4 de outubro de 2013

Resenha: Como Salvar Um Vampiro Apaixonado por Beth Fantaskey

Por muito tempo eu esperei a continuação da série que conta a história de Jessica e Lucius. Como vocês devem imaginar, expectativas não faltaram, porém, sinto que teria sido melhor se eu as tivesse mantido em baixa, já que depois de ter concluído a leitura do livro não consigo de forma alguma controlar a pontada de decepção que senti com a sequência dos fatos dada a esses queridos personagens pela sua autora, Beth Fantaskey.

Título: Como Salvar Um Vampiro Apaixonado
Série: Jessica #2
Autor (a): Beth Fantaskey
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2013
Onde comprar: Nobre Cultura
Quando Jessica Packwood descobriu que era uma princesa vampira romena, sua pacata vida adolescente virou de pernas para o ar. Ela precisou fazer as pazes com seu passado e vencer muitos obstáculos para ficar com seu belo príncipe, Lucius Vladescu. Depois de se casarem na Romênia, agora Jessica e Lucius devem unir os clãs mais poderosos dos vampiros e estabelecer a paz de uma vez por todas. Mas primeiro ela vai ter que convencer uma nação inteira de vampiros ardilosos de que tem plenas condições de se tornar rainha. O problema é que Jessica nem mesmo consegue pedir uma refeição decente aos empregados de seu castelo, quanto mais lidar com súditos mortos-vivos malignos que adorariam vê-la fracassar. Tudo se complica ainda mais quando Lucius é acusado de assassinar um vampiro Ancião e é condenado à masmorra, onde espera pelo julgamento que pode levá-lo à morte. Jessica então se vê em apuros, lutando não só pela vida de seu amado, mas também pela própria sobrevivência em um mundo repleto de intrigas. Desesperada para provar a inocência do marido, ela conta com a ajuda de sua melhor amiga, Mindy Stankowicz, e do misterioso primo italiano de Lucius, Raniero Lovatu. Mas será que a princesa pode mesmo confiar neles?

Após superar muitos desafios juntos, Jessica e Lucius estão finalmente casados e morando na Romênia. Eles não esperavam que fosse fácil convencer os clãs vampíricos da capacidade que eles possuíam para governá-los, mas eles tão pouco esperavam que fosse tão difícil. O pior é que por mais que ame o seu marido, Jessica não consegue se adaptar a vida de governante e coleciona um fracasso atrás do outro. Com sua autoconfiança abalada, ela procura compensar isso confiando em pessoas que ela acredita que podem lhe ajudar a se tornar uma verdadeira rainha. Lucius não está completamente de acordo com a escolha de amigos de sua esposa, mas ele não tem tempo de alertá-la sobre isso, já que de repente se vê acusado de assassinar um Ancião e por isso é condenado ao cárcere até que seja provada sua inocência ou sua culpa... Sozinha para enfrentar as responsabilidades de uma governante e com um coração partido por ter Lucius longe, Jessica estreita seus laços de amizade com Mindy e seu padrinho de casamento, Raniero. O problema é que eles têm seus próprios segredos e com a vida de Lucius em jogo, ela fica perdida sem saber em que pode realmente confiar.

O primeiro livro da série que narra a história de Jessica e Lucius me conquistou rapidamente com o seu humor, personagens diferentes e um enredo que apesar de clichê, envolvia o leitor até a última página. Depois disso, veio o conto do casamento e eu mal podia esperar até colocar as minhas mãos em ‘Como Salvar Um Vampiro Apaixonado’. Eu tinha imaginado tantas coisas para essa continuação que o meu nível de expectativa estava lá nas alturas. Contudo, logo nas primeiras páginas percebi que o que me aguardava até o final do livro era uma decepção. Sei que devo estar soando um pouco dramática, mas foi isso o que eu senti quando notei que a autora tinha deturpado a personalidade da Jessica e ao invés de termos uma personagem inteligente, forte e racional, vemos uma garotinha frágil, tola e birrenta. Como ela narra boa parte do livro, foi sofrível acompanhar os dramas dela que apesar de terem fundamentos, eram encarados de forma tão pessimista que fiquei com dó do Lucius por depender dela para qualquer coisa.

O que me surpreendeu mesmo foi o carisma que a Mindy está nesse livro, apesar dela ter me enjoado de tantas repetições da palavra ‘tipo’, com certeza ela foi um dos destaques da história ao lado de Raniero que não deixou a desejar e mostrou porque pertence à família Vladescu. Além disso, as interações que ele tem com o Lucius através de e-mails e cartas são hilárias, e eu me vi ansiando por esses trechos do livro o tempo todo, já que eles sempre me rendiam boas gargalhadas. Raniero também tem um papel muito importante no desenvolvimento do mistério que a autora propõe, porém eu achei que essa faceta misteriosa do livro não teve nada de muito surpreendente, já que eu sabia quem era o culpado de tudo antes mesmo da Beth apresentar o enigma que seria abordado em ‘Como Salvar Um Vampiro Apaixonado’. De verdade, achei que ela desenvolveu uma trama tão fraca que quando a história estava começando a dar sinais de melhora veio o final do livro e eu fiquei estarrecida porque além de ter sido repentino, deixou pontas soltas que só seriam justificáveis se ela tivesse planos de escrever um terceiro livro para a série.

Ou seja, como fã da série ‘Jessica’ eu realmente me senti desapontada com o livro por esperar muito mais dele. Entretanto, não posso condená-lo totalmente, já que em meio aos altos e baixos da história a autora conseguiu me envolver com o enredo e me fez torcer pelo ‘felizes para sempre’ não só da Jess e do Lucius, como também, da Mindy e do Raniero. Tenho certeza que se ela tivesse se empenhado mais nós teríamos um livro tão bom quanto ‘Como Se Livrar De Um Vampiro Apaixonado’. Por fim, encerrarei esta resenha com um conselho para os futuros leitores desta sequência: Leiam o segundo título da série porque vale a pena ter a curiosidade sobre o final dos personagens sanada, mas o leia com calma e sem muitas expectativas. Dessa forma, além da leitura se tornar mais prazerosa, vocês serão poupados de se sentirem frustrados como eu.

O medo é o pior tipo de sepultura, pois enterra gente viva. Pág. 153

Playlist:


--- Isabelle Vitorino ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM