É Filme: Love & Dance




Vou começar com uma confissão: até este final de semana eu nunca havia assistido um filme polonês. E vocês já assistiram? Não? Então leiam esta resenha até o fim e repensem se já não passou da hora de vocês se aventurarem a assistir um filme vindo de terras tão longínquas! Prontos para conhecer um pouquinho mais do universo de Kochaj i Tancz? Então, vamos lá!

Título: Love & Dance
Título original: Kochaj i Tancz
Lançamento: 2009 (Polônia)
Direção: Bruce Parramore
Atores: Mateusz Damiecki, Izabella Miko, Jacek Koman, Katarzyna Figura, Anna Bosak, Krzystof Globisz, Olivier Janiak, Violetta Arlak.
Duração: 118 min.
Gênero: Drama, Romance.
A jornalista Hania (Izabella Miko), tem um noivo dedicado, que lhe dá total segurança, uma mãe maravilhosa e a chance de trabalhar em um jornal popular escrevendo artigos sobre dança, assunto ao qual não a interessa muito. Mas seus planos mudam quando conhece um pedreiro e talentoso dançarino amador que sonha em uma carreira na Broadway. Graças a ele, ela descobre o mundo da paixão e da dança. Neste mundo há também algo inesperado: a descoberta de um pai que ela nunca conheceu.


Hania acabou de conseguir um emprego, mas não está tão feliz com essa oportunidade quanto ela imaginava que ficaria. Prestes a se casar, ela vive uma vida de tranquila de moça certinha. Mas, com a chegada de um dançarino polonês que fez fama nos EUA, ela vê sua vida virada do avesso, pois além de descobrir que ele é seu pai, ela tem que cobrir todo o evento para a revista em que trabalha. Já nos primeiros dias de ida a academia, ela fica amiga de um dos dançarinos, ele é um rapaz jovem, bonito e trabalhador, que se esforça ao máximo para conseguir realizar o sonho de ser um renomado dançarino mesmo que para isso tenha que ir contra a vontade da sua família.


Essa aproximação traz para a vida de Hania a emoção que ela nunca viveu com seu noivo, pois além de ser incentivada indiretamente a assumir a sua personalidade de mulher vaidosa que sabe o que quer, ela torna-se uma pessoa melhor e passa a se interessar pela dança, uma magia que está presente em seu sangue graças ao seu pai, que ela insiste em não se aproximar de forma mais profunda por temer se decepcionar. Mas tudo isso tem um preço a ser pago, ela está prestes a ter que fazer a escolha de sua vida e isso ela não pode mudar.


Esse filme tem tudo que eu amo em doses cavalares: mudança, amor, dança, reencontro e segunda oportunidade. Durante todo o tempo em que eu o estava assistindo, eu não podia deixar de negar que a “mulherzinha” dentro de mim estava aos saltos de alegria ao observar cada detalhe da transformação de Hania. Principalmente porque tudo foi feito de maneira tão delicada e tão minuciosa que nós não sentimos que fomos forçados a acreditar em algo que estava acontecendo rápido demais. O suave romance que começa a se estabelecer entre ela e Wojtek, é sutil e me fez suspirar muito, ainda mais porque ele é o tipo de homem que enaltece as qualidades da mulher e não a deixa se sentindo uma idiota por estar apaixonada por ele, ao contrário do noivo que é um zero a esquerda como homem, ele é tão pedante que chegou ao cúmulo de escolher o vestido de noiva por ela e de colocar uma cadelinha entre ele e a noiva quando os dois estavam juntos. E como não só de romance uma história se sustenta, o filme tem uma trilha sonora incrível que é justaposta com cenas maravilhosas de dança, eu que amo dança e música, tive vontade de me levantar e sair dançando pela sala junto com aqueles personagens tão cativantes.


Love & Dance não é uma produção americana, mas não perde para uma. A fotografia, a trilha sonora, a interpretação e o roteiro cativam o telespectador de modo que nos transmite de forma convincente toda a emoção e diversão de um filme do gênero musical. E apesar de ter quase duas horas de filme, tenho certeza que ninguém se arrependerá por dar uma oportunidade para esse longa que vem de terras muito, muito longínquas.



Playlist:


--- Isabelle Vitorino ---

10 comments

Aline T.K.M. 26 de novembro de 2012 20:38

Não conhecia o filme e adorei a sinopse! Gosto muito do cinema europeu (beeem mais do que o americano) e foi justamente a nacionalidade do filme o aspecto que mais me atraiu. E, claro, o fato de ser sobre dança, coisa que eu amo!!! Curiosamente só conheço filmes americanos sobre dança.

bjo,
livrolab.blogspot.com

Clara Beatriz 26 de novembro de 2012 22:54

Adorei, 5 troféus? então o filme é bom

Dany 27 de novembro de 2012 07:39

Não conhecia o filme mais gostei muito da indicação.
Gosto de vê filmes com dança, além de ser bom é leve e divertido.
Bjos...

Amanda.. 27 de novembro de 2012 12:11

Nunca assistii um filme polonês.. vii o vídeoo e gostei bastante..
vou assistir.. assim que tiver um tempinho..

Manu Hitz 27 de novembro de 2012 16:42

Adorei sua resenha! O convite para descobrir um cinema fora do circuito hollywwodiano foi irrecusável!
Adoro cinema europeu, novo olhar do diretor, caras novas, sotaque e idioma desafiadores... Vou ver, sim, já anotei aqui. Será uma versão polonesa de Dirty Dancing?

Paula Camargo 27 de novembro de 2012 17:51

Ainda não vi nenhum filme polonês,mas sempre que posso assisto alguns filmes chinês,japonês,acho interessante abrirmos a mente para outras produções,algumas são realmente boas!

Jessica Lisboa 27 de novembro de 2012 19:00

Lembro de ter começado a assistir o filme online e depois nao ter terminado de assistir. Realmente o filme é otimo vou assisti-lo (again) pra saber o final! Adoro filmes que envolve dança, vicio.

Amor de Livros 29 de novembro de 2012 18:55

Quero assistir. Adorei tudo que escreveu e geralmente não sou chegada a filmes com dança.. Mas esse parece ter algo a mais.

bjs
Niii

Layse Hana 30 de novembro de 2012 13:58

Adorei o filme parece ser incrível...exatamnente o tipo de filme que gosto *_*

Jadi Soares 30 de novembro de 2012 20:42

Nossa... Pensei que não fosse tao bom quando vi a foto de publicação do filme. Normalmente esse filmes com dança acabam (pra mim) ficando meio sem graça.
Esse pelo que vc disse é mt bom, me deu msm vontade de assitir.
Nunca tinha ouvido falar dele mas assim que der assitirei.
*-*
bjim

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.