Seguindo a Trilha: Livros sobre Música e Músicos – Parte II




Como vocês sabem, domingo passado eu dei início a uma série de posts especiais que trazem uma lista de livros sobre música e músicos (quem ainda não viu a primeira parte é só clicar aqui), espero que vocês estejam gostando, pois além deste ainda temos mais um post! 

E para começar bem a tarde deste domingo, o Seguindo a Trilha de hoje traz a história de alguns artistas nacionais que valem super a pena conferir, são artistas de várias épocas e que revolucionaram de algum modo o cenário musical do país. 

Prontos para começar? Então vamos lá...

Título: Apenas uma garotinha – A história de Cássia Eller
Autora: Ana Claudia Landi e Eduardo Belo
Editora: Planeta
Páginas: 296
Ano: 2005
Uma Cássia Eller como poucos conheceram. Só mesmo a família e amigos mais próximos puderam travar contato com uma das personalidades mais ricas e empolgantes da música brasileira. Tímida, inteligente, divertida, debochada, brigona, calada, genial, paciente, terna, carinhosa, criativa. Cássia foi tudo isso ao mesmo tempo. E muito mais. Este livro tem como missão reconstituir a agitada trajetória de uma das maiores vozes que a música pop nacional já ouviu. Apenas uma garotinha relata sua infância feliz, as primeiras traquinagens, a descoberta da música e do amor. Fala do talento e da ousadia de Cássia. Menciona seus medos e suas dúvidas. Mostra o início nos palcos, a agitação da vida em Brasília, a relação com a família e os amigos, seu encontro com grandes nomes da música brasileira e até o destino do famoso All Star azul. Repleto de passagens inéditas, o livro reconstitui os trágicos momentos finais de sua vida - levada com intensidade desde o início - mas, acima de tudo, traça um retrato fiel da figura cativante de Cássia Eller. Imperdível.


Título: Minha Fama de Mau
Autora: Erasmo Carlos
Editora: Objetiva
Páginas: 360
Ano: 2009
Com cabeça de homem e coração de menino, Erasmo Carlos conta suas memórias, da infância humilde à consagração como ídolo do rock. 'Minha Fama de Mau' conta como o menino criado pela mãe numa casa de cômodos, superou as limitações e o preconceito, consagrando-se, junto ao amigo Roberto Carlos, como o porta-voz sentimental de milhões de pessoas.


Título: Pra Ser Sincero: 123 Variações sobre um mesmo tema
Autora: Humberto Gessinger
Editora: Belas Letras
Páginas: 304
Ano: 2009
Em 11 de janeiro de 1985, mesmo dia da abertura da primeira edição do Rock in Rio, Humberto Gessinger subia ao palco do auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS de cabelo new wave e bombacha, para o primeiro show de uma banda que tinha nascido para durar uma noite só. Era para ter se chamado Frumelo & Os Sete Belos, mas ninguém gostou, então os integrantes da banda resolveram fazer uma brincadeira com os estudantes de Engenharia e os surfistas que frequentavam o bar da universidade, que estava a pelo menos 100 quilômetros do mar. Engenheiros do Hawaii. Vinte e cinco anos depois dessa estreia, Humberto Gessinger – que acompanhou todas as formações desde o primeiro show – lança neste livro seu olhar sobre a trajetória do grupo, sobre cada uma das composições e revela curiosidades e bastidores das gravações. Com fotografias inéditas, informações sobre cada um dos discos, letras comentadas e um diário de 1984 a 2009, Pra Ser Sincero é um livro sobre uma banda que era para ter durado uma noite só, mas que acabou escrevendo um capítulo da história do rock brasileiro, mesmo estando longe demais das capitais.
                                                                                          
Título: Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia
Autora: Nelson Motta
Editora: Objetiva
Páginas: 392
Ano: 2007
Preto, gordo e cafajeste, formado em cornologia, sofrências e deficiências capilares. Era assim que Tim Maia o cantor que integrou o soul e o funk aos ritmos brasileiros se definia. A partir de uma pesquisa assombrosa e de uma intensa convivência com Tim Maia, o jornalista e produtor musical Nelson Motta conta, no ritmo irresistível do rei do samba-soul, a sua história de som, fúria e gargalhadas.

Título: 50 Anos a Mil
Autora: Lobão e Claúdio Tognolli
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 591
Ano: 2010
"50 Anos a Mil" é a explosiva autobiografia de Lobão. Da infância calma no Rio de Janeiro ao Grammy de 2007, passando pelos anos de loucura ao lado de Cazuza e Júlio Barroso, as brigas com gravadoras e a prisão por porte de drogas, o cantor mais polêmico do rock brasileiro conta tudo com surpreendente bom humor. Todos dizem em algum momento da vida: "Isso dá pra escrever um livro." Lobão, pelo jeito, é um recordista nesse tipo de momento. "50 Anos a Mil", a autobiografia do músico, é um percurso pela história artística do Brasil a partir dos anos 1960, cheio de humor ácido, tiradas inteligentes e detalhes sórdidos da vida de Lobão... e de muito mais gente.

Então pessoal, alguém já leu algum livro destes que foram apresentados? Se sim, digam o que acharam. E se não, me indiquem mais livros bacanas. Quero ver vocês participando do blog, hein! ^^

Beijos e até a próxima!

--- Isabelle Vitorino ---

16 comments

Amanda.. 23 de setembro de 2012 16:05

Não li nenhum mas o post começou com o pé direito,
Gosto bastante de Cássia Eller,então vai pra minha lista concerteza, muito bom..

Adorei o post.

Alessandra 23 de setembro de 2012 19:11

Não poderei contribuir com as postagens, li absolutamente NADA com esse tema. ai que vergonha hehehe
mas pretendo ler, só não sei qual.

Fernanda Mendonça 23 de setembro de 2012 20:17

Nooossa!!!

Não sabia q tinham livros sobre a Cassia e o Tim Maia!!!

Será que são bons??

Quero muito ler! *O*

Fabi 24 de setembro de 2012 10:40

Me interessei por Vale Tudo..gosto da musicas do Tim Maia!

Amor de Livros 24 de setembro de 2012 12:00

Apenas uma garotinha, Tim Maia e Lobão são os que eu quero ler!!!! Eu gosto de biografias e esses três me chamaram bastante a atenção.
Não conhecia esse da Cassia Eller e é claro que eu vou pesquisar... rs

Bjs
Niii
http://amordelivros.blogspot.com.br/

Khrys Anjos 24 de setembro de 2012 16:42

Esse post é muito bacana. Quem é fã dos músicos também poderá conhecer seus artistas favoritos ao ler suas histórias.

Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!

Jadi Soares 24 de setembro de 2012 23:28

Conheço quase todos os livros da lista. \o/
Nunca tinha ouvido falar desse livro sobre a Cassia Eller, e essa capa nem parece que e ela. #medo
Tenho o livro do TIM MAIA, por meu padrasto ser grande fã dele, mas aind ano tive oportunidade de ler.
Do Lobão minha mãe leu e gostou bastante, é um livro bem grosso.
vim

Danni 26 de setembro de 2012 11:53

Tem livro sobre a Cássia? Nem sabia.. hahaha
Não sou muito fã de livros sobre músicas. A não ser que falem sobrem algum cantor/banda que eu realmente ame.
Mas gostei do post! Mas senti curiosidade em ler o de Cássia.

Bjs
Danni
http://www.garotaselivros.com/

Samira Chasez 26 de setembro de 2012 21:57

A música Apenas uma garotinha é a música minha vida.. Passei bons momentos cantando meias 3/4... Linda essa música heheheh

Constantino Tarouco 26 de setembro de 2012 22:11

Izabelle,

Você está de Parabéns, pois, esses titulos são muito bons... Tens um bom gosto para a música..

Leticia Tavares 26 de setembro de 2012 22:21

Desculpa, mas não gostei de nenhuma dessas músicas. apesar de não conhecer de fato elas

Diziano Machado da Conceição 28 de setembro de 2012 09:18

Muito boa essa sua serie. Não li nenhum, mas de longe eu escolheria Pra ser Sincero, gosto muito de Engenheiros do Hawaii, e sou gaucho :D. Muito bom...

Janaina Barreto 28 de setembro de 2012 21:32

Gostaria MUITO de ler a autobiografia do Lobão! Admiro-o muito como artista e até imagino o conteúdo dessas páginas, mas acho que minha imaginação seria superada, com certeza! ><

Paula Camargo 28 de setembro de 2012 22:27

Nossa não sabia que existia esses livros sob cantores tão consagrados,não sou mega fã de nenhum,mas Cassia Eller sempre é especial!

Jessica Lisboa 29 de setembro de 2012 20:45

Sinceramente eu não iria ler enhum desses livros, só se fosse por obrigação.
Ps: A capa de Apenas uma garotinha é meio estranha.

Rosana Apolonio 29 de setembro de 2012 23:40

Tirando o livro sobre o Erasmo eu gostaria de ler todos, ainda mais porque são artistas bem especiais que marcaram toda uma geração. Cássia Eller fez parte da minha fase roquerinha, assim como Lobão, mas de todos esses artistas o que eu continuo amando ensandecidamente é o Humberto Gessinger, acompanhei o trabalho dele em Engenheiros e continuo acompanhando em Pouca Vogal, adoro demais e com certeza lerei esta biografia!
;)

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.