Harry Potter Book Tag: Livros de Cada Casa - Grifinória

Ao passear pelos Tumblrs da vida, me deparei com o da brasileira Léa (Books & Things) onde a mesmas, dentre as DIVERSAS recomendações que faz por categoria, fez algumas especiais, destacando livros que seriam voltados para as principais características de cada casa de Hogwarts. Como amei muito a ideia, resolvemos fazer o mesmo por aqui.

A regra é, simples: recomendar livros que achamos que os alunos de cada uma das casas gostaria de ler e justificar. Como nosso blog tem vários colaboradores, vamos fazer uma casa por semana, a começar pela valente Grifinória! Sem mais delongas, vamos lá!

GRIFINÓRIA

Traços da Casa: Bravura, Coragem, Nobreza, Força de Vontade, Justiça, Honra, Cortesia, Ousadia, Pavio Curto, Desrespeito à Regras


Isa: Essa casa é a querida de muitos e apesar de não ser a que me representa, consigo pensar em várias histórias que se adequam perfeitamente aos que pertencem a Grifinória, tais como:
  • Delírio por Lauren Oliver: Se tem um livro que ensina coragem, ousadia e desrespeito as regras é este! Em uma sociedade distópica onde o amor é considerado uma doença nada mais corajoso do que se apaixonar perdidamente e lutar para viver isso, não é mesmo?
  • Fale! por Laurie Halse Anderson: Lembro de Dumbledore dizendo para o Neville que enfrentar os amigos é um ato maior de coragem do que enfrentar os inimigos. E o que dizer de quem precisa encarar a si mesmo? Nessa história, vemos uma garota que foi violentada lutando contra si mesma para continuar a viver ao mesmo tempo que busca por justiça pelo que lhe foi feito.


Marcel: A casa mais amada de toda a saga, afinal nosso protagonista e praticamente todo seu universo pertencem ou já pertenceram a essa casa. Aqui vão minhas recomendações!
  • Os Três Mosqueteiros por Alexandre Dumas: Uma história de coragem e bravura, sobre 4 homens que fazem todo o possível e impossível para impedir que seu Estado caia nas mãos de um dos homens mais perigosos: O próprio Cardeal da Igreja. Tramas com muita ação e aventura, onde a bravura, honra e coragem dos nossos protagonistas sempre é posta a prova. (Btw, eu tenho a teoria que cada um dos 4 poderia facilmente ser representante das 4 casas de Hogwarts). Uma leitura animada e bem empolgante para os grifinórios de plantão!
  • O Hobbit por J. R. R. Tolkien: O título e o autor dispensam apresentações. O Hobbit (apesar do fiasco épico que tentaram imprimir nos cinemas) é uma leve e despretensiosa história sobre como uma raça que ninguém nunca deu a menor importância, nem a própria, é capaz de grande feitos em nome da amizade.


Mari: A casa da Hermione! Minha personagem preferida da Grifinória e que reúne todas essas características e muitas mais. Dito isto, minhas indicações serão de livros com personagens femininas tão fortes quanto a Srta. Granger, confere:
  • A menina que roubava livros por Markus Zusak: é, ela roubava livros. Muitos não considerariam isso como algo honrado, mas foi assim que ela se tornou Sacudidora de Palavras. Liesel Meminger era corajosa, nobre, ousada - o melhor que poderia ser, órfã, em plena Segunda Guerra. E se a Morte decidiu contar a história dela, você certamente deveria lê-la.
  • Trilogia Millenium por Stieg Larsson: Sim, eu sei, desrespeitei as regras, estou indicando uma trilogia. Mas não poderia deixar de recomendar Lisbeth Salander, uma hacker de personalidade incomum com suas próprias ideias sobre moral e ética. Coragem, força, justiça e uma genialidade absurda são demonstradas ao longo da trilogia - apesar da justiça da Lisbeth ser feita com as próprias mãos.

Em breve voltamos com as demais casas, mas antes disso, contem-nos nos comentários quais seriam as indicações de vocês para os membros desta casa.

--- Marcel, Isa e Mari ---

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.