Seguindo a Trilha: Livros sobre Música e Músicos - Parte III



Hey you!*

Não sei se já comentei com vocês em algum momento ou se vocês perceberam pelos meus playlists, mas eu sou completamente apaixonada por classic rock e é essa paixão que se manifesta nas linhas abaixo, por isso, não vou me prolongar muito nessa introdução e vou deixar que vocês leiam e me digam sobre o que acham desses artistas (que eu particularmente amo muito) e dos livros em questão.

Título: Eric Clapton – A Autobiografia
Autor: Eric Clapton
Editora: Planeta
Páginas: 400
Ano: 2007
Eric Clapton é muito mais que um rock star. Apresentou-se ao redor do mundo em shows disputadíssimos e é um artista fundamental no desenvolvimento musical de toda uma era. Sua maneira de tocar o fez ser chamado de Deus. Composições como Layla, Sunshine of your love, Wonderful tonight e Tears in heaven são inesquecíveis para várias gerações de fãs de música. Neste livro, Clapton conta a história de sua viagem profissional e pessoal sem esconder nada, numa das memórias mais arrebatadoras de nosso tempo. 


Título: Led Zeppelin – Quando Os Gigantes Caminhavam Sobre A Terra
Autor: Mick Wall
Editora: Larousse
Páginas: 527
Ano: 2009
Quarenta anos após sua formação, em um porão imundo da Chinatown de Londres, surge a primeira biografia realmente definitiva de um dos grupos de rock mais famosos do mundo – o Led Zeppelin.  Eles foram o último grande grupo da década de 1960; o primeiro da década de 1970. Surgiram das cinzas dos Yardbirds para se tornar um dos grupos de rock de maior vendagem de todos os tempos. Mick Wall, respeitado jornalista musical, conta a história do grupo que escreveu o manual do excesso na estrada – e acabou pagando por ele o preço do desastre, e da dependência de drogas e da morte. Quando os Gigantes Caminhavam sobre a Terrarevela pela primeira vez a verdadeira extensão do interesse do líder da banda, Jimmy Page, pelo oculto, e vai até os bastidores para mostrar a verdade por trás da fama. Wall também conta, numa série de flashbacks imaginários, histórias da vida dos quatro integrantes que transformaram o sonho do Led Zeppelin em uma realidade ainda mais incrível. Acima de tudo, este é um livro que percorre a fascinante história do Led Zeppelin a partir da íntima convivência com o grupo. É o resultado de anos de pesquisa e se baseia não apenas em entrevistas individuais com todos os membros do grupo – além de outras feitas por pessoas que os conheciam e trabalhavam com eles -, mas também na visão que só pode ser adquirida por alguém que passou três décadas no meio musical ao lado dos maiores artistas.  Imperdível!

Título: Metallica – A Biografia
Autor: Mick Wall
Editora: Globo
Páginas: 429
Ano: 2012
Formada em 1981, misturando os riffs poderosos da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal) com a atitude punk, a banda Metallica criou seu próprio gênero, o thrash; foi seguida por Slayer, Anthrax e Megadeth, mas nunca quis ficar restrita a esse rótulo. Trinta anos depois, superou todas as expectativas e é considerada a maior banda de metal de todos os tempos — em 2011, a revista britânica Kerrang! a elegeu como a banda de rock mais influente das últimas três décadas; também foi a mais votada pelos brasileiros para estar no Rock in Rio 2011. É a história oficial do grupo que o jornalista britânico Mick Wall, que acompanha a banda desde o início, conta em "Metallica – a biografia". Mas não foi uma trajetória tranquila nem isenta de problemas. A parceria entre Lars Ulrich, extrovertido jovem dinamarquês fã de Deep Purple, e James Hetfield, garoto americano com cara de poucos amigos criado numa família ultrarreligiosa e atormentado pelo alcoolismo, deu origem a algumas das músicas mais incríveis do gênero. O Metallica passou por todos os clichês do rock: sexo, drogas, bebidas e mulheres. Também sofreu com a morte de um de seus principais membros, o baixista Cliff Burton, em um acidente de ônibus em 1986. Também sofreu críticas quando tentou se reinventar durante os anos do grunge e quase chegou ao fim depois de atacar os próprios fãs no caso Napster. Depois de tantas mudanças, muita terapia e um novo baixista, o Metallica continua lotando estádios em todo o mundo com seus shows. 

Título: Nos bastidores do Pink Floyd
Autor: Mark Blake
Editora: Generale
Páginas: 456
Ano: 2012
Criada em Cambridge, na Inglaterra, Pink Floyd foi a banda progressista mais influente. Famoso por suas letras contestadoras e shows bem elaborados, a banda que vendeu mais de 230 milhões de álbuns em todo o mundo, também ficou muito conhecida pela desordem e desentendimento dos integrantes, que algumas vezes chegaram a sobrepujar as conquistas. Interessada em desvendar os mistérios que cercam a polêmica história da banda, a Editora Évora, pelo selo Generale, traz ao Brasil Nos Bastidores do Pink Floyd, a mais completa e detalhada biografia deste ícone do rock moderno. A obra é baseada em entrevistas do autor, Mark Blake, jornalista especializado em biografias de bandas e de músicos, com os membros do grupo, produtores e ex-colegas universitários e foi lançada em comemoração aos 40 anos do “Floyd”, incluindo um caderno de fotos exclusivas. Blake detalha a trajetória do Pink Floyd desde as primeiras reuniões em pubs de Cambridge até a última apresentação no Live 8, em 2005. O autor se concentra “nas personalidades das pessoas que fazem a música, nas memórias e nas impressões daqueles que estão ao seu redor” e dessa maneira relata os primeiros dias do grupo, os maiores sucessos e explica causas e consequências das brigas entre David Gilmour, Richard Wright, Nick Mason, Roger Waters e Syd Barrett, integrantes da banda. A trajetória do Pink Floyd é marcada por uma oscilação de altos e baixos e principalmente pelas mudanças de nome e formação, porém, a banda nunca esteve em um declínio total e atrai fãs do mundo inteiro até os dias de hoje.

Título: The Beatles – A Biografia
Autor: Bob Spitz
Editora: Larousse
Páginas: 982
Ano: 2007
Resultado de quase uma década de pesquisa e centenas de entrevistas inéditas, somadas à descoberta de inúmeros documentos nunca antes revelados, The Beatles, de Bob Spitz, é a biografia mais completa já escrita sobre a vida e a obra do quarteto fantástico de Liverpool. É o livro que todos os fãs esperavam: um relato abrangente, completo, tão brilhante, divertido e revelador como um disco dos próprios Beatles. 

Bônus:


Título: Mais Pesado Que o Céu – Uma biografia de Kurt Cobain
Autor: Charles R. Cross
Editora: Globo
Páginas: 450
Ano: 2002
Biografia completa do líder da banda Nirvana, responsável por colocar Seattle no cenário do rock internacional. A pesquisa do jornalista Charles R. Cross durou quatro anos. Foram mais de quatrocentas entrevistas e livre acesso a diários, letras e fotos do cantor. Ele reconstitui a infância de Cobain, que vivia num trailer com a família, a ascensão meteórica e sua conturbada relação com Courtney Love, entre outros detalhes.

Por fim, gostaria de dizer que espero sinceramente que vocês tenham gostado dessas postagens especiais, como também, que para mim foi um prazer trazer para vocês um pouco mais de informações sobre essa arte que faz parte da minha vida de forma constante: a música.

Beijos e até a próxima!

* Brincadeira com o nome da música de Pink Floyd (risos).

--- Isabelle Vitorino ---

13 comments

Jessica Lisboa 30 de setembro de 2012 10:29

AHH!! Amei tudo! A unica banda que ue não sou muito fãn é Metalica o restante adoro todos! Quase todos ja foram pra minha lista!!

Alessandra 30 de setembro de 2012 12:42

Finalmente posso dizer que li algum dos livros da lista...
Ta, pensando bem eu li metade, mas já é melhor que nada.
Li metade de 'Mais Pesado Que o Céu' há um tempo, mas acho que eu não era fã o suficiente para dar continuidade à leitura. Mas pretendo retomar a leitura. Ouvi dizer que é mt bom.

Amanda.. 30 de setembro de 2012 13:05

Nunca vi tanta coisa boa reunida em um lugar só rsrssr
musica e livros tudo de bom, eu gosto bastante das playlists, sempre que termino de ler o post, coloco as músicas pra tocar.

Fabi 30 de setembro de 2012 14:51

Também adoro classic rock,principalmente The Beatles e Eric Clapton!
Assim que puder( $$) comprarei a biografia do Eric Clapton.

Bj

Paula Camargo 30 de setembro de 2012 16:38

É,realmente já percebi que você gosta muito de classic rock,não é meu estilo preferido,na verdade ainda não aprendi a gostar nada de rock ;x..mas eu acho essa coluna super legal p/ quem gosta desse estilo,e realmente é maravilhoso poder exercer a paixão pela leitura e de quebra alimentar o amor pela música.

Jadi Soares 30 de setembro de 2012 17:55

Acho que a biografia do Kurt Cobain deve ser bem interessante, ainda mais pq a carreira dele e meio polemica e tals.
A biografia do beatles tbm deve ser interessante.
Nao sou mt fã de biografias, mas tem algumas que me chamam bastante atenção.
bjim

Janaina Barreto 30 de setembro de 2012 19:03

esse post é realmente voltado para os fãs do bom e velho rock clássico! Confesso que não sou fã não, nem mesmo de rock (já fui, hoje curto Indie e gêneros similares), mas conheço alguém que morreria por esse biografia do The Beatles! Quase 1000 páginas... Nem quero imaginar o preço! haha

Beijos ;*
@jana_keanuloka

Constantino Tarouco 30 de setembro de 2012 20:16

Essas bandas são demais, não posso dizer que não gosto de nenhuma, que bom.. E muitas tenho cds ou em arquivos no computador.

Samira Chasez 30 de setembro de 2012 20:17

Oi..

Adoro um Rock, então a escolha dessas bandas para mim foi perfeita porque curto todas..

Leticia Tavares 30 de setembro de 2012 20:18

Mesmo não gostando de uma banda dessas acho que eu leria esse livro com o maior gosto..

Diziano Machado da Conceição 30 de setembro de 2012 20:41

Uhuuuuuuuuuuuuuul. Pink Floyd, não conhecia este livro. Assim que puder vou em busca dele. Eric Clapton não fica muito atras mas não é prioridade. A tragetória merecia um filme também. Abraçoss...

Rosana Apolonio 30 de setembro de 2012 21:06

Como pode eu querer todos?! Eu amo cada um desses artistas, são todos tão especiais e que marcaram a minha vida de um modo diferente que eu sinceramente adoraria poder ler todas as biografias, principalmente a de The Beatles, já que é o grupo ícone de todos os tempos quando o assunto é boa música.

Isabelle, adorei as postagens especiais, cada um post com uma indicação melhor do que o outro. Amei!

;)

Fernanda Mendonça 30 de setembro de 2012 22:59

Quero todos esses livros!!! *O*

Sabe que eu to com alguns livros sobre bandas aqui em casa e ainda nao tive tempo de ler? São eles: Alguém como Adele, Crescendo com os Sex Pistols e Encurralados - O Stones no Banco dos Réus!

Será que são bons ou é só minha expectativa? xD

=*

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.