Resenha: O Chamado do Cuco Por Robert Galbraith
Marcadores:
J. K. Rowling,
O Chamado do Cuco,
Policial,
Resenha,
Robert Galbraith,
Rocco
Sherlock Holmes acaba de encontrar um herdeiro.
Título: O Chamado do Cuco
Série: Comoran Strike #1
Autor (a): Robert Gailbrath (Pseudônimo da J. K. Rowling)
Editora: Rocco
Ano: 2013
Páginas: 448
Um mistério elegante e emocionante impregnado da atmosfera de Londres - das ruas silenciosas de Mayfair aos pubs entocados do East End e à agitação do Soho - O Chamado do Cuco é um livro extraordinário, do autor Robert Galbraith (pseudônimo de J. K. Rowling). Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma singular série de mistério.
Comoran Strike é um herói de Guerra que perdeu sua perna em batalhas, fazendo com que tomasse a decisão de se aposentar do exército e iniciar uma vida de detetive particular. Sua vida pessoal anda em frangalhos, pois teve uma briga definitiva com sua “noiva”, que, após anos de uma relação instável, resolve que os dois devem romper definitivamente. Não o bastante, Comoran deve dinheiro ao proprietário do local em que gerencia suas atividades comerciais, e corre o risco de ser despejado de seu local de trabalho, que atualmente é o local onde dorme…
Como tem um registro numa empresa de temporários, periodicamente essa empresa lhe envia uma secretária temporária, embora ele nunca contrate nenhuma, por considerar “um luxo que não pode arcar”. A temporária da vez é a bela , cativante e ultra esperta Robin. Romântica, apaixonada e recentemente noivada com Mathew, o amor de sua vida, ela secretamente admira investigações e se sente extremamente empolgada a trabalhar como secretária de um detetive. Apesar do desastroso encontro inicial, ela torna-se um braço direito de valor imensurável para o detetive durante as investigações e uma excelente fonte de informações também.
A história tem início após a morte da super modelo Lula Laundry, três meses antes do começo da história, caso que todos acreditam ter sido suicídio, pois ela caiu da janela de seu apartamento e não houve qualquer indício de que outra pessoa esteve por lá.O irmão de Lula, John Bristow, não acredita que a irmã, sempre tão cheia de vida e com planos para o futuro, teria tirado a própria vida, e então decide contratar Strike, que era amigo de infância de seu outro falecido irmão, para investigar mais avidamente aquilo que a policia deixou para trás.
E assim temos início a esta trama que irá nos responder se houve um assassinato ou se a vida glamourosa acabou roubando toda a chama da vida da super modelo.
Tive muita curiosidade de ler este livro, primeiro pelo meu amor a livros do gênero, segundo devido a ele ter sido escrito pela J. K. Rowling, com seu pseudônimo (PS: Alguém me explique o por quê de um autor já famoso usar pseudônimos para excrever romances, pois eu ainda não entendo), e, como gostei muito do que ela fez em Morte Súbita, quis saber como ela se sairia num romance policial.
Devo admitir que tive sérios problemas até a terceira parte do livro. A segunda parte, principalmente, consegue ser bem tediosa e massante... Ela acaba por focar em Comoran e todos os seus dilemas pessoais e passado problemático. E, me perdoem quem gosta do personagem, mas o lado pessoal dele não me desperta quaisquer interesses. Não tenho o menor problemas com histórias paralelas durante desenrolar de uma trama, mas o grande problema é que a Rowling pôs a história principal em segundo plano, fazendo com que eu me perguntasse se estávamos lendo um romance policial ou um biografia do Comoran.
Quase desisti de continuar lendo, mas me esforcei porque queria saber o destino que a Rowling tinha determinado a história. E fui extremamente recompensado. Para uma noção rápida da minha empolgação, a parte 2 são apenas 18 páginas a mais que a parte 3 do livro,o que eu particularmente não considero muita coisa, eu demorei oito dias pra ler a parte 2 e duas horas pra ler a parte 3! Enquanto a segunda parte não apresenta nada de palpável, além das observações de John, que o faça seguir com as investigações, a terceira já dá um novo gás para a trama que o torna incrível!.
No capítulo final da parte 2 já nos dá indícios de que a história finalmente tá tomando um rumo, e da parte 3 em diante a leitura é muito dinâmica, precisa e muito mais rápida! As pistas surgem aos montes e os personagens envolvidos surgem dando seus depoimentos, nos dando um panorama geral de como foi a vida de Lula até seu derradeiro fim.
O final foi EXCEPCIONAL!
Sou meio lerdo pra descobrir assassinos, então quase nunca acerto (acho que é por isso que gosto tanto deste gênero rs), mas nunca esperei o final da maneira que foi! Impressionante!!
O livro fala em como é fácil observamos a vida de uma pessoa de longe e julgá-la. Como a fama pode ser um monstro cruel que nos suga tudo que temos de bom. Como é simples definirmos que uma pessoa é o que é em detrimento de uma vida autodestrutiva, sem nunca procurarmos entendê-las ou auxiliá-las. É um livro que no faz a pergunta:
“É a fama que nos corrompe e destrói, ou aqueles que nos cercam?”
É um livro bastante válido para os amantes do gênero de ficção policial. J. K. Rownling foi bem feliz em suas decisões e a trama, apesar de enfadonha no começo, torna-se bem mais madura ao longo do livro. Recomendado a todos!
"Não, não é a jovem cuja a perda lamentamos, pois ela não era mais real para a maioria de nós do que as meninas Gibson que se derramavam da caneta de Dana. O que lamentamos é a imagem física que flutua por uma multiplicidade de tabloides e revistas de celebridades; uma imagem que nos vende roupas, bolsas e uma ideia de fama que, em sua morte, provou-se vazia e transitória como uma bolha de sabão. O que realmente nos faz falta, se formos honestos o suficiente para admitir, são as travessuras divertidas dessa garota de boa vida e fina como papel, de cuja existência de quadrinhos marcada por abuso de drogas, vida tumultuada, roupas elegantes e namorado perigoso e errante não podemos mais desfrutar."- Pág. 66
--- Marcel Elias ---
Postar um comentário
Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.
- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.