Resenha: Alma? por Gail Carriger

Quando recebi o livro ‘Alma?’ e vi um comentário que dizia: “A série de steampunk mais cultuado do mundo”, foi impossível refrear o pensamento de que aquela era uma grande responsabilidade para autora, principalmente porque ela tinha que conquistar os leitores desde o primeiro livro e como vocês já devem saber – sendo o primeiro livro apenas a introdução para todo o universo da série –, a maioria dos autores pecam e não conseguem evidenciar nele todo o potencial da história. Todavia, após a leitura percebi que Gail Carriger não só conseguiu me conquistar, como também, me mostrou o porquê de ter uma frase tão impactante ligada ao seu nome.

Título: Alma? 
Série: O Protetorado da Sombrinha #1
Autor (a): Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 308
Ano: 2013
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?

Alexia Tarabotti é o tipo de mulher que passa completamente despercebida nos bailes da alta sociedade londrina. Com 26 anos de idade, solteirona, pele morena e um nariz protuberante, ela não podia esperar outra coisa. E é por isso que a decisão de tomar seu chá com torta de melado na biblioteca não poderia ser nada mais nada menos, que perfeita. O que ela não esperava era ser atacada por um vampiro que além de não ter o mínimo senso de moda, não sabia da sua condição de sem alma e ainda ousava cecear em sua presença! Contudo, ao contrário de outras moçoilas, a srta. Tarabotti sabia muito bem se defender e não teve o menor pesar em usar sua sobrinha e seus palitos de cabelo para matar essa criatura tão ousada. Mas é a partir desse fatídico homicídio realizado em legítima defesa que ela encontra novamente o Lorde Maccon, um lobisomem alfa, mau humorado, lindo e... responsável por investigar a confusão que ela se meteu que tem todos os indícios de fazer parte de uma trama muito maior.

Acredito que assim como eu, muitos leitores estão saturados de livros com temática sobrenatural por sempre terem a impressão de que estão lendo a mesma história sendo que contada por um autor diferente, com uma capa e um título diferenciado. Mas se nesse momento você estiver pensando isso de ‘Alma?’ pode esquecer já! Pois para minha surpresa foi entre as páginas desse livro que vi que sim, é possível um autor explorar criaturas já conhecidas no mundo literário sem cair nas garras do clichê.

Para começar, temos como personagem principal a Alexia Tarabotti, ou apenas srta. Tarabotti, uma dama da Era Vitoriana que possui uma personalidade extremamente forte e uma língua afiadíssima. E como se isso não bastasse, ela ainda é uma preternatural – ser que não é sobrenatural tão pouco natural – e tem o dom de anular os poderes de todas as criaturas sobrenaturais, o que acaba envolvendo-a em grandes e divertidas confusões. Contudo, é quando o Lorde Maccon entra em cena que o leitor se rende totalmente aos encantos dela, já que ela não economiza nas brigas e quase sempre protagoniza ao lado dele as cenas mais cômicas do livro. Para a felicidade do leitor um romance tórrido entre os dois também é explorado e como a garota romântica que sou, os momentos em que eles ficaram juntos me arrancaram vários suspiros. Ademais, a autora também soube desenvolver as características dos personagens secundários e tornou cada um peculiar ao seu modo, já que temos desde um vampiro gay a um cientista que planeja descobrir o peso da alma de cada ser vivo.

Narrado em terceira pessoa e com uma linguagem madura, ‘Alma?’ é um steampunk que traz uma trama rica e que possui um verdadeiro plano de fundo. Nele, a autora explorou os mais diversos assuntos, sendo o universo das ciências o principal deles. Contudo, ela faz isso de forma tão leve que a leitura em nenhum momento ficou morosa, pelo contrário, a forma como ela abordou o tema paralelo ao modo em que ela deu pistas para a resolução do enigma do livro que é o aparecimento e desaparecimento de vampiros e lobisomens, só fez com que eu me se sentisse impelida a concluir a leitura sem demora. 

Uma curiosidade a respeito dessa história é que os seres sobrenaturais vivem livremente e até possuem um órgão responsável por gerir todos os regulamentos que essas criaturas possuem, o DAS, que é chefiado por ninguém menos que o Lorde Maccon. Mas não é só isso, a autora foi além e até escreveu uma aparição da rainha Vitória no seu livro e posso dizer desde já, acredito que ela vai ter mais participações nos próximos volumes da série.

Infelizmente não posso falar muito mais do que isso para não soltar spoilers, mas eu queria que vocês soubessem que eu realmente adorei o livro. A leitura foi tão diferente das que eu já tinha feito que assim que acabei de ler a última página senti aquele vazio próprio de quem se apaixona por uma história, sabe? Mal posso esperar para que os próximos volumes sejam lançados aqui no Brasil, estou muito ansiosa para saber o que aconteceu depois daquele final de tirar o fôlego. Sendo assim, encerro por aqui fazendo um pedido para você que ainda não leu o livro: Leia ‘Alma?’ já! Tenho certeza que você não vai se arrepender.


[...] Ali estava, concluiu a srta. Tarabotti, um verdadeiro monstro.
– Mas – sussurrou ela – eu é  que sou sem alma...
Então, deixou a sombrinha cair e mergulhou na escuridão. Pág. 204

Playlist:

Birdy – Young Blood

--- Isabelle Vitorino ---

38 comments

aninha 31 de julho de 2013 17:48

Alma? pra começar tem um título A+ e uma capa show! e quem diria que essa história fosse de época! pelo visto a
autora (ou autor?) fez uma mistureba que dá certo, com personagens
cativantes e tratando os seres que adoramos ler, vampiros, lobisomens, com originalidade. faz um tempinho que Alma? tá na minha lista de desejados e espero em breve poder ler. bjks!

Viviane S. 31 de julho de 2013 19:06

O livro parece ser muito bom, gosto de leituras de fantasia.
Não conheço o estilo steampunk e espero conhecer e gostar!

Ótima resenha. Beijos ^.^

IsabelleVitorino 1 de agosto de 2013 07:12

O livro é uma delícia de ser lido. Divertido e bem escrito. Você que gosta de fantasias, com certeza vai adorar 'Alma?'.
Eu também não tinha lido nada no gênero, mas depois que li esse, mal posso esperar para ler outros. :D

Obrigada pelo carinho.

Beijos!

IsabelleVitorino 1 de agosto de 2013 07:15

Tudo nesse livro é surpreendente. A forma como a autora construiu a história, então, é demais! No começo eu também fiquei receosa com relação a essa mistura que ela fez, mas quando terminei de ler eu não pensava em outra palavra para definir o livro que não fosse: genial. Espero que você tenha a oportunidade de lê-lo em breve, pois vale muito a pena. :D

Beijos!

Analy de Assis 1 de agosto de 2013 08:13

Hmmmm, será que a editora vai continuar lançando os outros volumes? Ultimamente tenho estado com medinho de começar novas séries por causa disso...
Mas parece realmente ser um livro inusitado!

Rosana Apolonio 1 de agosto de 2013 10:29

Impossível não querer ler esse livro depois de tantos elogios que você fez a ele. Se eu já tinha vontade de lê-lo por conta do título e dessa capa incrível, agora mal posso dizer o quão ansiosa eu estou para tê-lo em mãos. Além disso, pelo que vi a série tem pelo menos uns 6 livro, ou seja, se os próximos forem tão bons quanto esse parece ser, os leitores terão a oportunidade de se divertir por um bom tempo. Fato que eu particularmente: A-D-O-R-E-I! ;)

Nadine Silveira 1 de agosto de 2013 15:07

A combinação da capa do livro com seu título chamou muito minha atenção, para completar gosto de literatura sobrenatural, então quando vi esse livro, me interessei por ele parecer ser divertido e com uma protagonista bem diferente do que somos acostumados. Enfim, quero muito ler esse livro agora!!!

Luciana Machado 1 de agosto de 2013 21:31

Antes eu já queria ler o livro, depois da resenha, mal posso esperar!!! To precisando de um livro assim, faz um tempo que queria ler algum livro steampunk e esse parece ser maravilhoso.

Bruna:) 2 de agosto de 2013 09:30

"Alma?" vai ser minha iniciação no stemapunk, já que como a maioria eu não conheceia o estilo nem nunca li nada dele. Gostei bastante da sinopse e da resenha, dá uma aliviada pra quem ainda tá com um pé atrás quanto ao tema do livro. A capa é legal, todo mundo está falando bem da história...e acho que vou arriscar sim, pode ser uma agradável surpresa ;)

IsabelleVitorino 2 de agosto de 2013 10:39

Que bom que você gostou da resenha, Lu! :D
Mas de verdade, esse livro é muito bom. E para quem vai se aventurar a ler um steampunk, melhor ainda. Pode ter certeza que você não vai se arrepender. Principalmente se você gostar de livros divertidos.
Beijos!

Carla Kazama 2 de agosto de 2013 12:46

Adorei essa resenha. Agora quero ler 'Alma?' mais ainda!

Sempre quis ler um livro do gênero steampunk e pelo jeito esse vai ser o meu primeiro.

Esse livro tem tudo que eu gosto: se passa na Era Vitoriana, personagem principal feminina com personalidade forte e, principalmente, vampiros e lobisomens sem ser clichê.

Assim que sobrar um dinheiro vou correndo comprar.

IsabelleVitorino 2 de agosto de 2013 13:34

Olha, não posso te afirmar com certeza, mas só em observar o sucesso que o livro está fazendo entre os leitores, eu acredito que sim, a editora continuará publicando os demais livros da série. Infelizmente, eles ainda não nos deram uma informação a respeito disso, mas assim que eu souber de alguma coisa, eu publico aqui no blog. ;)
Analy, 'Alma?' não é só inusitado, é maravilhosamente divertido e sagaz. Super recomendo.
Beijos!

IsabelleVitorino 2 de agosto de 2013 14:14

Se eu pudesse elogiaria ainda mais, já que a genialidade da autora ao construir o enredo e amarrar todos os gêneros que ela decidiu trabalhar em 'Alma?', me deixou realmente encantada. Acredito que por isso, a vontade de ter os próximos volumes em mãos se tornou ainda maior. Infelizmente ainda não sei quando o próximo volume será lançado, mas quando sair uma data, tenho certeza que vou ficar louquinha para ler e conferir o que aconteceu com Alexia e Lorde Maccon. rsrs
Beijos!

IsabelleVitorino 2 de agosto de 2013 14:27

Tudo que a autora colocou na história tem um motivo especial para envolver e ambientar o leitor, acredito que por isso a mistura de sobrenatural, romance, steampunk,ficção científica e claro, comédia, não teve um resultado desastroso como eu esperava, ainda mais, porque os personagens são maravilhosos!
Tenho certeza que você se identificará muito com a Alexia, pois além dela ser uma personagem divertida, ela é extremamente inteligente e faz com que o leitor se sinta muito a vontade entre as páginas do livro. Enfim, espero que você possa ler 'Alma?' em breve e conferir de perto tudo que eu falei por aqui. ;)
Beijos!

lucas 3 de agosto de 2013 16:53

escuto muitas criticas positivas e muito negativas ia ler mais dissenti http://livroazuis.blogspot.com.br/

Tamires Tiburcio 5 de agosto de 2013 09:55

Eu não tinha visto o Booktrailer ainda, mas já tinah lido diversas resenhas maravilhosas sobre o livro, tanto que está na minha lista de desejados a tempos!
Nunca li nada do genero steampunk, e pela sinopse já ficamos com uma vontade imensa de ler o livro.
A Alexia tem tudo para ser uma personagem fabulosa! a originalidade do livro é muito evidente, é o tipo de livro que mesmo sem ler resenha nenhum já sabemos que não tem como ser ruim! :D
E olhando para a capa... pensamos em se tratar de um livro totalmente diferente nào é? isso não é maravilhoso? haha me encanta demais! *-*

IsabelleVitorino 5 de agosto de 2013 18:01

Olha Lucas, o livro pode até ter pontos negativos, mas eu achei tudo tão bem escrito e divertido que eu realmente adorei. Se por acaso um dia decidir ler, não deixe de vir me dizer o que achou, tá?
Beijos!

lucas 6 de agosto de 2013 19:18

sabe acho que a autora nao camsege fazer um bom livro maiis acho que o livro pode ser bem legal mesmo eu sabendo que possa ser chato e clichê
livros azuis

Lais Cristina 6 de agosto de 2013 19:45

Eu não costumo ler esse tipo de literatura, mas estou realmente ansiosa para dar uma chance a esse.
Mas achei que o booktrailer poderia ter sido melhor, mesmo que não seja tão estranho comparado a outros que a gente ve por ai né ? kk

IsabelleVitorino 9 de agosto de 2013 20:11

Lucas, acho que você se surpreenderá se ler o livro. A autora passou longe do que pode ser considerado clichê, pois apesar de falar sobre vampiros e lobisomens, ela constrói uma história inteiramente nova com elementos pouco utilizados na literatura e acaba surpreendendo o leitor em cada página. :D

IsabelleVitorino 9 de agosto de 2013 20:13

Acho que você vai adorar o livro, Lais. A autora realmente fez um bom trabalho em 'Alma?' e me conquistou imensamente com os seus personagens maravilhosos e divertidos.
A princípio fiquei meio sem entender porque haviam feito o booktrailer como um trailer de game, mas no final pensei o mesmo que você: "Já vi coisas mais estranhas por aí!" rsrs
Beijos!

IsabelleVitorino 9 de agosto de 2013 20:20

Também foi a minha iniciação, Bruna. No início eu até fiquei receosa e preocupada, pensando se deveria prestar atenção a algo específico. Contudo, depois relaxei e curti a leitura que entre outras coisas foi deveras surpreendente. Que bom que eu consegui deixar você mais tranquila com relação ao fato do livro ter uma temática sobrenatural, sei que assim como eu, muita gente está um pouco saturado do tema. A capa é ainda mais linda pessoalmente, a editora caprichou bastante na diagramação do livro também. Pode apostar nessa leitura, acho que você não irá se arrepender.
Beijos!

Nathalia Alves 11 de agosto de 2013 13:14

Tem muitos livros com essa temática,mas pelo que eu li na resenha é um livro bem interanssante,diferente das outras com a personagem principal que me deixou curiosa para saber mais sobre ela.

Luciana Machado 16 de agosto de 2013 14:48

depois disso TENHO q ler o livro!!! vou pedir de natal :)

ELIZABETH MACHADO DE SALLES 18 de agosto de 2013 11:14

Já estava ansiosa pra ler esse livro. Alma ? é um dos livros que mais li resenhas, e todas me deixaram super feliz, pois falavam de uma história envolvente e diferente. Quero muito esse livro. Amei ler a resenha e conhecer mais um pouco sobre Alma? . Beijos.

Rafaela Saturnino 18 de agosto de 2013 16:35

Um pergunta que eu iria fazer: que tipo de gênero é esse? rsrs
Eu tenho visto alguma divulgação do livro pela editora, e tinha curiosidade de ler, mas não sabia do que tratava a história. Agora lendo a resenha fiquei ainda mais curiosa, espero ler e gostar tanto quanto você :)

Beijos

IsabelleVitorino 19 de agosto de 2013 17:24

Pode pedir que vai ser o presente que você mais vai gostar nesse Natal. Tenho certeza que você irá passar bons momentos com Alexia & Cia. :D
Beijos!

Lettícia 23 de agosto de 2013 12:26

É a primeira resenha que leio desse livro! E parece ser muito bom!
Gosto de temas sobrenaturais! :)

Mundo dos Livros 26 de agosto de 2013 19:25

Olá Rafa,
O gênero steampunk pode ser definido basicamente pelo uso de avanços científicos em uma época bem anterior aquela que elas foram feitas. Por exemplo: o autor Júlio Verne descreve em suas obras escritas no século XIX o uso de engenharia mecânica que era simplesmente impossível para a sua época. No caso do livro 'Alma?', a autora aborda questões relacionadas a ciência.
Acredito que você irá gostar bastante da história, eu pelo menos, me diverti muito. Diferente de outras obras do gênero, esse livro traz uma trama muito inteligente.
Beijos!
P.S. Espero ter conseguido tirar sua dúvida com relação ao gênero.

Mundo dos Livros 26 de agosto de 2013 19:28

Esse livro é muito bom, Lettícia. A autora conseguiu escrever um livro sobrenatural sem ser clichê. Acho que você vai gostar.
Beijos!

Mundo dos Livros 26 de agosto de 2013 19:30

O maior diferencial da autora, Nathalia, é que a única coisa que ela usa que soa clichê são os seres sobrenaturais, mas todo o resto da trama é tão surpreendente que isso passa despercebido.
Ah, a Alexia é uma das personagens mais divertidas que já vi. Ela é uma gracinha.
Beijos!

Mundo dos Livros 26 de agosto de 2013 19:37

Sim, Liz. 'Alma?' é um dos melhores do gênero justamente por conseguir surpreender o leitor a todo o momento. Sem contar que com uma protagonista como a Alexia, é quase impossível largar o livro. Acredito que você vá gostar da história.
Obrigada pelo carinho.
Beijos!

Mundo dos Livros 26 de agosto de 2013 19:49

Olha Carla, 'Alma?' realmente me conquistou. Contudo, as referências steampunk, apesar de estarem presentes no livro todo, a autora as utiliza com sutileza. Por isso, não espere nada muito ao estilo Júlio Verne, tá?
Contudo, como você disse que gosta dos elementos que o livro traz, acredito que você irá se apaixonar pela história.Principalmente por causa da Alexia, ela é tudo o que você disse e muito mais. :D
Obrigada pelo carinho, fico feliz que tenha gostado da resenha.
Beijos!

Mundo dos Livros 26 de agosto de 2013 20:25

O booktrailer consegue bem passar a essência do livro, Tamires. E junto com a sinopse consegue instigar bem o leitor. Eu, que não tinha lido nenhuma resenha do livro, só de vê-los já tive vontade de lê-lo. Sem contar que essa capa é um show à parte. Pode ter certeza, ela tem tudo a ver com a história que como você mesma disse, é bem diferente. Ademais, tenho certeza que você vai adorar o livro, pois acompanhar a Alexia em suas aventuras é uma delícia. Você não sabe o quanto estou ansiosa para que o segundo livro da série seja lançado aqui no Brasil. *-*
Beijos!

Marcelli 29 de agosto de 2013 10:15

Primeira vez que vejo uma resenha desse livro..ja vi ele varias vezes nas livrarias e sempre li a sinopse. Gostei bastante da sua resenha, e só de voce dizer que temos que ler já..é pq deve ser bom mesmo..rsrs. Mais um pra minha listinha. Beijos

Renata 30 de agosto de 2013 16:23

Não é a primeira resenha que leio, estou com bastante vontade de ler esse livro. E a lista só cresce, daqui umas 5 vidas acho que consigo ler tudo o que quero, rs.
Bjs!

Mundo dos Livros 31 de agosto de 2013 03:28

'Alma?' é um livro realmente encantador. Acho que foram poucas as pessoas que o leram e não gostaram sequer um pouquinho... -rs-
Ah, Rê. Esse é um problema universal dos leitores: querer ler todos os livros possíveis e impossíveis. :D
Beijos!

Mundo dos Livros 31 de agosto de 2013 03:31

Eu fiquei apaixonada por essa história. Principalmente porque a autora soube abordar todos os gêneros que ela quis sem que o livro perdesse o sentido. Pode ter certeza os apaixonados por mocinhas inteligentes, romance, aventura, seres sobrenaturais e porque não, um pouco de comédia... vão adorar o livro.
Beijos!

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.