Confissões de Uma Blogueira em Crise: Desabafo de Uma Ex Compradora Compulsiva de Livros


Esses dias estava contemplando a minha estante e não foi por acaso que me concentrei em alguns livros que tinham nela. Comparado com outras pessoas, minha coleção é simplória. Sei que muita gente pensa que blogueiros têm muitos livros por causa das parcerias com editoras, o que não é verdade. Antes mesmo de entrar para blogosfera eu já tinha meus livros e sempre que podia comprava mais alguns. A verdade é que até para ser blogueiro literário precisa certo investimento. O que não quer dizer que não se possa fazer um blog e falar sobre livros que você pega emprestado na biblioteca, porque com toda certeza essas críticas também são bem vindas. O que eu quero dizer é: para falar de livros de alguma forma você precisa ter contato com eles.

Acredito que essa vontade de ter uma acervo variado que me impulsionou a ficar ensandecida com as promoções das lojas onlines. Quem nunca se esbaldou nas promoções do tipo "Pague R$ 50,00 por 5 livros", não é mesmo? No entanto, muitas vezes acabei no engano de comprar dois ou mais livros para completar esse tipo de meta para ter o desconto em apenas um livro que eu realmente queria. Além é claro, do fator empolgação. Era uma maravilha quando os pacotes chegavam e eu ficava rodeada de livros, porém, depois de muito tempo me dei conta de uma coisa: ali estavam muitos livros que eu jamais teria vontade de ler. 


Por mais que eu não tenha preconceito literário, existem alguns estilos literários que eu não tenho nenhum desejo de ler porque já tentei algumas vezes e não deu certo (o maior exemplo é o gênero chick-lit). Eu pensei que isso fosse mudar com o tempo e quando eu chegasse a uma certa etapa da minha vida iria conseguir me identificar com essas histórias, mas bem, isso não aconteceu e aqui estou eu com livros que eu sei que vou ter que me esforçar muito para ler. Isso me fez chegar a conclusão de que por mais que uma promoção de livros pareça tentadora, antes de fechar a compra eu vou refletir se continuarei tendo vontade de ler aquelas histórias mesmo depois de passada a euforia do momento.

Fazer essa reflexão mudou muito a maneira como eu compro livros atualmente, pois além de levar em consideração fatores como preço, eu também avalio o meu interesse a longo prazo em ler aqueles livros. Resultado: se antes eu comprava cerca de 60 livros ao ano, hoje em dia esse número não passa de 30. E garanto a vocês que cada um deles continua fazendo parte da minha lista de livros que tenho interesse em ler. Outra meta que eu estabeleci para fazer minhas compras de livros, foi não comprar séries sem ter lido ao menos um livro da série para ver se vou curtir ou não. Tenho algumas que estão encalhadas aqui justamente por isso. A alternativa que também encontrei para driblar essa questão, é comprar em sebos. Sempre que estou em dúvida sobre uma história, mas quero conhecê-la mesmo assim, dou uma bisbilhotada nos sebos onlines (principalmente o Livronautra) e encontro muita coisa boa por lá.

A verdade é que assim como tudo na nossa vida, a compra de livros também exige certa ponderação. Não é só porque se trata de algo que enriquece tanto a gente que não deve envolver um processo de análise por trás. Ainda mais quando o que se está em jogo é o nosso dinheiro. Sei que muita gente deve estar pensando "mas é lindo uma estante cheia de livros". Sim, é lindo! Mas também é maravilhoso ter uma estante com livros que a gente gosta de verdade e que vai poder falar com empolgação para cada pessoa que perguntar sobre ela. E para quem, assim como eu, está com um monte de livros que não tem interesse em ler, me deixe suas dicas sobre como você para lidar com a pressão de ter o que ler, mas não querer ler. Para todos vocês, fica aqui o desabafo de uma ex compradora compulsiva de livros. Espero o desabafo de vocês!


Me contem nos comentários qual a melhor forma que vocês encontraram para driblar a tentação de comprar livros em promoção que não são tão desejados assim.

--- Isabelle Vitorino ---

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.