Bate Papo: Tammy Luciano


Hoje na reestreia da coluna "Bate Papo" temos o prazer de receber Tammy Luciano, autora de quatro livros publicados e várias peças teatrais. O seu livro mais atual, Garota Replay, foi lançado pela editora Novo Conceito e você pode ler a resenha que eu, Jackson Fernandes, fiz aqui.


1. Gostaria de Agradecer imensamente por ceder esta entrevista para o blog, pra começar, fale um pouco sobre o início de sua carreira literária (caminhos, gostos, influências etc...)
Eu comecei a escrever na adolescência e no começo não tinha ideia que seria artista. Eu amava atuar, escrever, criar mas só com os anos comecei a entender que além de ser uma escolha pessoal, seria uma escolha profissional. Acabei me formando em Artes Cênicas e Jornalismo e fiz uma especialização em roteiro. O teatro foi muito influente nas minhas decisões. Nunca quis aparecer por aparecer, sempre busquei ter um trabalho sério, com muita dedicação. Demorei muitos anos para conseguir meu espaço, nesse tempo fiz partipações em novelas, fiquei em cartaz com muitas peças de teatro, escrevi peças, poemas, crônicas e uma dessas crônicas, falando da modelo Fernanda Vogel me fez receber o convite para o meu primeiro livro, Fernanda Vogel na Passarela da Vida.

2. De onde surgiu a ideia para escrever o livro Garota Replay? Você se inspirou em alguém? 

Um dia eu saí para dançar e vi uma garota parecida comigo. Voltei para casa dirigindo e pensando nisso. No dia seguinte, comecei a escrever o livro. A inspiração começou comigo, mas o resto da história é ficção. Eu estava buscando mudar de editora e quando entreguei o livro na mão do meu agente literário Bruno Borges, confiei que o melhor aconteceria. Fiquei muito feliz quando o livro foi aprovado pela Novo Conceito. Maior honra ter me tornado a primeira escritora do Selo Novo Conceito Jovem.

3. Qual a sensação de ter um livro publicado? 
É emocionante e muito melhor do que as pessoas possam imaginar. A gente trabalha muito no livro, saber que ele foi aprovado e vai chegar na mão do leitor é muito especial. Depois que me tornei escritora profissional, aprendi que existe muito trabalho depois do lançamento do livro. O escritor precisa divulgar o original, participar desse processo mais de perto. Eu gosto muito do contato com os leitores, leio atentamente todas as resenhas, curto as positivas, aprendo com as avaliações negativas e comemoro cada dia mais leitores conhecerem meu trabalho.

4. Você tem outra ocupação além de escrever? 
Eu sou atriz e jornalista de formação. Além de atuar em peças de teatro e novelas como Laços de Família, Senhora do Destino, Caminhos do Coração, trabalhei como jornalista na Radiobrás, Globo.com, TV Fama... Atualmente estou divulgando Garota Replay e dirigindo um projeto social com aulas de teatro no Retiro dos Artistas. Esse ano, faremos uma peça com um texto que estou escrevendo. Estou querendo voltar a atuar, minha dificuldade é tempo, em agosto próximo, por exemplo, estarei 10 dias na Bienal de São Paulo 2012. Então para matar a saudade do palco, eu gravo vídeos no meu canal: www.youtube.com/tammyluciano Criei dois projetos, o Crônica Falada, em que gravo minhas crônicas, e o Clipe de Poesia, em que gravo pelas ruas os poemas que escrevo.

5. Você se considera uma boa autora? Por quê? 
Eu gosto de ser autora. Os leitores é que podem avaliar. Eu recebo muitas mensagens queridas, pessoas que leram todos os meus livros, curtem minhas crônicas, acompanham e torcem... O que eu tenho na cabeça é que cada pode achar o que quiser do meu trabalho, não tem como mandar no gosto alheio. Eu amo o que faço e foco meu pensamento em produzir textos, criar... Quando chega uma mensagem elogiando meu trabalho, percebo que valeu cada madrugada escrevendo e cada dia de batalha.

6. Qual foi à pessoa que mais lhe apoio quando você falou que estava escrevendo um livro? 
Minha família foi sempre muito querida e parceira. Meus pais e minha irmã acreditaram desde o início. Meu pai tem um papel fundamental, é o meu primeiro leitor. Myrian Vogel eu chamo de minha madrinha literária já que disse que eu daria conta de escrever a biografia da filha dela, Fernanda Vogel. E os leitores hoje são super queridos comigo. Quando eu digo que estou escrevendo, eles apoiam, comemoram, dão a maior força. É maravilhoso!

7. Que conselhos você daria para um aspirante a escritor? 
Seja forte, trabalhe bastante, registre seu livro na biblioteca nacional, tenha uma boa página na internet para apresentar seu material e receba não sabendo que a vida segue. Grandes escritores receberam não, faz parte. Se você continuar seu trabalho, o retorno vai chegar. Quando isso acontecer, continue forte porque o sucesso das pessoas não pode mexer com a sua cabeça. Seja humilde, no melhor sentido da palavra, pé no chão e lembre que importante mesmo é a literatura.

8. Você já tem novos planos literários? 
Claro, sempre, não dou conta de escrever tudo que minha cabeça cria. Terminei um livro essa semana, mas não sei ainda quando será lançado. Espero que os leitores adorem. E claro, continuo escrevendo minhas crônicas para o Crônica Falada, meus poemas em cadernos e já estou com ideia para um novo livro, mas vou dar uma parada de um mês para esquecer um pouco a personagem anterior.

Perguntas rápidas:

Um Livro? De autor Nacional!
Um Filme? Gosto muito de Miss Potter, é a história da escritora Beatrix Potter, já assisti várias vezes
Uma Musica? Estou escutando nesse momento 93 Million Miles do Jason Mraz


Um Grupo Musical? Coldplay
Uma Comida?Adoro japonesa!
Um Sonho? Me tornar best seller e ser mãe
Um Dia? Quando minha irmã Shelly nasceu foi mágico!
Um Animal? Eu tenho uma auau chamada Maria Eduardinha que é a pessoinha mais fofa do planeta. Eu amo animais. Tive um cachorrinho na minha infância inteira, o Marquinhos, depois veio a Minnie que morreu com 17 anos e a Polly que infelizmente sumiu e nunca mais a encontramos. Mas enquanto a procurávamos, surgiu a Bella que meus pais adotaram e é um amor de cachorrinha. Aliás, antes de comprar um animal, pense em adotar. Tem muito bichinho precisando de um lar!
Um País? Brasil
Uma Pessoa? Três! Meu pai, minha mãe e minha irmã são a minha base!

9. Para terminar essa entrevista, mande uma mensagem para os seus fãs! 
Um beijo enorme para todos os leitores e muito obrigada por tudo! Tenho muito a agradecer para cada pessoa que curte meu trabalho. Quero agradecer o Blog Mundo dos Livros pelo carinho e apoio. Jackson, muito obrigada! E como eu costumo dizer nos meus autógrafos: Sejam sempre felizes!

--- Jackson Fernandes ---

17 comments

Manuela Cerqueira 2 de agosto de 2012 10:18

Oi, Adoro post assim é legal pois permite conhecer m pouco mais a autora, interrssante saber como surgio a idéia para o Garota replay... Li o livro e gostei muito leitura leve, fácil devorei todo em um dia..rs

Samira Chasez 2 de agosto de 2012 14:08

Oi...
Essa autora é fantástica.. Tive a oportunidade de conhecer ela e achei ela muito simpática.. O seu livro é maravilhoso...Ainda não li, mas espero ler em breve. Eu tenho sorte de ter ela como autora parceira no meu blog.

Jenice Franca 2 de agosto de 2012 14:52

Oi,Jackson
Aqui teve uma feira literária e minha irmã esteve presente , pegou autógrafo da Thammy e disse que ela é muito simpática.
Super gostei da entrevista! É uma ótima oportunidade para conhcer mais os autores e saber o que eles verdadeiramente pensam. Nossa, nem sabia que ela tinha esta veia artística aflorada, já que ela também atua. Acho muito legal quem se arrisca a transitar por outras áreas.
Abraços

Jadi Soares 2 de agosto de 2012 21:55

Gosto mt dessas entrevistas, é sempre bom para gente conhecer um pouco mais sobre o escritor.
Já ouvi varios comentários sobre esse livro, ele nao me chamou mt a atneção, nem gostei mt da capa mas vi umas resenhas que até me animaram mais sobre o livro, apesar dele ser bem basico e tals.
bjim

Anônimo 3 de agosto de 2012 00:37

Obrigada pelo carinho com o meu trabalho nessa entrevista querida!!! Muito sucesso para o Blog!
Bjinhos. Tammy
www.tammyluciano.com.br
@tammyluciano

Anna Cristina Amaral Rocha 3 de agosto de 2012 13:06

Gostei da entrevista, ela é uma fofa *-* e o livro parece ser otimooo... To louca pra ler... Beeeijos ;*

Amanda.. 3 de agosto de 2012 18:11

Foi muito bom conhecer um pouco mais sobre a autora, essas entrevistas são muito importantes, pois nos aproximam dos autores, sabendo os motivos do porque se dedicaram a profissão, as coisas que gostam, me sinto proxima deles, e me faz querer cohecer ainda mais o que eles escrevem.

Leticia Tavares 3 de agosto de 2012 22:40

Eu li esse livro e simplismente amei...
Adorei as suas perguntas e as excelentes respostas da Tammy..
Eu também curto muito o Coldplay...

Jessica Lisboa 5 de agosto de 2012 22:10

Achei maravilhosa esta coluna, estou curiosa para sabe qual vai ser a proxima entrevistada. Percebia que a Tammy é muito ligada a familia e a trilha sonora que ela tem tambem é maravilhosa.

Carolina Lopes 6 de agosto de 2012 00:20

Ainda não li esse livro mas pelos comentários estou perdendo.
Espero em breve ler!
Beijos, Carol.

Neny 6 de agosto de 2012 17:43

Amo ver posdts falando ou entrevistando outores isso me da a oportunidade de saber um pouquinho mais sobre eles, eu ainda não tive a oportunidade de ler nada da Tammy, mas pretendo logo, beijos.

Paula Camargo 7 de agosto de 2012 21:11

Adoro entrevistas dos autores nacionais,dá para conhecer um pouco dos autores,das motivações das dificuldades,gosto muito!

Diziano Machado da Conceição 9 de agosto de 2012 13:54

Não leio estes livros pois acredito ser para garotas. Achei a capa da Garota Replay muito muito bem feita (julgo muito pelas capas, se a capa não é caprichada eu não me interesso em ler). E o bate-papo ficou ótimo você leva mesmo jeito. Abraços...

Fellipe 11 de agosto de 2012 12:48

Adoreeei a entrevista! Nunca li nada da Tammy, mas pelo que já vi dela sei que é uma boa escritora e uma pessoa muito engraçada e batalhadora.
Adorei essa música! Ainda não a tinha escutado em outro lugar rs

Constantino Tarouco 26 de agosto de 2012 20:04

Excelentes perguntas e resposta... Filho, tu leva jeito para entrevistador.. Essa autora é muito simpatca gostei dela, mesmo o livro dele não sendo para a minha idade.

Kazake 31 de agosto de 2012 20:33

Vou ser sincera, espera MUITO MAIS do livro, mas a autora é uma simpatia, uma fofa =)

EricaMarts 31 de agosto de 2012 22:33

Adorei conhecer mais a Tammy. Não i nenhum livro dela mas espero fazer isso em breve. Nem sabia que ela era atriz e tinha participado de novelas. #Revelação Vou torcer pelo sucesso dela sempre!

Bye

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.