Confissões de Uma Blogueira em Crise: Estudar versus Ler


E em agosto as minhas aulas começaram. É sempre tão difícil o período em que estou me dividindo entre as os meus estudos e o trabalho que o que sempre ocorre é a minha total incapacidade de ler qualquer outra coisa que seja. Acredito que qualquer curso exige que os seus alunos realizem uma infinidade de leituras, mas em graduações de ciências humanas é quase uma obrigatoriedade a pilha de livros colocada ao lado da cama.

Mulheres nos Quadrinhos | Parte #01: A Evolução da Mulher nos Quadrinhos

Mulheres lutam por seus direitos há muitos anos. Não é de hoje a história de que a mulher quer seu espaço no mundo, não apenas em um lado profissional, mas em todos os aspectos da vida. Convido vocês a virem comigo para uma conversa sobre como essas personagens vem se desenvolvendo nos quadrinhos, um nicho que por muito tempo foi considerado parte do universo masculino, desde sua aparição até os dias atuais.

Antes de tudo, preciso lembrá-los que isso aqui é uma discussão informal.

Infelizmente não sou um sociólogo ou historiador para dar dados precisos a respeito deste tema, sou apenas um leitor de quadrinhos que pode observar as mudanças de tons que as personagens tiveram ao longo dos tempos...

Resenha: A Garota no Trem por Paula Hawkins

Um dos livros mais comentados desse semestre certamente está sendo "A Garota no Trem", com a promessa de um intenso thriller psicológico, os leitores são convidados a entrar na vida de Rachel e ver o mundo pelos olhos dela. No entanto, será que tudo o que parece (e se fala) realmente é?

Título: A Garota no Trem
Autor (a): Paula Hawkins
Editora: Record
Páginas: 378
Ano: 2015
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Janson –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos.

Comic Resenha: Darth Vader e Filho por Jeffrey Brown

Mais uma vez invadi a área do Marcel, porque eu não podia deixar de falar para vocês mais um pouco sobre o quadrinho fofo que o Jeffrey Brown criou para recontar ao seu modo a história de Darth Vader e Luke Skywalker. Então, se você é fã de Star Wars, vem comigo!

Título: Darth Vader e Filho
Autor: Jeffrey Brown
Editora: Aleph
Páginas: 64
Ano: 2015
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Em uma releitura divertida e encantadora, Darth Vader é um pai como qualquer outro, exceto pelo fato de ser o Senhor Sombrio dos Sith. Com ilustrações de Jeffrey Brown, o livro apresenta as alegrias da paternidade por meio da lente de uma galáxia muito, muito distante.

Curta Cinema: Missão Impossível – Nação Secreta


Título Original: Mission Impossible – Rogue Nation
Título no Brasil: Missão Impossível – Nação Secreta
Diretor: Christopher McQuarrie
Duração: 132 minutos (2 horas e 13 minutos)
Elenco: Tom Cruise, Rebecca Ferguson, Jeremy Renner, Simon Pegg, Alec Baldiwn, Vig Rhames.
Ethan Hunt (Tom Cruise) descobre que o famoso Sindicato é real, e está tentando destruir o IMF. Mas como combater uma nação secreta, tão treinada e equipada quanto eles mesmos? O agente especial tem que contar com toda a ajuda disponível, incluindo de pessoas não muito confiáveis...

Curta Cinema: Quarteto Fantástico


Título Original: Fantastic Four
Título no Brasil: Quarteto Fantástico
Diretor: Josh Trank
Duração: 101 minutos (1 hora e 41 minutos)
Elenco: Milles Teller, Michael B. Jordan, Kate Mara, Jamie Bell, Toby Kebbel.
Quatro adolescentes são conhecidos pela inteligência e pelas dificuldades de inserção social. Juntos, são enviados a uma missão perigosa em uma dimensão alternativa. Quando os planos falham, eles retornam à Terra com sérias alterações corporais. Munidos desses poderes especiais, eles se tornam o Senhor Fantástico (Miles Teller), a Mulher Invisível (Kate Mara), o Tocha Humana (Michael B. Jordan) e o Coisa (Jamie Bell). O grupo se une para proteger a humanidade do ataque do Doutor Destino (Toby Kebbell).

Comic Resenha: A Princesinha de Vader por Jeffrey Brown

E olha só quem invadiu a área do Marcel hoje... Sim, eu sei que já tem um tempinho que não trago para vocês uma resenha de quadrinhos, mas quando o livro em questão traz em sua mistura um vilão famoso tentando exercer suas funções de pai com uma princesinha muito teimosa, eu tinha que aparecer, não é mesmo? Espero que curtam a resenha de hoje!

Título: A Princesinha de Vader
Autor: Jeffrey Brown
Editora: Aleph
Páginas: 64
Ano: 2015
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Nesta irresistível e engraçada obra, da mesma coleção de Darth Vader e Filho, Vader, Senhor Sombrio dos Sith e líder do Império Galáctico, enfrenta os dramas, alegrias e mudanças de humor de sua filha Leia e acompanha a transformação de uma doce menina em uma adolescente rebelde.

Resenha: Real, Louco, Mortal por Hannah Jayne

Quando penso em thrillers alguns livros vem a minha mente, mas poucos são os que tem protagonistas e um cenário juvenil. E é despontando com essa aspecto inovador que "Real, Louco, Mortal" mostra que é sim possível criar uma história com elementos adolescentes, mas que consegue surpreender o leitor.

Título: Real, Louco, Mortal
Autor (a): Hannah Jayne
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 264
Ano: 2014
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Sawyer Dodd sempre desperta inveja por onde passa: é uma excelente aluna, uma atleta dedicada e é a namorada de Kevin Anderson, o sonho de consumo de qualquer garota! Mas, quando Kevin morre num trágico acidente de carro, e ela encontra em seu armário um enigmático bilhete que contém apenas a inscrição "De nada", Sawyer vê seu mundo virar de cabeça para baixo. Alguém sabe o que Kevin fazia com ela. Alguém sabe que eles não eram o casal perfeito que pareciam ser. E esse alguém é um assassino que está no encalço de Sawyer, acompanhando todos os seus movimentos... Mortes, intrigas, perseguições, em uma narrativa alucinante onde ninguém é o que parece ser!

Resenha Especial: Cinderela por Charles Perrault

Continuando em nossa peregrinação sobre os contos de fadas, vamos desmistificar um pouco um dos mais belos e universalmente conhecidos contos de fadas de todos: Cinderela!


Título do Conto: Cinderela ou O Sapatinho de Vidro
Título do Livro: Contos de Fadas
Autor: Charles Perrault
Editora: Zahar
Páginas: 44 a 59 (452)
Ano: 2013
Onde comprar: Amazon | Saraiva | Submarino
Branca de Neve, Cinderela, João e Maria, Rapunzel, O Gato de Botas, O Patinho Feio, Pele de Asno, A Pequena Sereia, O Pequeno Polegar. Essa bela edição comentada e ilustrada traz as mais famosas histórias infantis em suas versões originais, sem adaptações. São ao todo 26 contos de Grimm, Perrault e Andersen, entre outros, enriquecidos por centenas de notas que exploram suas origens históricas e complexidades culturais e psicológicas, além de uma apresentação, elaboradas por Maria Tatar, eminente autoridade no campo do folclore e da literatura infantil. O volume conta também com uma extraordinária coleção de cerca de 240 pinturas e desenhos, muitos deles raros, de ilustradores célebres como Arthur Rackham, Gustave Doré, George Gruikshank, Edward Burne-Jones, Edmund Dulac e Walter Crane. E traz ainda biografias de autores, compiladores e ilustradores, além de apêndices com diferentes versões de alguns contos.

Resenha: A Esperança por Suzanne Collins

Retorno com a resenha de Jogos Vorazes, concluindo assim essa trilogia com seu último livro, onde veremos a consolidação da revolução.

Título: A Esperança
Série: Jogos Vorazes #3
Autor (a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 424
Ano: 2011
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão.
E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do "thriller", numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

Resenha: Em Chamas por Suzanne Collins

E eis que, passeando pelo blog, olhando que resenha poderia fazer, eis que percebo que a tão consumida e querida trilogia distópica da Suzanne Collins só tem o seu primeiro livro resenhado do blog. Vamos então tirar esta desonra de nossas páginas e desbravar novamente o já tão familiar universo de Panem?

Título: Em Chamas
Série: Jogos Vorazes #2
Autor (a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 416
Ano: 2011
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.