Resenha: Mundo das Sombras - Vampiro Secreto | Filhas da Escuridão por L. J. Smith

Vampiro Secreto (Mundo das Sombras #1) - L. J. Smith

Título: Vampiro Secreto
Série: Mundo das Sombras #1
Autor (a): L. J. Smith
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Páginas: 224
Poppy achava que o verão duraria para sempre. Até ser diagnosticada com câncer terminal. Não há tempo para tratamento e, aparentemente, nenhuma esperança. Até que seu melhor amigo, James — por quem Poppy é secretamente apaixonada — revela que pode evitar que este seja o destino dela. James pode oferecer-lhe a vida eterna. Com um único beijo ela vê o que há de mais obscuro na alma dele. Mas ela está preparada para segui-lo na morte... e além? Em nome do amor, James está disposto a infringir as leis do Mundo das Sombras. Mas tanto ele quanto Poppy precisam se preparar para os riscos e consequências que terão de enfrentar — quem das sombras se apaixonar por um humano deve ser punido com a morte.

Apesar das semelhanças que este livro tem com os da série "diário do vampiro" (que eu gosto), L. J. Smith errou, não completamente, mas errou. Os personagens foram mau construídos. A personagem principal é uma confusão, ela começa o livro fútil e atirada, de repente surta e então fica sentimental, fútil de novo... e assim vai até o final do livro. James é o personagens mais chato de todos, só tenho isto para falar dele. O único que se salva é o Phill, irmão da Poppy, porque os sentimentos que a autora inseriu nele pareciam reais e verdadeiros.

Outra coisa que não gostei foi a correria. Os acontecimentos pareciam atropelar uns aos outros sem pausas para dar um pouco de emoção a determinada cena. Um exemplo é a cena em que Poppy descobre que está com um tipo raro de câncer terminal, parecia que o tempo estava se passando em piscadas de olhos, não deu nem tempo de vermos a rejeição inicial e o sofrimento da família. Ficou claro que a doença era apenas um artificio jogado na história para Poppy virar vampira.

O livro não foi só defeitos, também teve seus acertos. A mitologia criada por Smith é um dos acertos, apesar dela não se aprofundar muito neste livro, o mundo de criaturas sobrenaturais (Mundo das sombras) é uma ótima ideia e espero ficar sabendo mais dele nos próximos livros. Outro ponto que gostei foi da escrita de Smith, ela escreve muito bem, apesar dos erros no decorrer da história (a pressa e os personagens).

Calculando tudo o livro não foi ruim, porem não foi bom, por isto dou uma classificação de regular para ele.


Filhas da Escuridão (Mundo das Sombras #2) - L. J. Smith

Título: Filhas da Escuridão
Série: Mundo das Sombras #2
Autor (a): L. J. Smith
Editora: Galera Record
Ano: 2012
Páginas: 237
Ninguém em Brian Creek nunca tinha visto uma beleza tão impressionante até a chegada de Rowan, Kestrel e Jade. Só que as novas vizinhas de Mark e Mary-Lynnette Carter guardam muitos segredos por trás dessa beleza. Fugindo das leis do Mundo das Sombras, as irmãs correm perigo e tudo se complica quando descobrem que Ash, seu belo e implacável irmão, está por perto e disposto a levá-las de volta. Ash sabe que humanos e vampiros não devem se relacionar e que a pena para quem infringir esta regra é uma só: a morte.

Segundo livro da série e não foi tão decepcionante quanto o primeiro. Neste livro não vemos a correria que tem no primeiro e os personagem são mais bem explorados e construídos. A escrita da L. J. Smith parece ter ficado ainda melhor do já era. Mas tem uma coisa que não gostei, estava esperando saber mais sobre o mundo das sombras, porem pouquíssimas coisas foram acrescentadas ao que o primeiro livro já tinha abordado.

Em "Filhas da Escuridão" conhecemos Rowan, Kestrel e Jade que são vampiras, logo quando li o título eu pensava que a história teria como protagonistas as bruxas e quando descobri que eram vampiras fiquei um pouco decepcionado, porque o "mundo das sombras" é tão abrangente e Smith vai e usa o mesmo tipo de criaturas do primeiro livro. Se ela tivesse usado outro ser eu poderia até ter gostado mais.

Agora o que me fez gostar mesmo deste livro foi o ar misterioso e sombrio. Enquanto eu lia o livro eu fica imaginado um filme de terror na minha cabeça, cada cena sombria, aquele mistério para saber quem é o assassino, e aquela incerteza no ar. Para quem não sabe eu adoro uma história de suspense com um ar sombrio (Fallen s2). E com "filhas da escuridão" não podia ser diferente, foi uma leitura prazerosa.

Estou aguardando pelo terceiro livro da série e espero que outro tipo de ser sombrio seja o protagonista (os vampiros já eram).



--- Jackson Fernandes ---

6 comments

Rosana Apolonio 19 de junho de 2012 17:22

Eu tenho o livro Vampiro Secreto aqui em casa, mas ainda não li. Depois de me sentir frustrada com Diários do Vampiro, fiquei com receio de não gostar desta série também. Não sei quando vou ler, e depois da sua resenha fiquei mais receosa ainda. Mas adorei sua sinceridade, assim que tiver a oportunidade vou ler e voltar aqui pra te dizer o que achei.
=D

Paula Camargo 21 de junho de 2012 16:19

Gostei da sua resenha! Poucas resenhas explicam tão bem os pontos fortes e fracos do livro! Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa série,mas adoro livros com ar de mistério,espero ter oportunidade de lê-lo

Fellipe 5 de julho de 2012 11:57

Eu gosto da escrita da autora, mas acho que ela enrola muito, e agora lendo a sua resenha só me confirmou que nessa série acontece o mesmo, então nem vou ler!
mesmo que também adore esse cenário sombrio, o que me fez amar Fallen também!

Anônimo 12 de julho de 2012 12:00

eu acho q prefiro DIAROS DO VAMPIRO !! E MUITO MELHOR

Jadi Soares 18 de julho de 2012 22:53

Ai ai não sou muito fã de séries muito longas e não me interessei muito por Diarios de um Vampiro, mas essa história já me animou um pouco mais, só de a personagem principal não fazer o estilo mocinha bobinha já ganhou pontos.
tenho so o pimeiro aqui em casa mas aind anao tive temo de ler, em breve comprarei o segundo que tbm achei a capa belissima

Samira Chasez 23 de julho de 2012 13:43

Eu comprei o 1°volume dessa série numa promoção muito boa na Submarino pq sou fã da escritora.. E também por achei a série maravilhosa.. Mas, ainda não deu de ler...

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.