Resenha: Você Não Deveria Estar na Escola? por Lemony Snicket

Enquanto o quarto volume da série "Só Perguntas Erradas" não chega ao Brasil, que tal conferirmos o que está acontecendo em Manchado-pelo-Mar e quais as aventuras que o Lemony se meteu em "Você Não Deveria Estar na Escola?".

Título: Você Não Deveria Estar na Escola?
Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 312
Onde comprar: Amazon | Saraiva | Submarino
O jovem Lemony Snicket começou seu aprendizado em uma organização misteriosa e partiu para Manchado-pelo-mar, uma cidade decadente onde se criavam polvos para a produção de tinta. Acompanhado de sua excêntrica tutora, S. Theodora Markson, ele agora precisa investigar incêndios que estão ocorrendo nesse vilarejo cada vez mais envolto em mistério. Quem é o incendiário? Que segredos esconde o Departamento de Educação? Por que tantos estudantes estão em perigo? Será que tudo isso faz parte do plano maligno do vilão foragido Tiro Furado?


Lemony Snicket está sacrificando coisas que ele não queria nem pensar para ajudar Manchado-pelo-Mar a se recuperar das vilanices praticadas por Tiro Furado. Mas quando incêndios começam a surgir em locais pouco usuais, ele faz as perguntas erradas e encontra algumas respostas que podem estar certas ou não. Principalmente, porque ele descobri que cada mistério que pode acompanhar, é apenas um fragmento de algo muito maior e que pode colocar seus aliados em um perigo inimaginável.

Seria mais fácil para ele, simplesmente deixar tudo para trás. Entretanto, fazer isso era dar a vitória para um vilão que ele odiava, já que sem ele por ali para tentar amarrar cada ponta solta, a cidade estava fadada à extinção. Por sorte, mesmo com o perigo iminente, ele consegue reunir peças suficientes de um quebra-cabeça para pôr em prática um plano que não só pode frustar aquilo que Tiro Furado planejou, como também, revelar os traidores entre aqueles que ele imaginou poder sempre contar.

"Só Perguntas Erradas" é aquele tipo de série que depois de iniciada você não consegue largar até que tenha chegado ao fim de todo o mistério. Acho impressionante a maneira como o autor tem de lançar migalhas que o leitor pode seguir até chegar a algo assombroso. Nesse livro em específico, podemos ver essa característica de modo mais acentuado, pois não são poucos os detalhes que Snicket lança despretenciosamente e que mais na frente traz tudo à tona para que possamos não só observar, como também, se surpreender.

Os personagens estão revelando cada vez mais as facetas de sua personalidade, principalmente os que são secundários. Em "Você Não Deveria Estar na Escola?" eles exercem papeis ainda mais importantes, haja vista que o grande mote do livro é o recrutamente das crianças de Manchado-pelo-Mar para uma escola de alto padrão chamada "Academia da Maré" e ali nós vemos o quanto cada um tem o seu valor e quais os seus verdadeiros sentimentos para com a causa que o Lemony tomou como sua. Dou destaque aos irmãos Juca e Chico, que são os mais queridos taxistas que alguém poderia querer.

Apesar de ter muitas coisas acontecendo, o mistério como um todo é mostrado de modo mais lento do que nos outros livros. É notório como o autor tenta mostrar vários ângulos de um mesmo acontecimento, pensamento e atitude para fazer com que o leitor pense junto com o Lemony. Confesso que na maior parte das vezes me limitei a uma interpretação mais clara e não me aprofundei muito em possíveis mensagens subliminares. O que não quer dizer que não me surpreende com as revelações finais, porque a verdade é que tudo me deixava boquiaberta.

Em comparação com os outros livros da série, esse consegue ser mais denso e menos claro. Ainda não consegui vislumbrar qual o plano terrível que o Tiro Furado tem para a cidade, a única coisa que pude ter certeza é que o quarto e último volume da série será de tirar o fôlego, pois é nele que vamos ver não só lealdades sendo testadas, como também, a descoberta da verdadeira identidade de Tiro Furado (tenho sérias desconfianças de quem seja e acho que estou certa). Mal posso esperar para conferir o relatório final que o Lemony entregou a C.S.C. sobre tudo o que ele viveu em Manchado-pelo-Mar.

No mundo, as perguntas estão escondidas para sempre, mas em um livro, as respostas estão escondidas bem à mostra. Pág. 183

--- Isabelle Vitorino ---

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.