar em posição fetal, mas sim lhes dar sorrisos e uma sensação de familiaridade ao longo de todas as narrativas.


Sob o pseudônimo de Lemony Snicket, o narrador personagem de toda a trama, Daniel Handler vai nos levar a uma viagem singular, onde de forma lúdica e criativa ele fará críticas sobre a louca “vida adulta” e o quão  terrível pode ser o “mundo adulto”, bem como, introduzirá os jovens naquilo que chamamos de “relativismo moral”, mostrando que às vezes o certo e o errado  podem ser duas faces de uma mesma moeda.

Convido então, a todos embarcarem conosco nessa saga tão controversa e única, que considero uma das melhores fantasias infantojuvenis já escritas! Durante esse mês falaremos de toda a saga, na sua devida ordem, juntamente com alguns livros prequels da série. São todos livros bem curtos que com uma diagramação bem elaborada mostra apenas uma dificuldade para o leitor: terminar um livro sem querer pegar o outro logo em seguida!


--- Marcel Elias ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM