28 de julho de 2016

Resenha: Tropas Estelares por Robert A. Heinlein

Na resenha de hoje conheceremos um dos maiores clássicos de ficção científica de todos os tempos, vencedor do prêmio Hugo e um dos pioneiros do gênero literário. Pra quem já leu Isaac Asimov, com certeza precisa ler Heinlein.

Título: Tropas Estelares
Autor: Robert A. Heinlein
Editora: Aleph
Páginas: 364
Ano: 2015
Onde comprar: Amazon | Saraiva | Submarino
Alistar-se no Exército foi a primeira – e talvez a última – escolha livre que Juan Rico pôde tomar ao sair da adolescência. Apesar do árduo e rigoroso treinamento pelo qual é obrigado a passar, o perseverante recruta está determinado a tornar-se um capitão de tropas. No acampamento militar, ele aprenderá a ser um soldado. Mas apenas ao final de seu treinamento, quando, enfim, a guerra chegar (e ela sempre chega), Rico saberá por que se tornou um. Vencedor do prêmio Hugo e um dos maiores clássicos da ficção científica mundial, Tropas estelares traz um enredo repleto de ação, tecnologia, superação de desafios, guerras espaciais e complexas relações políticas e humanas. A obra foi adaptada para o cinema pelo diretor Paul Verhoeven.


A última decisão como civil e adolescente que Juan “Johnnie” Rico tomou foi se alistar ao Exercito, esta que mudaria sua vida para sempre. Depois de passar por um árduo treinamento que elimina boa parte daqueles que pensam em seguir a vida como militar, Johnnie descobre o seu caminho e está determinado a se tornar um capitão de tropas. No acampamento, ele aprende a ser um soldado, mas é somente com a guerra que ele descobre por que se tornou um.

Diante de tantas dificuldades que passa ao lado de seus companheiros, pequenos flashes de sua vida antes de entrar para as forças militares ajudam a lhe revelar o sentido de muitas coisas antes incompreendidas por ele e por tantos outros. Se tornar um grande homem não será fácil, bem como chegar onde ele almeja.

Posso começar a nossa resenha dizendo que estou completamente apaixonada pela escrita de Heinlein! Simples, de fácil compreensão, mas que trás consigo uma intensidade inexplicável. Um dos grandes pioneiros do gênero de ficção científica, ele consegue ser objetivo envolto de um esquema filosófico impressionante. Para a época em que foi escrito, “Tropas Estelares” consegue ser atemporal em vários sentidos, buscando uma realidade tão distante e ao mesmo tempo tão próxima que não há palavras para explicar exatamente o que se sente ao ler tamanha grandiosidade.

Juan Rico é um jovem como qualquer outro e acaba se alistando no Exército por impulso, já que seus amigos também fariam o mesmo. Embora seu intuito fosse de somente passar o período necessário para conseguir exercer sua cidadania, ele acaba descobrindo que a vida de um soldado, apesar de ser muito difícil, é o que ele deseja e muito mais dentro daquela vida dura de militar. Diante de uma guerra iminente, muitas coisas antes esquecidas tornam-se necessárias para o desenvolvimento de sua personalidade e caráter.

Apesar de ter muita ênfase em termos militares, Heinlein não se limita apenas a isso. Sua história consegue avançar parâmetros impressionantes dentro do tema, tornando a trama muito mais interessante do que seria apenas uma aventura militar.

Preciso falar de uma aula que é obrigatória para todos os jovens da trama, embora não tenha peso nas notas para eles. A matéria de História e Filosofia da Moral, ensinada por um veterano do exercito é, na minha opinião, o ponto chave de toda a trama. Sem ela, toda a história não teria o mesmo impacto nos leitores e perderia boa parte do sentido. Pelo nome, inicialmente consideraríamos ela como de “humanas”, mas ela é classificada no livro como “exatas”, junto com matérias como física ou química. Mesmo parecendo um pouco contraditório, o instrutor de tal matéria consegue trabalhar toda uma filosofia de modo exato, onde não haja dúvidas de que aquilo é exatamente o que ele quer passar, a verdade sem meios termos. E é essa aula que faz com que os pensamentos do protagonista mude e o torne mais maduro, ajudando a tomar as grandes decisões que ele precisa pra chegar onde deseja.

Confesso que os relatos dessas aulas não só o mudaram, como conseguiram me mudar também. São coisas tão profundas e verdadeiras que conseguem impactar o leitor de forma brusca, fazendo que ele repense junto com o personagem boa parte das coisas que decidimos na vida. Se este era um dos intuitos de Heinlein, garanto fielmente que ele chega no objetivo. E mesmo aparentando ser algo tão sério, o autor ainda consegue inserir comicidade sem perder o foco original, o que é algo surpreendente diante de tudo isso.

De acréscimo a essa obra magnífica, temos a edição da Editora Aleph que a tornou ainda mais maravilhosa. Além da nota sobre o autor, das aberturas de cada capitulo com frases de impacto, ainda tem uma nota história no final e um trecho de uma entrevista com os escritores de um livro sobre Heinlein. Esses fatores, mesmo não sendo essenciais, engrandecem ainda mais este livro maravilhoso.

Um livro essencial não somente para entusiastas de ficção científica, como para qualquer leitor. Quem já teve o prazer de ler Isaac Asimov e não leu ainda nenhuma obra de Heinlein, tem que se interar urgentemente, pois é necessário o conhecimento de tamanho talento. Com certeza um dos melhores livros que li esse ano e um a mais na minha lista de favoritos de todos os tempos.

[...] No meu entender, ao compor aquela canção, o poeta quis dizer que as melhores coisas da vida precisam ser compradas com outra coisa, não com dinheiro. O que é verdade, da mesma forma que o significado literal das palavras é falso. As melhores coisas da vida estão além do dinheiro; o preço elas é sofrimento e suor e dedicação... e o preço exigido pela mais preciosa de todas as coisas da vida é a própria vida. O supremo custo em troca do perfeito valor. Pág. 129

--- Juliana Gueiros ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.



ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM