Resenha: Estilhaça-me por Tahereh Mafi

Para quem não sabe, eu sou fascinado por personagens que tem superpoderes (um dia ainda escrevo um livro com este tema) e tudo que está relacionado a podres e mutação (adoro a trilogia de filmes dos X-Man, ainda não tive o prazer de ler as HQs, mas quem sabe em um futuro próximo) ganha logo a minha atenção, e com Estilhaça-me não poderia ser diferente.

Título: Estilhaça-me
Série: Estilhaça-me #1
Autor (a): Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Ano: 2012
Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Com uma narrativa um tanto incomum e ao mesmo tempo fascinante, Tahereh Mafi nos mostra a mente de uma jovem perturbada que está presa há 264 dias sem ter com quem conversar. A autora usa frases rabiscadas no meio do texto para expressar pensamentos que Juliette teve, mas que supostamente não deveria ter. Muitas frases não tem vírgula (que não é erro da revisão), o que pode incomodar um pouco, mas que depois de um tempo vemos que tudo faz parte da estratégia da autora para nós mostra como a mente de Juliette funciona.

Como já falei acima, Juliette está aprisionada há 264 dias sem ter com quem dividir suas angustias e pensamentos, até que um dia um ser humano um garoto é designado a dividir cela com ela. É a partir dai que a vida de Juliette muda completamente. Aquele garoto não era um simples ser atormentado como ela, ele era um espião do Restabelecimento. Agora Juliette se ver nas mãos do descontrolado Warner, o vilão da historia.

Com uma narrativa ágil, Estilhaça-me aparece evaporar em nossas mãos. Você começa a ler e quando se dá conta o livro já tem terminado (pelo mesmo isso aconteceu comigo). Os personagens são bem construídos, principalmente o Warner que apesar de ser o vilão da historia é meu personagem preferido e tenho certeza de que a uma justificativa de por que ele age daquele jeito. Já personagem que menos gostei foi o Adam, muito chato e sem personalidade (o único personagem que desaprovo).


O final do livro não é tão emocionante o quanto eu esperava, e não me deixou muito curioso pela continuação (mas é claro que vou continuar a ler a trilogia, e a torcendo pelo Warner). Mas o final serviu para uma coisa, consolidar as semelhanças de Estilhaça-me tem com X-Man, não que seja uma copia (se não a autora ia ser processada por plagio), mas conseguimos ver de onde a inspiração da autora veio. E se você está curioso para ler Estilhaça-me e tirar suas próprias conclusões, fique ligado no blog quem sabe não tem uma promo.


--- Jackson Fernandes ---

22 comments

Jenice Franca 16 de julho de 2012 17:54

Oi,Jackson! Eu tenho este livro não me arrependi de ler e ,inclusive ,estou louca para ler a continuação.Mas este recurso que ela usou de sublinhar e a repetção de ideias me deixou muito irritada! Haha O Warner também é o meu personagem favorito.Aliás, sempre acho os vilões mais envolventes! Quando a autora veio ao Brasil , disse que o segundo livro virá sob a perspectiva do Warner, então fiquei empolgada porque a tendência é ser melhor que o próprio Estlhaça-me

Abraço e boa semana,pessoal!

Samira Chasez 16 de julho de 2012 17:57

Oi..

Uma amiga me falou desse livro e não me aguentei e corri e comprei ele.. Ele é divino, a capa é um arraso.. Mas, infelizmente tenho que terminar outros para poder ler ele.. Por enquanto ele está na fila para ser lido..

Luara Cardoso 16 de julho de 2012 20:46

Eu adorei esse livro. Pra mim foi um dos melhores que eu li esse ano. A narrativa é totalmente inovadora e isso me encantou.
Também adoro essa temática. :)

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Jadi Soares 16 de julho de 2012 23:22

Já li várias resenhas de Estilhaça-me e maioria positiva, algumas com pequenas resalvas. Uma delas é essa repetição e também as frases tachadas.
Deve ser bem diferente mesmo o livro em si, estou doida pra ler, só que minha grana ta meio curta e tenho alguns livro em casa pra ler. Mas assim que der com certeza vou correndo busca-lo.

Rosana Apolonio 17 de julho de 2012 23:39

Eu gostei de Estilhaça-me apesar de tudo, mas não foi nada: "OMG que livro surpreendente!, porque parecia que eu estava lendo os HQ's de X-Man... rsrs Mas de todo modo, é um bom livro e que vale a pena a leitura, ele realmente some em nossas mãos, li ele em poucas horas.
=D

Jessica Trajano 18 de julho de 2012 11:25

Que muuuito esse livro, pensar em como tudo isso aconteceu e como vai terminar (se vai haver uma cura ou se ela não poderá mesmo encostar em ninguém, isso é intrigante!!!)
Beijão

Erika Costa 18 de julho de 2012 13:15

A resenha está otima!! Estou doida para ler este livro e pelo o que vih pela resenha o livro me parece ser muito interessante e espero ganha-lo na promoçao :D
Parabens pelo Blog \o/

Sabrina ツ 18 de julho de 2012 17:54

*-* Adorei a resenha!
cada vez fico maaaaaaaais absurdamente louca por esse livro!

Laena Furtado 18 de julho de 2012 20:03

Ahhh, adorei a resenhaa! Quero ler esse livro! *----*

Fellipe 20 de julho de 2012 12:05

Estou muito curioso para ler esse livro, mas apreensivo com esse final! Vi vários comentários dizendo que ele é desanimador, mas espero que comigo seja diferente! Amo a Vampira do X-man e agora quero semelhanças mesmo rs

Maria Eduarda 20 de julho de 2012 13:28

A resenha mais uma vez, está ótima!! Estou louca para ler..

Viviane de Andrade 20 de julho de 2012 22:04

Eu super quero ler este livro !! Deve ser supeer demais, necessito deste livro, URGENTE ! Ótima resenha, sucesso.

http://devaneioselivros.blogspot.com.br
@DevaneiosLivros
Viviane de Andrade

Bruna 23 de julho de 2012 21:15

A resenha está otima!!
Estou doida para ler este livro.
A capa é linda demais.
Beijos

vitoria silva 24 de julho de 2012 14:19

Estou roendo as unhas com vontade de ler esse livro;
A capa é maravilhosa, todas as minhas amigas que leram o livro disseram que é ótimo.

Samira Chasez 25 de julho de 2012 17:48

Eu querooo muito esse livro..

Samira Chasez 26 de julho de 2012 15:11

A capa desse livro é um arraso... E o enredo é maravilhoso.. Quero muito ganhar ele...

Anna Cristina Amaral Rocha 26 de julho de 2012 15:15

ADOREEEI A RESENHA... to louca pra ler esse livro, ele é meio louco hahah tem muitas partes riscadas, mais é legal!

Beeeijos ;*

Nanda 28 de julho de 2012 16:18

Estou bem curiosa com esse livro. Apesar de sempre ficar com um pé atrás com os primeiros volumes das séries, que sempre são mais descritivos e enrolados, esse me interessa. Gosto bastante dessa temática de poder especiais, desde que não seja um Crepúsculo da vida hehehe.

Adorei tua resenha e o blog
Beijos

Gabriella 30 de julho de 2012 23:17

estou louca pra ler esse livro, otima resenha

Leticia Tavares 31 de julho de 2012 01:23

Faz muito tempo que estou morrendo de vontade de ler este livro, pois, me apaixonei pela a sua história assim que li a sua sinopsia e quero muito ganhar este livro.. E também achei uma fofura a sua resenha.. Parabéns!

Jessica Lisboa 1 de agosto de 2012 22:58

Estou super curiosa sobre este livro, pois parece ser aquele tipo de livro cheio de achao e tal. Agora sua resenha me deixou mais curiosa ainda para saber sobre o livro.

Khrys Anjos 4 de agosto de 2012 13:32

Depois de ler tua resenha fiquei supeeeeeeeeeeeeeer a fim de ler o livro. Também me amarro nessas histórias tipo X-Men.



Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.