Resenha: Ah, o verão! por Fernanda Belém

Histórias leves, gostosas e divertidas compõe o retrato perfeito do verão. Principalmente quando o clima de romance está no ar e deixa aquele gostinho de quero mais no decorrer de cada página. Se for acompanhado de uma narrativa fluída, melhor ainda! Então, se você está procurando uma leitura assim, não deixe de ler a resenha de hoje. Tenho certeza de que você não vai se arrepender.

Título: Ah, o verão!
Série: As Quatro Estações do Amor #1
Autor (a): Fernanda Belém
Editora: Valentina
Páginas: 256
Ano: 2014
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos... ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas como na vida nem tudo são flores, a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios. Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios (fazer o quê?) acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que... Que onda aquele verão reservava para ela? Novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos e muitos, muitos frios na barriga e arrepios no pescoço.

Mila não pode acreditar na sua falta de sorte. Depois de tanto planejar o que iria fazer junto com suas amigas nas férias, seus pais simplesmente decidiram lhe comunicar que ela iria com eles para Búzios e não havia nada que ela pudesse fazer para mudar a decisão deles. Ela sabia que a batalha estava perdida, mas não iria deixar se abater tão fácil. Mostraria para seus pais toda a insatisfação que estava sentindo por ter que ir pra longe não só de suas amigas, como também do Rafa – seu amor, que ela queira que deixasse de ser platônico. Inconformada em ter que viver férias terríveis com a sem graça da Juliana, Mila se esforça para se manter isolada de tudo e de todos. Mas caminhando pelas ruas de Búzios e visitando as praias maravilhosas do lugar, logo ela nota que é impossível não estar bem quando tanta beleza está ao alcance de seus olhos. E é quando sua amiga do Rio lhe conta o que está acontecendo na cidade enquanto ela permanece fora, que ela nota que é uma baita tolice deixar de aproveitar a oportunidade que está tendo e logo passa a enxergar as pessoas que estão ao seu redor e que também podem lhe fazer feliz.

Uma das coisas que mais me encantaram em "Ah, o Verão!" foi a maneira despretensiosa com que a autora Fernanda Belém conseguiu evocar as minhas melhores recordações da época de adolescência e me fez embarcar nas férias deliciosas de Camila. Todo o receio que eu senti a princípio por imaginar que me sentiria deslocada em uma narrativa tão juvenil foi sendo quebrado aos poucos com a leveza do desenvolvimento do enredo. Apesar de ter tido alguns problemas com as birras infantis que a protagonista demonstra no início do livro, logo fui me sentindo a vontade entre os personagens e percebendo que as atitudes da Mila eram bem típicas de uma garota da sua idade e por isso não comprometia a minha relação com o livro. Por ser narrado em primeira pessoa, só termos o ponto de vista de Camila, porém a autora apostou em um detalhe que me fez ficar apaixonada: páginas do diário da personagem estão distribuídas por todo livro. Como até hoje cultivo o hábito de escrever em agendas, achei um detalhe muito fofo ela registrar seu cotidiano para jamais esquecer seus sentimentos e suas memórias. 

E por falar em memórias, podem ter certeza que após esse verão recordações não faltarão para Mila. Ela que vai a Búzios cheia de receio de ter férias horríveis se depara com uma imensidão de possibilidades que se tornam ainda melhores quando ela se abre para a vida e permite que as pessoas a conquistem. A Juliana, por exemplo, é a típica nerd que as meninas adoram zoar, mas que reserva não só muita beleza, como também, características que a tornam uma personagem muito doce. No início ela é vítima da frieza da protagonista, mas logo ambas constroem uma amizade bacana de ser acompanhada. Mas o ponto alto dessas férias com certeza fica a cargo do Lê. Esse goiano que esbanja simpatia, conquista o leitor de modo instantâneo e nos deixa com um friozinho na barriga ao observar seu jeito carinhoso de agir com a Mila. Confesso que ao final do livro já estava tão rendida aos encantos dos personagens construídos pela Fernanda Belém que não pude evitar ficar um pouco triste por saber que ainda vai demorar um pouco até que eu tenha em mãos o segundo volume dessa série. 

Mas se você, caro leitor, ainda tem dúvidas de que irá gostar do livro por ele ser juvenil, pode ter certeza de que mesmo que você não se encaixe atualmente nas situações vividas pelos personagens de “Ah, o Verão!”, certamente será acometido pelo mesmo sentimento de nostalgia que me pegou de jeito logo nas primeiras páginas desse livro fofo e encantador. Sem contar que você ainda poderá ver uma edição linda, que apesar de ser em folhas brancas, está impecável por ilustrar de modo perfeito as férias da Camila, de suas amigas e de seus respectivos amores de verão. Adorei!


Não importa a idade nem a aparência que tenhamos adquirido e a experiência que teremos conquistado. Nada vai importar quando as estrelas brilharem no céu. Pág. 242

Playlist:


--- Isabelle Vitorino ---

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.