Séries de TV: Emma

Como ser você mesmo em uma sociedade em que o casamento é quem dita qual o seu valor?
  
Título: Emma
Ano: 2009
Direção: Jim O’Hanlon
Elenco: Robert Bathurst, Louise Dylan, Rupert Evans, Dan Fredenburgh, Michael Gambon, Romola Garai, Tamsin Greig, Jodhi May, Jonny Lee Miller, Poppy Miller, Laura Pyper, Blake Ritson, Christina Cole, Jamie Glover, Jefferson Hall, Joshua Jones, Valerie Lilley, Veronica Roberts, Pauline Stone, Eileen O'Higgins, Sarah Ovens, Liza Sadovy
Episódios: 4
Temporadas: 1 (Única)
Gênero: Drama.
Emma é uma jovem e rica mulher que não pretende se casar, e que passa o tempo manipulando as pessoas para que encontrem o casamento mais apropriado. Seu único crítico é um vizinho, George Knightley, irmão do marido da sua irmã mais velha. Contudo, ao longo da história Emma comete vários enganos e interpreta erroneamente as pretensões e desejos alheios, causando muitos problemas para os que vivem ao seu redor até que finalmente percebe que está ela mesma apaixonada.

Emma é uma jovem mimada que está acostumada a fazer seus desejos se tornarem realidade, principalmente quando o assunto é formar casais, contudo essa sua mania incomoda as outras pessoas por às vezes ela incentivá-las a tomar a direção contrária ao que o coração delas dizem, e estas, atadas pelo respeito que sentem por ela acabam por suprimir suas vontades e atender aos desejos de Emma. Entretanto, o curioso é que apesar de sentir prazer em unir casais, ela nunca quis um companheiro para si e acredita que terminará seus dias ao lado de seu pai e de seus sobrinhos, mas tudo muda quando após planejar meticulosamente o casamento de uma amiga que se vê frustrado por incompatibilidade de sentimentos, ambas as "vítimas" resolvem apostar nos pares que acham melhor, ou seja, Emma cai nas graças do jovem que ela achara ser o noivo perfeito para sua amiga e o seu amigo, George, acaba por torna-se o par idealizado e sonhado por sua amiga. Diante de uma realidade com a qual nunca imaginou ter que enfrentar, Emma é obrigada a se mostrar como é verdadeiramente e a reavaliar suas atitudes, ações e sentimentos.

Quem acompanha o blog sabe que eu sou apaixonada pela escrita de Jane Austen, até fiz uma resenha da sua famosa história Orgulho e Preconceito que vocês podem ler aqui. Posso dizer que cada vez que eu lia algo dela, eu ficava mais encantada com suas criações e foi em meio ao mundo literário austeniano que eu busquei as adaptações produzidas durante todos esses anos que separam a data de publicação do livro até os dias de hoje, e de verdade, eu nunca imaginei que uma história poderia ganhar tantas adaptações como aconteceu com Emma. E é inegável que Austen merece todas as homenagens possíveis, ela conseguiu recriar com maestria uma época cheia de proibições onde o machismo imperava, e o curioso disto é que ela conseguiu aliar as críticas sociais com romances delicados e convincentes.

Entretanto, por mais que eu goste de ficar aqui falando sobre os encantos aos quais essa autora me submeteu, eu tenho a árdua tarefa de avaliar para vocês de forma imparcial essa série. E bem, vamos começar com uma coisa que me incomodou, a atuação. Não sei vocês, mas uma atuação pouco convincente me faz criar certo receio com relação a trama, e foi justamente o que senti com relação a Ramola que é quem interpreta Emma, para mim chega difícil até conseguir explicar de forma coesa essa minha cisma, porém creio que o ponto essencial desse minha antipatia veio do fato de eu ter achado a atuação dela pouca crível e um pouco forçada, contudo, isso não é algo que vai incomodar aqueles que se atentam mais a história do que nos pormenores que a compõe, por isso, acredito que este não é um ponto tão desfavorável, talvez eu seja chata mesmo. Todavia, algo que merece muitos elogios é a fotografia, assim como na série Orgulho e Preconceito eu ficava a todo o momento torcendo pela chegada das cenas externas, pois as vendo era impossível não me ater ao romance que se desenrolava diante dos meus olhos e deixar para lá os pequenos defeitos que eu percebia. Sem sombra de dúvidas Emma conta o tipo de história que faz qualquer um querer ver todas as adaptações bem como ler a obra brilhante que foi escrita pela genial Jane Austen.


Essa nova versão de Emma produzida pela BBC encanta a todos aqueles que gostam de uma boa história aliada a uma boa fotografia, com cenários maravilhosos e um olhar diferente sob a representação de uma época, sobretudo charmosa (apesar do machismo gritante), essa série tem tudo para encantar aos fãs de Jane Austen que nunca se cansam de uma nova adaptação das heroínas dessa autora brilhante. Recomendo muito!


--- Isabelle Vitorino ---

14 comments

Leticia Tavares 9 de agosto de 2012 19:36

Oi..

Eu nunca vi essa série, aliás nem sabia da existencia dela, mas eu já li o livro Emma da Jane Austen e amei ele... Mas, vou procurar ver essa série, pois, parece ser muito boa.. Valeu pela a Dica!!!!

Samira Chasez 9 de agosto de 2012 19:48

Hum... Gostei muito dessa série.. Sou uma fanática por série, mas essa ainda não tinha visto e nem ouvido falar... Mas, todas as obras da Jane Austen são muito bons então essa série deve ser muito boa vou procurar ver um episódio para ver se gosto dela.. =/

Carolina Lopes 9 de agosto de 2012 23:13

Estou com vontade de ler esse livro há meses, mas nunca consigo comprá-lo. Vou ver se compro ele logo para ler e ver a série.
Beijos, Carol.

Amanda.. 10 de agosto de 2012 00:43

Já comecei a ler o livro mas acabei ñ terminando, não sabia que tinha uma série..
Vou dar uma olhadinha.

Diziano Machado da Conceição 10 de agosto de 2012 09:28

Bela resenha...
Essas várias adaptações vieram de apenas um livro ou existem vários livros? Realmente essa época era meio complicado para as mulheres...
Obrigado..

Jadi Soares 10 de agosto de 2012 23:06

Nunca tinha ouvido falar dessa serie, mas ela parece ser legal. Nao me chamou tm atenção e tbm nao fiquei tm curiosa para assistir, o pouco que fiquei foi por ser sobre uma estoria de epoca.
bjim

Anna Cristina Amaral Rocha 11 de agosto de 2012 00:27

Nunca tinha ouvido falar nessa serie.. parece ser muuito boa. Eu sou apaixonada por series, tenho mais de 15 baixadas no meu pc *------* Vou preocurar por essa, que sabe eu não passo a gostar dela tbm! haha

Beijoos ;*

Jenice Franca 11 de agosto de 2012 12:13

Oi,Isabelly

Então, sempre as histórias deliciosas da escritora da Jane Austen...eu também sou fã dela,mas ainda não li Emma.Assisti ao filme com a Gwyneth Paltrow e sinceramente não gostei , pois a atuação dela não me convence .Realmente, é impressinante a quantidade de adaptaçõesque tem esta narrativa. Eu gostaria de assistir a série , mas prefiro ler o livro primeiro.

Abraços e bom fim de semana

Fellipe 11 de agosto de 2012 12:19

Já tinha visto falarem dessa série, mas não sabia que se tratava de assunto e nem que era inspirado em uma obra da Jane Austen. Mas, mesmo agora, eu não me atrai pelo enredo, ainda mais pela atuação da protagonista ser forçada. Não gosto disso!

Jessica Lisboa 11 de agosto de 2012 19:07

Não sabia que Jane Austen tinha adaptação cinematografica, gostei muito do trailer do filme, vou baixa-lo o quanto antes.

Constantino Tarouco 26 de agosto de 2012 20:17

Eu não vi essa série, mas eu li o livro e o achei fascinante.. E se o livro é bom a série deve ser boa ou pelo menos vale a pena checar

Paula Camargo 31 de agosto de 2012 10:38

Nunca tinha ouvido falar dessa série,mas acho que vou gostar,adoro estórias de romances ambientadas em uma época distante,com todos os detalhes de um cenário antigo

Kazake 31 de agosto de 2012 20:37

AInda não vi essa série =( Mas falam muito bem dela, o problema é que vejo tantas que ai fico perdida.

EricaMarts 31 de agosto de 2012 22:25

Eu nem sabia que tinha série de Emma. Eu só tinha visto o filme com Gwyneth Paltrow e gostado. Ironicamente eu não tenho esse livro da Jane Austen... Vou procurar e ver essa série, vlw pela indicação.

Bye

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.