12 de maio de 2015

Falando sobre... Meus Hábitos de Leitora


Sempre fui uma leitora sem hábitos definidos. Quer dizer, além de precisar de um lugar confortável, eram poucas as coisas necessárias para que eu sentisse vontade de ler algo. Mas até mesmo esse ponto ruiu com a rotina e agora basicamente o único critério que eu tenho é tempo. Se eu tiver tempo, pode ter certeza que qualquer lugar se torna apto para que eu realize as minhas leituras. Até mesmo o ônibus.

Sim, esse lugar desconfortável e barulhento se tornou um dos meus grandes trunfos para ler. Infelizmente meu tempo é curto demais e o sono um companheiro inseparável em minha vida, o tempo que eu passo que poderia ser considerado ocioso, acaba indo para tirar algumas olheiras que ficaram no meu rosto por dias à fio. É certo que a depender do que eu estiver lendo, eu até abdico de um cochilo, mas às vezes a minha mente já está tão cansada que tudo o que eu quero fazer é curtir um tempo de absoluta observação do nada (podem rir de mim, eu deixo).

Mas mesmo não tendo muitos hábitos, há quem diga que eu tenho o suficiente para ser uma leitora um tanto peculiar. Quer saber que hábitos mais eu tenho? Então, vamos lá...

1. Leio vários livros ao mesmo tempo.
Tá. Eu sei que geralmente as pessoas leem pelo menos dois ou três livros por vez. Mas não contente com isso, eu os separo por "categorias". Tem o livro que eu carrego na bolsa para ler durante o trajeto da minha casa para o meu trabalho e tem o que eu deixo em casa para ler antes de dormir ou quando tenho um tempo entre os estudos. Além desses dois, sempre acabo pegando alguns livros que eu estou louca para ler apenas para dar uma espiadinha antes de finalmente começá-los.

Quando estou escolhendo os livros que vou ler, o cenário parece de desastre pós-apocalíptico.

2. Adoro post-its, mas às vezes esqueço de usar.
Gente, sou dessas pessoas que nunca sabe onde coloca nada. Isso inclui objetos pequenos e que podem se perder facilmente – como post-its, por exemplo. O que acontece é que de alguma forma eu perco esses pequenos na minha confusão e não lembro de marcar os meus trechos favoritos do livro que eu estou lendo. Mas juro, adoro post-its! Eles é que parecem não gostar muito de mim...

Quando eu estou usando post-its pareço o Martin matando personagens.

3. Resmungo com frequência.
Como comentei com vocês na TAG: Livros e Emoções, sou uma leitura muito emotiva. Dou risada, choro e resmungo... Sim, fico resmungando o tempo todo a respeito das atitudes dos personagens. Não é raro as pessoas olharem para mim com aquela cara de "o que essa louca está fazendo?". Incluindo meus pais.

Um dos meus gestos mais frequentes enquanto estou lendo (principalmente romances).

4. Não gosto de e-books.
Já tentei, mas não dá. Os e-books ainda não conseguiram me conquistar e eu acabo sempre deixando-os de lado. Tentei nas plataformas de leitura para notebook e em e-readers, mas ainda sinto falta daquele contato com o papel, o som das páginas sendo viradas e o cheirinho de livro novo. Poder ter isso tudo ao alcance das minhas mãos não tem preço, por isso ainda reluto em usar os livros digitais.

Já pensou ter um dos melhores cheiros do mundo em um embalagem como essa?

5. Traço metas que não consigo cumprir.
Sou uma das pessoas mais desorganizadas do mundo. Tenho que estar me policiando a todo o momento para fazer os trabalhos, atividades e tudo o que eu preciso fazer e que tem tempo estipulado, senão não consigo fazer absolutamente nada. No entanto, as metas também não funcionam comigo, por isso até hoje nunca consegui cumprir uma maratona sequer de leitura. Estou tencionando fazer um projeto literário, mas já sei que vai ser difícil cumpri-lo nesta vida.

Seria tão bom se a lista do que eu tenho para fazer (incluindo minhas leituras atrasadas) se resumisse em três itens...

Acredito que esses sejam meus princípios hábitos, ou melhor, meus principais pecados como leitora. E vocês? Tem algum parecido com os meus?

--- Isabelle Vitorino ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM