Resenha: Os Molambolengos por Evangeline Lilly e Johnny Fraser-Allen

Evangeline Lilly é conhecida mundialmente por sua participação em produções como "Lost" e "O Hobbit", porém, ela decidiu se aventurar também no universo literário com o seu projeto "Os Molambolengos". O que eu achei, vocês podem conferir nessa resenha! 

Título: Os Molambolengos
Autor (a): Evangeline Lilly
Ilustrador: Johnny Fraser-Allen
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 48
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Selma é uma garotinha esperta, mas muito mimada. Um dia Selma encontra, por acaso, uma colorida banda de marionetes, Os Molambolengos, que vão ensiná-la que nem sempre as coisas acontecem do jeito que ela quer. Evangeline Lilly é mais conhecida por seu trabalho como atriz, mas sua paixão mais antiga é a escrita. Os Molambolengos é seu primeiro livro. Ilustrado por Johnny Fraser-Allen, essa excêntrica e visualmente encantadora fábula vai agradar tanto crianças quanto adultos.



"Os Molambolengos" traz no seu enredo um ar de mistério e de conto de fadas. Estruturado em estrófes, o texto exala rimas para contar a história trágica da garotinha Selma que não possuí nenhum limite e que por causa do seu jeito impetuoso se coloca em maus lençóis enquanto explora uma antiga carroça onde são apresentados shows de molambolengos - estranhas criaturas que parencem marionetes.

A princípio, pode parecer que a autora não quer nada além de entreter seus leitores, entretanto, ela mostra no desonralar de seu enredo que quer oferecer mais do que uma leitura de entretenimento para as crianças - que são o público alvo desse livro - através não só das características dos seus personagens, como também, pela essência da própria encrenca que a protagonista se mete.



Com isso, senti que estava acompanhando um fábula fantástica e que apesar de eu já estar crescida há algum tempo, conseguiu fazer com que eu pensasse a respeito da lição dessa história. Mesmo sem haver nenhum grande problema a ser resolvido por crianças maiores (ou por nós, adultos), as menores irão adorar e se assustar com o conteúdo.

Grande parte do pavor despertado nos leitores está relacionado as ilustrações feitas por Johnny Fraser-Allen. Sem sombra de dúvidas, ele fez um trabalho incrível! Além de artes impactantes, elas são um extensão do texto, por isso, há de se fixar em algo mais que nas letras que compõe "Os Molambolengos" para entender a totalidade da mensagem final.



Todavia, desfrutar de tudo o que Evangeline Lilly e Johnny Fraser-Allen propõe não seria possível se a editora Aleph não realizasse um trabalho tão grandioso quanto esse. Desde o design da capa e do miolo ao material utilizado na confecção do livro, tudo fortalece o efeito impactante dessa obra que assombrará os mais velhos e encantará os mais jovens.

A menina olhou ao redor para ver quem era
Que falava em tom tão obscuro.
Mas não viu alma viva,
Exceto um rato sem saída.
Ela parecia estar em apuros.

--- Isabelle Vitorino ---

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.