Retrospectiva Literária 2013
Marcadores:
2013,
Livros,
Retrospectiva
Em 2013 li menos do que gostaria, isso é um fato. Contudo, diferente de anos anteriores, consegui ampliar os gêneros lidos e reler alguns títulos que há muito eu desejava revisitar suas histórias. Por questões indefiníveis, perdi um pouco da minha predileção por livros físicos e me aventurei mais no mundo dos e-books. Entretanto, ainda me custa um pouco resenhá-los (culpa das citações) e eu não sei como acabar com esse péssimo hábito que eu fui cultivando ao longo dos anos. Alguma dica?
E
como ano bom, é ano movimentado. Tive minha cota de dramas também. A começar pela
ação de um hacker que nos tirou a administração do blog e a terminar com a
saída de Jackson, o idealizador do blog que me deixou sozinha com a tarefa de
manter esse espaço. Entretanto nem tudo foi tristeza, tive também muitas
alegrias: o blog cresceu consideravelmente, fechamos várias parcerias bacanas e
a cada dia tenho o prazer de ver que mais alguém leu algo escrito por mim. De
verdade, isso não tem preço.
Mas
esperem. Esse texto está ficando com um tom saudoso demais e a hora da
despedida ainda não chegou. Acho melhor pularmos essa introdução e irmos direto
para parte mais importante: os livros!
Livros lidos em
2013
Com Resenha:
1.
Lola e o Garoto da Casa ao Lado por Stephanie Perkins
2.
Milagres do Ágape por Carol Kent e Jennie Afman Dimkoff
3.
O Dia da Caça por James Patterson
4.
Colin Cosmo e os Supernaturalistas por Eoin Colfer
5.
Eu Sou O Mensageiro por Markus Zusak
6.
Garota Tempestade por Nicole Peeler
7.
Dália Azul por Nora Roberts
8.
Delírio por Lauren Oliver
9.
O Começo do Adeus por Anne Tyler
10.
Feita de Fumaça e Osso por Laini Taylor
11.
Até Você Chegar por Judith McNaught
12.
O Inferno de Gabriel por Sylvain Reynard
13.
O Diário de Suzana para Nicolas por James Patterson
14.
Legend por Marie Lu
15.
Alma? Por Gail Carriger
16.
O Leitor de Almas por Paul Harper
17.
Agora e Sempre por Judith McNaught
18.
O Verão das Bonecas Mortas por Toni Hill
19.
Fale! por Laurie Halse Anderson
20.
O Torreão por Jennifer Egan
21.
Jogador Nº 1 por Ernest Cline
22.
Golfinhos e Tubarões: O Outro Mundo por Tais Cortez
23.
Métrica por Collen Hoover
24.
Dark Life: Vida Abissal por Kat Falls
25.
Passarinha por Kathryn Erskine
26.
Como Salvar Um Vampiro Apaixonado por Beth Fantaskey
27.
A Maldição do Lobisomem por Shannon Delany
28.
Coraline por Neil Gaiman
29.
Quase Mortos por Rook Hastings
30.
O Circo Mecânico Tresaulti por Genevieve Valentine
31.
O Pacto por Joe Hill
32.
Um Rato de Três Cabeças por Thales Tebet
33.
Bela Maldade por Rebecca James
34.
Clube da Insônia por Tico Santa Cruz
35.
Nevermore por Kelly Creagh
36.
Suíte Nº 3 por Yeda Lins
37.
Noah Foge de Casa por John Boyne
38.
Pão-de-Mel por Rachel Cohn
39.
O Azarão por Markus Zusak
40.
Metamorfose? por Gail Carriger
41.
Easy por Tammara Webber
42.
Predestinados por Josepheni Angelini
43.
Ecos da Morte por Kimberly Derting
Sem
resenha:
44.
Belo Desastre por Jamie McGuire
45.
No Limite da Atração por Kate McGarry
46.
Nascida à Meia-Noite por C. C. Hunter
47.
His Eyes por Renee Carter
48. The Vincent
Boy por Abbi Glines
49. The Vincent
Brothers por Abbi Glines
50.
Breathe por Abbi Glines
51. The Bed a
Beauty por Nicole Jordan
52.
Procura-se Um Marido por Carina Rissi
53.
Simplesmente Ana por Marina Carvalho
54.
Edimburgo por Fernanda Silva
55.
Rapture por J. R. Ward
56.
Desculpa Se Te Chamo de Amor por Federico Moccia
57. Someone To
Watch Over Me por Judith McNaught
58. Crossing The
Line por Kate McGarry
59.
Blithe Images por Nora Roberts
60.
Química Perfeita por Simone Elkeles
61. Rules of
Attraction por Simone Elkeles
62.
Um Gosto de Amor por Susan Mallery
63.
Um Gosto de Esperança por Susan Mallery
64.
O Lírio Vermelho por Nora Roberts
65.
A Fera por Alex Flinn
66.
O Último Homem do Mundo por Tais Cortez
Bate-bola personagens:
P.S. Essa semana a nossa programação volta ao normal.
Virei a noite
lendo:
Essa categoria poderia ser preenchida por diversos livros, já que sou uma
leitora noturna, mas o único que ocuparia esse espaço pelas melhores razões
seria ‘O Torreão’. Já que foi com uma história magistral capaz de confundir a mente até do
leitor mais atento, que Jennifer Egan apresentou um enredo corajoso que não só quebrou todas as
suposições sobre como um livro deve ser escrito, como também, mostrou que sair do óbvio às vezes é tudo o que um autor necessita para mostrar seu talento como contador de histórias.
Soco no
estômago:
Já disse em algumas resenhas que livros que tratam sobre o abuso sexual sempre
mexem comigo, contudo foi em ‘Fale!’ que tive minhas emoções todas exploradas, visto que a autora não fez disso apenas mais um acontecimento na vida de Melinda,
mas sim “o” acontecimento que teria o poder não só calá-la para sempre, como
também, de transformá-la em alguém que apenas sobrevive dia após dia. Absolutamente genial!
Aquele em que
chorei de soluçar:
São raros os autores que conseguem me emocionar verdadeiramente, mas são ainda
mais raros os autores que conseguem me surpreender quando tudo indica que o fim
está próximo e que não há nada grandioso que ainda pode ser feito. Contudo,
Lauren Oliver alcançou essa proeza em Delírio. Não sei por que ela fez aquilo
comigo, mas é certo que eu precisei de muitos lenços quando as últimas 50
páginas me alcançaram.
A maior decepção
do ano:
Sei que algumas pessoas vão se chocar pela minha escolha – principalmente
porque ele não entraria na categoria de pior do ano –, mas acredito que não
poderia colocar nenhum outro aqui porque foi ‘Como Salvar um Vampiro Apaixonado’
que mais me decepcionou. Isso aconteceu porque a autora Beth Fantaskey simplesmente
deturpou a personalidade de todos os seus personagens e construiu um enredo
extremamente óbvio que em nada empolgava o leitor. Sinceramente, esse é um
daqueles casos que o fã se arrepende de ter desejado que o autor escrevesse uma
continuação para o seu livro favorito.
Não levava fé, e
me surpreendi:
Quando iniciei a leitura de ‘O Inferno de Gabriel’ imaginava que encontraria
mais um livro hot cuja história iria ser semelhante a tantas outras disponíveis
na atualidade. Contudo, o autor me surpreendeu ao entregar um livro
extremamente inquietante, que não só vai além do romance, como também, que
consegue encantar o leitor com suas precisas menções a livros clássicos, boa
música e arte da melhor qualidade.
O mais chato: Li ‘O Começo do
Adeus’ no início de ano e tive uma tremenda dificuldade de terminar a leitura.
Acredito que muito disso se deve ao fato de ter sido enganada com uma sinopse
que tem pouquíssima relação com o que encontrei no decorrer da história. E como
se não bastasse todo o desenvolvimento maçante, ainda tive que acompanhar um
dos protagonistas mais insuportáveis que já vi: o Aaron.
Aventura,
fantasia ou infanto-juvenil: Eu não esperava gostar tanto de um YA
sobrenatural depois de tantas experiências frustrantes que tive, porém ‘Nevermore’
foi uma das fantasias mais cativantes que tive o prazer de conhecer. Acredito
que ela me conquistou dessa maneira por suas referências a vida e obra de Edgar
Allan Poe e sua releitura de um dos meus contos prediletos do autor: A Máscara
da Morte Rubra. De verdade, apesar de a autora trazer um romance juvenil e
algumas cenas no estilo high school, o mistério envolvendo Poe me fez
ansiar por mais a cada página virada e fez com que essa trilogia se tornasse uma das minhas prediletas de todo o ano.
Bate-bola personagens:
- Personagem
masculino apaixonante: É com pesar que tenho que dizer que nenhum
personagem masculino que conheci em 2013 fez meu coração bater mais forte. Contudo,
isso não quer dizer que nenhum deles é digno de admiração. Ainda mais quando
temos Lucas de ‘Easy’, que com seu jeito protetor sem ser possessivo conseguiu
mostrar que não é necessário impedir que a outra pessoa tenha uma vida própria
para demonstrar sua preocupação e amor por ela. Acho que as autoras de New Adult estão precisando seguir mais o exemplo de Tammara Webber...
- Personagem
feminina admirável:
Em um ano com muitas leituras de personagens femininas inseguras e indecisas,
foi um bálsamo para minha mente conhecer a Alexia de ‘Alma?’ e ‘Metamorfose?’.
Ainda mais porque durante os dois livros da série ‘O Protetorado da Sombrinha’
ela conseguiu manter seu frescor de mulher refinada, inteligente, decidida e
com uma língua extremamente ferina. Com certeza não há o que se discutir com
relação ao seu posto nesta retrospectiva.
- Personagem
mais chato:
Foram tantos os personagens chatos sobre os quais li que sequer estou sabendo
apontar qual deles ganha o posto de pior deles. E é para não ser injusta que
irei indicar os que mais me irritaram por ordem de insatisfação:
1. Aaron de ‘O Começo do Adeus’ – todos nós
sabemos que existe um limite aceitável de ignorância, mas parece que o Aaron
nunca descobriu isso durante sua vida. Insuportável e intragável são apenas um
dos adjetivos que eu poderia associar a ele, mas prefiro indicar a leitura da
resenha que eu fiz do livro para que vocês possam entender melhor porque ele
está no topo da minha lista de personagens mais chatos desse ano.
2. Jessica
de ‘A Maldição do Lobisomem’ – desde que li esse livro tenho repensado se eu
ainda tenho paciência para os livros YA sobrenaturais, principalmente porque
não estou suportando mais personagens femininas que não tem nada a acrescentar
na trama e passam toda a história indecisa entre o garoto novato e o bonitão
popular que subitamente passou a nutrir certo interesse por ela. De verdade, não sei por
que os autores ainda acham que esse tipo de clichê funciona.
3. Violet de ‘Ecos da Morte’ – não entendo
como uma pessoa consegue ficar pensando no melhor amigo por quem está
apaixonada quando ela tem poderes para deter um serial killer que está à solta
na cidade. Que me desculpem os românticos, mas mesmo quando o amor está no ar
uma noção de coisas realmente importantes deve existir...
- Personagem
mais perturbador:
De todos os personagens que conheci esse ano, Melinda foi a protagonista que
mais mexeu comigo. Ver todo o seu sofrimento em ‘Fale!’ e notar que a única
maneira que ela encontrou de conviver com a dor foi aderir ao silêncio total,
certamente se tornou na experiência mais perturbadora que tive nas minhas
leituras.
- Personagem que
mais me identifiquei:
Quando comecei a acompanhar a jornada de Wade Watts no livro ‘Jogador Nº 1’ não
imaginava que fosse sentir tamanha empatia por ele, mas foi justamente o que
aconteceu quando notei que nossas afinidades iam além da solidão e do gosto por
tudo aquilo que torna alguém um nerd de primeira linha. Características como
lealdade e a vontade de provar que é capaz, o tornaram na minha versão masculina literária e eu posso dizer com sinceridade que sinto orgulho em falar isso.
O melhor livro
que li em 2013:
É sempre difícil escolher um livro como sendo o melhor de uma lista, porém ‘O
Verão das Bonecas Mortas’ do autor espanhol Toni Hill merece esse posto. Principalmente
quando passado tantos meses após a leitura dele, eu ainda consigo recordar cada
emoção que senti enquanto estava imersa em suas páginas. Mas não foi só por esse motivo que ele conquistou esse lugar nesse retrospectiva, pois o autor também conseguiu
trazer para seu enredo tudo o que eu gosto de ler: suspense, drama, personagens
bem desenvolvidos, trama bem narrada e um final mais do que arrebatador. Em
suma: incrível!
E
chegamos ao final da primeira retrospectiva literária do blog. Nela vocês
puderam conferir algumas categorias feitas pela Taryne – criadora desse meme e
blogueira do Doces Rodopios – e outras que foram criadas pela Nina do blog
Cronista Amadora. Espero que vocês
tenham gostado e que em 2014 vocês continuem me acompanhando nessa incrível
jornada que é compartilhar um pouco do que eu penso sobre livros e afins. No
mais, só me resta agradecer a vocês pela companhia e lhes desejar um Feliz Ano
Novo (diga-se de passagem: muito atrasado)!P.S. Essa semana a nossa programação volta ao normal.
--- Isabelle Vitorino ---
Postar um comentário
Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.
- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.