Resenha: Star Wars - Kenobi por John Jackson Miller

Queridos leitores, hoje iremos embarcar em uma aventura que muitos fãs do universo Star Wars sempre imaginaram: o que Obi-Wan Kenobi fez em seguida do nascimento do filho de Anakin, onde foi parar e como se tornou aquele velho perdido no deserto. Nesse livro, encontramos algumas respostas para saciar a nossa curiosidade. Vamos lá?

Título: Star Wars - Kenobi
Autor: John Jackson Miller
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 528
Onde comprar: Amazon | Saraiva | Submarino
A República foi destruída, e agora a galáxia é governada pelos terríveis Sith. Obi-Wan Kenobi, o grande cavaleiro Jedi, perdeu tudo... menos a esperança. Após os terríveis acontecimentos que deram fim à República, coube ao grande mestre Jedi Obi-Wan Kenobi a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Vivendo entre fazendeiros no remoto e desértico planeta Tatooine, nos confins da galáxia, o que Obi-Wan mais deseja é manter-se no completo anonimato e, para isso, evita o contato com os moradores do local. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão quando o “Ben Maluco”, como o cavaleiro passa a ser conhecido, se vê envolvido na luta pela sobrevivência dos habitantes de um oásis esquecido no meio do deserto e em seu conflito contra o perigoso Povo da Areia.

Após a queda da República e a ascensão do Império dominado pelos Sith, Obi Wan Kenobi vai até Tatooine, um planeta desértico, levar o filho do antigo Anakin Skywalker para ser criado por seus tios, esperando que este um dia se torne a salvação de toda a galáxia. Como provavelmente o último Jedi vivo, o que mais Kenobi procura é não chamar a atenção e viver discretamente, observando como Luke se sairá e protegendo-o de todo e qualquer mal que venha em busca do garoto.


Porém, a busca desse anonimato acaba por água abaixo quando o "Ben malucão", como acabou ficando conhecido pelos moradores da região, se vê envolvido em uma luta pelos habitantes do oásis em busca da sobrevivência e enfrentando o temido Povo da Areia, podendo colocar tudo o que ele foi fazer a perder.

Para começar, recomendo a quem for ler este livro, que tenha um conhecimento prévio dos acontecimentos dos três primeiros episódios da saga, pois é de suma importância para que possa entender os motivos que levaram aos acontecimentos que nele são relatados. A história ocorre logo após da queda da República e da transformação de Anakin Skywalker no Lord Sith Darth Vader. Obi-Wan Kenobi, um dos maiores Cavaleiros Jedi de todos os tempos tem como missão levar o filho de Anakin para algum lugar onde possa protegê-lo e, para que isso aconteça, tem que abrir mão de tudo o que já foi. Claro que isso não é algo muito fácil de se fazer e manter anonimato tendo tanto poder dentro de si pode ser algo extremamente complicado.

Ao entregar Luke aos seus tios em Tatooine, ele tenta manter descrição para vigiar o garoto. Mas, em um lugar onde nada acontece, qualquer novidade causa um turbilhão. E não há nada que Ben (como ele decidiu que se chamaria agora) faça que não atraia a atenção de todos os moradores do oásis, bem como muita confusão junto a chamativa tão temida.

O Lote, armazém praticamente único no meio do oásis, é um local bastante pacífico e sempre freqüentado pelas mesmas pessoas. Lá também é sede do “Chamado dos Colonos”, um serviço de proteção para os fazendeiros de umidade, que são aterrorizados pelos Tuskens, o “Povo da Areia”, o que causa muito reboliço por todo o local. Os personagens desse local são exatamente a grande dificuldade de Ben manter o anonimato, já que sempre acontece algo em que ele tenha que usar a Força para poder salvar a vida ou manter a segurança de alguém.

Apesar de ser um livro de mais de quinhentas páginas, achei seu conteúdo bastante raso. Imaginei que haveria muito mais a ser contado sobre o que aconteceu a Obi-Wan após sair para Tatooine e em como ele se tornaria o velho Ben, ocultando de todos que já foi um Cavaleiro Jedi. Porém, tenho certa expectativa de que o autor vá acrescentar algo a mais futuramente em uma outra obra, apesar que essa possa ser uma idéia remota, diante de todos os acontecimentos relatados no mesmo.

O fato de não revelar muito de um dos personagens mais enigmáticos da saga tem seu lado positivo e negativo. A ânsia por algo que nos faça entender o que ele pretende e como foi mistificando seu ser através dos anos que se passaram até que ele reaparecesse na série, embora que brevemente, é de certo modo angustiante e pode acabar frustrando quem espera muita coisa, assim como eu. Entretando, o que foi relatado é apenas os primeiros meses do que foi uma longa vida, somente uma introdutória do que aconteceu, o que serve de consolo e compreensão.

Têm fatos bastante intrigantes e reveladores, bem como um mistério envolto em torno de toda a trama. Seus personagens principais, antes desconhecidos, são de personalidades bastante fortes e marcantes, dando bastante conteúdo para, como eu havia dito antes, uma história rasa. Isso não desmerece tudo o que foi escrito nesse livro, vindo junto com uma edição maravilhosa. Não acho que seja um dos melhores livros que estão sendo lançados agora, mas me agradou bastante. Traz consigo uma história incrível que deve ser conferida pelos fãs da saga e por aqueles que tem Kenobi como um de seus personagens favoritos, assim como eu. Espero que aproveite essa leitura bastante enigmática e reveladora. Boa leitura!

[...] Eu perdi tudo isso enquanto estava correndo para todos os lados a fim de salvar o futuro da galáxia. Deixei de ver que, para muita gente, as lutas menores são tão importantes quanto nossas lutas maiores são para nós. Foi uma ótima lição a se aprender.
Mas ela tem de terminar. Pág. 319

--- Juliana Gueiros ---

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.