Harry Potter Book Tag: Livros de Cada Casa - Sonserina

E a nossa tag está chegando ao fim... Esperamos que todos vocês tenham curtido as nossas indicações de leituras e que tenham se divertido com as nossas tentativas de transformar os traços das casas de Hogwarts em algo palpável na literatura. Sem mais delongas, vamos a última postagem da nossa Harry Potter Book Tag com nada menos que uma das casas mais polêmicas: Sonserina!

SONSERINA

Traços da Casa: Ambição, Astúcia, Engenhosidade, Sagacidade, Planejamento, Espírito de Liderança, Senso de Autopreservação, Desrespeito pelas Regras, Interesse Próprio, Exclusividade (mas com fortes laços dentro de um grupo exclusivo)



Isa: Sonserina é aquela casa que eu sempre admirei, mas com algumas reservas. Apesar de possuir algumas características dos membros dessa casa, sou emotiva demais para fazer parte dela. É por isso, que dentre todas as casas, essa foi a que eu tive mais dificuldades em pensar em leituras para indicar. Mas bem, eu tentei... 

  • Na Natureza Selvagem por Jon Krakauer: Enquanto estive lendo esse livro, muitas das características dos sonserianos me veio a mente ao observar as atitudes de Chris McCandless. Nessa história baseada em fatos reais, o jornalista Jon Krakauer investiga as causas por trás da morte desse jovem que após doar todo o dinheiro, sai em uma jornada pela busca de um contato com a natureza e com uma vida selvagem. Adotando uma postura rebelde aos planos de sua família, ele não mede as consequências de suas escolhas e decide protagonizar sua própria odisséia, onde apenas a sagacidade e esperteza poderiam mantê-lo com a vida. Uma história extremamente forte.
  • Eu Sou a Lenda por Richard Matheson: Ser o único homem vivo do mundo requer muito mais que inteligência. É preciso ser organizado, astucioso e extremamente sagaz. Principalmente porque mais do que sobreviver sozinho em um mundo assolado por algo mortal que transformou os seus iguais em algo inominável, ele precisa combater os seus próprios impulsos a fim de assegurar que a espécie humana não chegará ao fim caso morra.


Marcel: Falar que a Sonserina é a minha casa favorita seria algo bem mentiroso, mas sempre gostei do lado orgulhoso e imponente dessa cara. Ela me remete ao tipo de personalidade mais intrigante que me interesso em um personagem ("admire, mas não toque"). Minhas recomendações são:

  • O Retrato de Dorian Gray por Oscar Wilde: Temos um belo rapaz, admirado por todos que o conhecem e que, apesar de sua aparência angelical, ocorrem boatos de ser uma das pessoas mais devassas, corruptas e podres da sociedade. Dorian é a representação clara do que aconteceria com um homem que consegue manter a sua juventude e beleza eternamente e questões como a moral e o hedonismo vão do cerne ao dispensável durante todo o livro.
  • A História Secreta por Donna Tartt: Que o Richard é uma pessoa ambiciosa, todos percebemos ao longo da narrativa do livro, mas um grupo de alunos que claramente só está preocupado em fugir das responsabilidades por seus atos imprudentes e que não apresenta remorso algum sobre suas ações, mas que só querem a todo custo salvar as próprias peles, isso é algo que Salazar Slytheryn certamente aplaudiria de pé.



Mari: Apesar da rivalidade entre a queridinha Grifinória (casa de tantos personagens maravilhosos) e a casa "daquele que não deve ser nomeado", confesso simpatizar mais com essa última. Motivo: é a casa do Severo Snape e eu simplesmente amo e admiro esse personagem! Portanto, com prazer faço minhas indicações baseadas nos fortes traços dessa casa:

  • Prince of Thorns por Mark Lawrence: Protagonizado por um anti-herói (ou vilão?), este livro conta a história do Príncipe Jorg Ancrath, que testemunhou o assassinato brutal da sua mãe e do seu irmão caçula. Jogado para morrer em um arbusto de roseira-brava, Jorg sobrevive e sai em busca da sua vingança com uma enorme ambição e uma sede de sangue sem limites.
  • Dragão Vermelho por Thomas Harris: Se tem uma figura que se enquadra no perfil da Sonserina é a do psicopata. Não é a toa que o membro mais famoso dessa casa foi um, como assim o classificou nossa amada J. K. Rowling. E falando em psicopata, impossível não lembrar do ilustre Hannibal Lecter. Dragão Vermelho é o primeiro livro da Trilogia Hannibal, e nela, encontramos todos os traços da Sonserina!

E a "Harry Potter Book Tag" chegou ao fim... Espero que vocês tenha se divertido junto com a gente e que tenham tirado boas indicações de leituras para essas férias. Como sempre, não deixem de compartilhar conosco quais os livros que você indicaria para os membros da Sonserina.

P.S: Eu não ia fazer isso, mas foi impossível fazer essa TAG sem lembrar de uma certa moça brasiliense que há 02 anos me entretem no universo youtubístico. Então, dona Verônica Valadares, sinta-se Taggeada! 

--- Marcel, Isa e Mari ---

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.