Desafio Literário



Olá pessoal,

Como prometi pra vocês no post passado, hoje venho trazer para vocês mais informações sobre o segundo desafio que eu estou participando nesse ano. Assim como o anterior, esse me chamou a atenção por eu ter notado que não será preciso comprar livros para participar dele (talvez um ou dois), bem como, que há uma gama enorme de categorias, me dando assim, a oportunidade de ler livros de todos os gêneros possíveis. E para quem está animado para participar também clique aqui e veja o regulamento de participação. Mas antes vejam quais foram os livros escolhidos para este desafio!



JANEIRO – TEMA LIVRE: Para aproveitar o tempo junto da família e dos amigos com muita leitura, o tema é livre! Aproveitem para escolher obras que, por algum motivo, não foram lidas no ano que se foi. Releituras não valem, pois o propósito maior do DL é desencalhar os livros daquela lista básica de leituras pendentes – que não para de crescer nunca.

Nesse mês minha escolha foi a temática Distopia e os livros que eu separei para ler foram: Jogador Nº 1 de Ernest Cline/Colin Cosmo e os Supernaturalistas de Eoin Colfer/Feios de Scott Westerfeld.

FEVEREIRO – LIVROS QUE NOS FAÇAM RIR: No mês da alegria e da folia, está valendo quaisquer obras que despertem o riso pela comicidade presente no enredo.

Há algum tempo eu comprei um box de livros de bolso e todos eram de chick-lit, vou aproveitar o desafio para lê-los. Os livros em questão são: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom de Sophie Kinsella/O Diário de Bridget Jones de Helen Fielding /Sex and City de Candace Bushnell/O Diabo Veste Prada de Lauren Weisberger.

MARÇO – ANIMAIS PROTAGONISTAS: Após as festas de fim de ano e o carnaval, quando a vida é retomada de fato, devemos ler obras cujos personagens protagonistas são os animais. Vale dizer que eles podem até compartilhar a posição de personagem principal com outros personagens humanos, mas nunca estando em menor destaque.

Eu tenho alguns livros com animais no enredo, mas ainda estou vendo se algum deles vale para esse mês. Assim que eu souber, atualizo a postagem pra vocês.

ABRIL – UMA OU MAIS DAS QUATRO ESTAÇÕES NO TÍTULO: Se a tendência é Outono/Inverno ou Primavera/Verão, não importa. A moda da vez é ler obras que contenham no título uma ou mais das quatro estações do ano.

Tive sorte nesse mês, pois tenho um único livro com o que foi pedido para o desafio e o livro é: Um Verão Para Toda Vida de Michael Noonan.


MAIO – LIVROS CITADOS EM FILMES: Literatura e Cinema são tão intrínsecos! Para quem é cinéfilo, não será tão difícil escolher as obras citadas em filmes; para quem não o é não há motivo para preocupação. Nossa equipe irá preparar uma lista especial para atender aos objetivos não só deste mês como também de todo DL.

Assim como em séries, os filmes também citam vários livros, por isso foi um pouco difícil escolher quais ler, mas aqui estão as minhas escolhas: Persuasão de Jane Austen (citado em A Casa do Lago – a propósito, esse filme é lindo, vale a pena ver)/O Morro dos Ventos Uivantes de Emilly Brontë (citado em A Proposta).

JUNHO – ROMANCE PSICOLÓGICO: No Brasil, o romance psicológico mais famoso é Dom Casmurro, de Machado de Assis. Até hoje, paira dúvida se Capitu traiu Bentinho. Este gênero literário, portanto, caracteriza-se por ressaltar a mente humana. O meio ambiente em que se passa a história é irrelevante se comparado ao pensamento e ao comportamento dos personagens, cuja intimidade é revelada pelo agir e sentir.

Ainda estou procurando na minha estante livros do gênero. Aceito sugestões.


JULHO – COR OU CORES NO TÍTULO: Férias é tudo de bom para quem pode! Pena que o tempo no inverno é acinzentado, né? Então aproveitem o tempo livre embaixo do edredom e com muita leitura. Neste mês só está valendo obras que contenha no título cor ou cores.

Pensei que esse seria mais difícil, mas não foi e eu até que me surpreendi com a quantidade de livros que eu tenho com cores no título. Agora confiram os que eu separei para ler: Tequila Vermelha de Rick Riordan/A Pirâmide Vermelha de Rick Riordan/Dália Azul de Nora Roberts.

AGOSTO – VINGANÇA: A vingança é o ato de agir contra uma pessoa em resposta ao que ela tenha feito de prejudicial, de modo que ela sinta na pele o que se passou e que não repita mais a ação nociva. É o famoso “Olho por olho, dente por dente”. Neste mês, devemos nos deliciar com obras cuja trama seja a da vingança.

Eu tenho alguns títulos que possuem a vingança na trama, mas por enquanto o único que separei para o desafio foi: A Vingança da Mulher de Meia-Idade de Elizabeth Buchan.

SETEMBRO – AUTORES PORTUGUESES CONTEMPORÂNEOS: O ícone maior da literatura portuguesa é, sem dúvida, José Saramago – o único a receber o Prêmio Nobel. Mas que tal descobrirmos outros talentos literários de Portugal? Neste mês, então, devemos ler obras de autores portugueses contemporâneos. Com certeza, haverá grandes revelações literárias!

Só tenho um único livro que se encaixa na categoria que é: Substâncias Perigosas de Pedro Elias.

OUTUBRO – HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO: Quem sobrevive a grandes tragédias ou a graves doenças, comumente, relata sua experiência de superação, através da luta e da fé, pelos meios de comunicação locais, regionais, nacionais e internacionais. Neste mês, devemos ler histórias de superação – sejam reais ou fictícias e aproveitá-las como lições para toda a vida.

O livro que escolhi para esse mês foi: O Céu Está Em Todo Lugar de Jandy Nelson. Mas é provável que eu escolha mais algum.

NOVEMBRO – LIVROS QUE FORAM BANIDOS: A leitura é tão importante para a formação do ser humano que, em vários momentos da história, determinados livros foram banidos por serem considerados, pelas autoridades, inadequados à população – que poderia ser subvertida por meio da leitura. Em novembro, que tal ler livros que foram banidos?

São tantos os títulos nessa categoria que eu não sei qual escolher, mas é provável que eu fique com algum de Stephen King. Mas não se preocupem, assim que eu me decidir venho contar pra vocês quais foram os escolhidos.

DEZEMBRO – NATAL: O ano passou voando! Para desacelerar o passo, devemos ler obras que falem do Natal – a época mais fraterna do ano. Entre um capítulo e outro, não se esqueçam de: montar o pinheiro, decorar a casa, comprar presentes, organizar o amigo secreto, preparar o cardápio e desejar FELIZ NATAL a todos! 

O único livro com a temática que eu tenho já foi lido e resenhado que é Um Conto de Natal de Charles Dickens (para ler a resenha clique aqui), por isso ainda vai demorar um pouco para saber qual vou ler para fechar este desafio.

Bom, espero que vocês tenham gostado da postagem. Em breve, postarei as resenhas dos livros já lidos, por isso, fiquem ligados no blog.

--- Isabelle Vitorino ---

1 comment

Rosana Apolonio 8 de fevereiro de 2013 11:16

Uau, quantos livros você separou. É um desafio e tanto, já que você tem que coordenar com o outro desafio que você está fazendo. Espero ver em breve as resenhas dos livros que você listou, porque boa parte eu não conheço. Boa sorte! ;)

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.