Resenha: Paralela por Lauren Miller

O que diferencia aquilo que está no nosso destino, daquilo que conquistamos através do nosso livre arbítrio? Essa é uma pergunta recorrente em “Paralela”, um livro que mais do que falar sobre um caminho a ser seguido para conquistar aquilo que se quer, trata da concretização daquilo que já está escrito nas estrelas.

Título: Paralela
Autor (a): Lauren Miller
Editora: Pavana
Páginas: 327
Ano: 2014
Onde comprar: Saraiva
Abby Barnes tem um plano. Ela sabe o curso que vai fazer, a faculdade em que vai estudar e até o lugar onde vai trabalhar. Mas pequenas decisões podem mudar uma vida inteira, e, na véspera de seu aniversário, Abby está questionando suas escolhas. No dia seguinte, ela acorda num lugar completamente diferente, um ano mais velha, sem saber como tudo mudou da noite para o dia. A resposta é mais inesperada do que poderia imaginar: uma colisão de universos paralelos que a faz viver uma versão alternativa de si mesma. Com a ajuda da melhor amiga, Caitlin, e dividida entre dois caras que poderiam muito bem ser o amor de sua vida, Abby se depara com o desafio de redescobrir a si mesma enquanto lida com a confusão em que sua vida se transformou.

Resenha: A Matemática nos Tribunais por Leila Schneps e Coralie Colmez

Nutro um interesse muito peculiar por livros que tratam da criminologia para alguém que não possui uma formação que atue nessa área. No entanto, se antes eu achava que quem se graduava em Direito dominava os trabalhos relacionados ao âmbito criminal, depois de ler “A Matemática nos Tribunais”, percebi que o espaço limítrofe desse campo de trabalho é muito maior. Ainda mais quando levamos em consideração a importância de toda e qualquer prova para inocentar ou condenar um réu.

Título: Matemática nos Tribunais - Uso e Abuso dos Números em Julgamentos
Autores (as): Leila Schneps e Coralie Colmez
Editora: Zahar
Páginas: 288
Ano: 2014
Onde comprar: Saraiva | Zahar
Um criminoso está prestes a ser libertado por efeito de um cálculo errado. A enfermeira Lucia de Berk será condenada à prisão por causa de uma contagem dupla. Um militar francês definha no cárcere por culpa de uma probabilidade altamente improvável. Dois jovens são soltos, embora possam ter assassinado brutalmente uma colega. A Matemática nos Tribunais analisa dez casos que ilustram como até agora a estatística tem ajudado a engrossar a fileira dos erros judiciais - pelo mau uso dos números em julgamentos. São histórias reais que demonstram como a matemática pode ser, de fato, uma questão de vida ou morte. Sem deixar de fora todos os elementos e o ritmo de uma boa história de mistério, cada um dos casos é investigado em detalhes. Da reconstituição do crime à ação dos principais personagens envolvidos - entre réus, advogados, testemunhas, promotores e peritos -, as autoras conduzirão o leitor pelos labirintos forenses e apontarão os equívocos cometidos pelo mau uso (ou má compreensão) dos números no processo legal. Os casos examinados são exemplos de como o emprego da estatística no âmbito da Justiça tem produzido sentenças enganosas, por vezes não corrigidas. Eles cobrem uma ampla gama da matemática usada nos tribunais, desde a mais simples análise de caligrafia, no fim do século XIX, até as combinações hoje aplicadas na identificação do DNA. Uma surpreendente combinação de dramas reais, histórias de tribunal e matemática para mostrar que, no caso da lei, um erro de cálculo pode custar muito caro.

Resenha: Encantos do Jardim por Sarah Addison Allen

Amar as histórias de Sarah Addison Allen é tão fácil quanto relaxar ao som da chuva, pois além de seus escritos serem um sopro de delicadeza entre as narrativas mais densas, eles possuem um encanto próprio que deixa o leitor enfeitiçado da primeira até a última página. E se você ainda não conhece a autora, prepare-se para adentrar em um mundo do qual você jamais irá querer sair.

