Seguindo a Trilha: Música e Leitura

Oi pessoal, eu sou Isabelle, nova colunista do Mundo dos Livros e estarei aqui para apresentar posts bem legais pra vocês. Fiquem de olho no blog e vejam o que eu preparei!

Junto com a minha estreia no blog, se inaugura também a nova coluna do blog, que como o nome já bem sugere, trata de um espaço para falar de música. Espero que vocês curtam essa novidade que vai começar tratando de um tema que divide opiniões: Ouvir música durante a leitura!




Para mim não existe nada melhor do que ler embalada por um bom fundo musical. Por muitas vezes já tentei ler sem ouvir música e gente, não foi a mesma coisa! Você devem estar se perguntando o que há de tão diferente nisso e eu vou tentar explicar um pouco sobre o que se passa comigo quando faço isso. 

Sabe quando você está vendo um filme e naquela cena importantíssima da história surge uma música maravilhosa que te faz querer chorar? Ou quando surge um tan-tan-tan-tan naquela cena de terror em que você já está apavorado que faz seu coração acelerar? Isso não acontece só com filmes, onde há atores e imagens prontas. Isso acontece também na sua imaginação quando você se entrega a leitura ao som de uma trilha sonora que preenche seus ouvidos e te ajuda a entrar de vez na história que você está lendo. É difícil explicar essas sensações, mas quando a sintonia entre música e literatura é encontrada, a sensibilidade do leitor se multiplica por mil e o leitor está fadado a ter a sua experiência de leitura elevada ao nível máximo! 

Um conselho? Se você gosta de música e de livros, tente ao menos uma vez por em prática isso e você verá que é possível sim unir duas paixões distintas em um único momento.

Abaixo, separei alguns trailers de filmes baseados em livros que eu simplesmente adoro a trilha sonora, espero que vocês gostem e se inspirem!

A Lenda dos Guardiões - Este trailer lindo tem uma música que eu adoro, de uma banda que eu sou completamente apaixonada. Para quem não sabe, esse filme é baseado em um livro de mesmo nome e acreditem se quiser ele pertence a uma série! Apesar de não ter assistido ao filme, só de ver esse trailer e escutar Kings and Queens de 30 Seconds to Mars, já me dá vontade de correr para a locadora mais próxima e pegar o filme para conferir se o restante dele está composto por músicas tão boas quanto essa.



Um Homem de Sorte - Bom, eu sou suspeita para falar de filmes de romance porque sou uma boba romântica, mas acontece que diferente dos demais filmes baseados nos livros de Nicholas Sparks este eu ainda não vi, é que gente... Não sei... Zac Efron como soldado? Nada contra o ator, porque já me diverti horrores com a atuação dele em 17 Outra Vez, só não sei se estou preparada para ver a versão adulta e séria do ator. Entretanto, a música que está nesse trailer me faz pensar muito se não devo dar uma chance ao filme. Diga aí pessoal, essa música é ou não é linda? The Fray arrasou com You Found Me!



Um Dia - Mais um romance para vocês! Tenho certeza que quem já viu esse trailer se arrepiou ao ouvir Good Life de One Republic, eu pelo menos me emocionei bastante porque a letra da música se encaixa perfeitamente com a história contada nessas cenas. É tão lindo que estou completamente sem palavras para dizer mais alguma coisa sobre isso.




Então pessoal, por hoje é só. Fico aguardando os comentários de vocês dizendo o que acharam do Seguindo a Trilha e qual a opinião de vocês sobre sobre o tema.  

Beijo grande e até a próxima!


P.S. Alguém quer que eu faça um post especial com algumas dicas de músicas para acompanhar a leitura?


--- Isabelle Vitorino ---

4 comments

Jackson Fernandes 14 de junho de 2012 09:56

Adorei o post Isabella!
Eu já assistir "A lenda dos guardiões" e é muito bom, legal d +!
Nem um dos outros dois filmes eu assisti. Mas adoro o One Republic e o 30 Sconds to mars!

Rosana Vitorino 15 de junho de 2012 22:57

O post está muito bom, faz tempo que não tinha lido nada sobre música.
Seria bem legal, se fosse fizesse um post com músicas para ouvir enquanto ler, eu pelo menos, nunca tentei ler e ouvir música ao mesmo tempo, mas agora fiquei bem tentada!
=D

Jadi Soares 18 de julho de 2012 23:45

Sou super fã do nicholas sparks e gosto mt desse livro que deu origem a esse filme. aind anao assiti o filme mas ele parece msm ser mt bom. Gosto mt da musica tema de Um homem de sorte.
Nao sou mt fa de 30 seconds to mars, mas gosto de closer to the edge deles que e mt legal.
bjim

Samira Chasez 23 de julho de 2012 13:34

Isabelle,

Um dia e um homem de sorte tem trilhas muito boas... Amei ambos os filmes..
Mas, o Filme para sempre te amarei tb tem uma trilha ótima...

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.