Título: Encantos do Jardim
Série: Encantos do Jardim #1
Autor (a): Sarah Addison Allen
Editora: Rocco
Páginas: 238
Ano: 2008
Embora as mulheres da família Waverley não sejam feiticeiras, todos na diminuta cidade de Bascom sabem que há algo misterioso nelas. A avó de Claire criava iguarias únicas com flores comestíveis para resolver os problemas das pessoas e sua idosa prima Evanelle tem mania de enviar presentes inesperados exatamente quando as pessoas mais precisam deles. Quando Sydney, irmã de Claire, volta a Bascom após anos de ausência, traz junto sua filha Bay e a capacidade de unir essa família pouco convencional.

Promoção: Cidade do Fogo Celestial | Galera Record


Se vocês, assim como eu, ficaram triste por não ter ido até a Bienal do Livro de São Paulo para ver de perto a talentosíssima Cassandra Clare, tenho uma novidade muito bacana que pode alegrar o dia de vocês: em parceria com a editora Galera Record, o blog sorteará um exemplar do último livro da série "Os Instrumentos Mortais". Por isso, se vocês estão ansiosos para saber qual foi o desfecho que ela deu a cada um dos incríveis personagens dessa série, não deixem de participar da promoção de "Cidade do Fogo Celestial"!

Confissões de uma Blogueira em Crise: Quanto tempo o tempo tem?


Durante muito tempo eu coloquei meus sonhos em detrimento das minhas obrigações. Mas quanto mais o tempo passa, mais eu percebo que eles não precisam ser polos opostos e que talvez haja uma maneira de fazer com que ambos caminhem juntos. Quem me conhece, sabe que o blog sempre foi o meu espaço de relaxamento, o meu hobbie

Entretanto, o que antes era uma dedicação pontual, passou a tomar cada vez mais horas e dias meus. E por mais que eu tenha lutado contra isso, acabei me vendo sem poder fazer coisas importantes para mim e minha família. A partir disso foi impossível não ter aquele clique de que algo estava muito errado. E foi depois de muito refletir que eu admiti para mim mesma que eu precisava fazer alguma coisa para mudar isso.

Resenha: Seis Anos Depois por Harlan Coben

Algumas paixões literárias nos pegam tão de jeito que é impossível nos desvencilharmos delas. Por mais estranho que possa parecer, o gênero policial se tornou uma dessas paixões e eu sempre estou ansiando por ler algo novo que vai me surpreender e me fazer reafirmar uma e outra vez a minha predileção pelo gênero. E foi com esse pensamento que iniciei a leitura de “Seis Anos Depois”. Eu só não esperava que fosse errar tão feio em minhas apostas...

Título: Seis Anos Depois
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2014
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la. Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa... durante seis anos. Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa. Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada.

Resenha: Belo Casamento por Jamie McGuire

Que "Belo Desastre" é um verdadeiro sucesso editorial ninguém pode negar. No entanto, ninguém pode negar também que os personagens criados por McGuire são problemáticos e na maior parte do tempo agem movidos por um sentimento de puro egoísmo. Em "Belo Casamento" as falhas, medos e anseios de Abby e Travis são mais uma vez dissecados para o leitor através de uma trama bastante polêmica (apesar do pouco número de páginas do livro) e que me deixou bastante incomodada.

Título: Belo Casamento
Série: Belo Desastre #2.5
Autor (a): Jamie McGuire
Editora: Verus
Páginas: 126
Ano: 2014
Onde comprar: Saraiva | Submarino
A louca e viciante história de amor de Travis e Abby foi narrada por ela em Belo desastre e por ele em Desastre iminente. Como num conto de fadas moderno, sabemos que eles se casaram e foram felizes para sempre... mas quanto realmente conhecemos dessa história? Por que Abby fez o pedido de casamento? Que confidências eles trocaram antes da cerimônia? Onde passaram a noite de núpcias? Quem sabia que eles iam se casar e guardou segredo? Todos os detalhes sobre o casamento de Travis e Abby eram secretos... até agora. Os fãs do casal mais quente da literatura terão todas as suas perguntas respondidas nesta história vertiginosa sobre o dia (e a noite...) do casamento de Travis e Abby — e o melhor, contada pelo ponto de vista dos dois!