Resenha: Jogos Vorazes por Suzanne Collins

Olá galera, hoje trago para vocês a minha primeira resenha no blog. O livro escolhido foi um dos meus  favoritos: Jogos Vorazes.

Título: Jogos Vorazes
Série: Jogos Vorazes #1
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano: 2010
Páginas: 398
Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Katniss Eveerden vive em Panen, uma nação que antes era conhecida como a América do Norte, mas que atualmente é dividida em 12 Distritos. Katniss mora no distrito 12, local onde os únicos trabalhos possíveis estão concentrados nas minas de carvão. Ela não tem boas recordações do lugar, pois foi naquelas minas que seu pai morreu quando ela tinha apenas 11 anos, deixando-a sozinha com a sua mãe e irmã. Após o acidente Katniss é obrigada a tomar as rédeas da família, pois sua irmã é muito pequena e sua mãe entrou em uma profunda depressão. Desse modo, a sua única saída é ir para a floresta caçar da mesma maneira que fazia com seu pai antes dele morrer. Contudo, essa é uma atividade ilegal e a punição para quem desobedecê-la é a morte. Porém é lá que ela conhece Gale, um menino que assim como ela também perdeu o pai e que encontra na floresta um refúgio.

Além disso, em Panen como se não bastasse a ameaça de morrer de fome, a Capital que comanda o país criou os Jogos Vorazes, uma competição formada por um casal de cada distrito que são colocados em uma arena para duelarem até a morte. No dia da colheita – data em que os competidores são sorteados – Katniss tem uma surpresa que irá mudar sua vida: sua irmã é sorteada para participar dos Jogos. Entretanto, ela não está disposta a deixar isso acontecer, por isso ela se apresenta para ir no lugar de sua irmã e encara o desafio ao lado de Peeta, um garoto com quem Katniss possui uma longa história.

Que os Jogos Comecem...

Sabe um livro em que você não consegue parar de ler? Esse livro se chama Jogos Vorazes. Mas não é só isso, mesmo quando você o termina é impossível não ficar pensando em tudo que a autora Suzanne Collins escreveu com tanto brilhantismo e genialidade.

Os seus personagens são extremamente cativantes e durante todo o tempo nós ficamos na expectativa do que está por vir. Katniss é uma pessoa que sofreu muito na vida, principalmente por causa da perda do seu pai e da depressão de sua mãe, mas o que mais encanta nela é que ela se torna forte com cada dificuldade da vida e não se intimida ao se ver obrigada a amadurecer rápido demais para cuidar da sua família. Já o Peeta, bem, ele é apaixonado por Katniss desde criança e  vê nos Jogos a oportunidade de se aproximar de sua amada mesmo que isso signifique a sua morte, porém com o decorrer do livro ele mostra ser mais do que um garoto apaixonado e conquista os leitores pelo se crescimento na trama.

Em suma, Jogos Vorazes é um livro brilhante. Com uma leitura fácil e que flui muito bem, a autora  nos surpreende a cada página tornando cada vez mais difícil a ideia de largá-lo antes do término. Ou seja: Leiam já!

--- Breno Brandão ---

11 comments

RêFofura 12 de agosto de 2011 18:34

Esse livro é maravilhoso mesmo! Ainda estou pra conhecer alguém que tenha lido e não tenha gostado! ;D
E que venha Em chamar \o/
Beijinho :*

Marcelo Lima 12 de agosto de 2011 20:57

Quase certeza que vou pedir de niver , ainda mais que tdos estão amandoo e vai sair o filme #ineed

Gisele 12 de agosto de 2011 23:53

Aii..todo mundo fala desse livro...deve ser muito bom mesmo!!!!!!!!!

bjus

Thais Priscilla 13 de agosto de 2011 09:29

O melhor livro que li esse ano. mt bom!
Beijocas,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Elizandra 26 de agosto de 2011 17:36

Todo mundo fala bem desse livro que tenho até vontade de ler também

Neny 27 de agosto de 2011 09:53

AMO este livro, é um dos meus favoritos. So não estou muito feliz com o filme..acho que nem vou assistir :(
beijos.

Amor de Livros 3 de julho de 2012 13:03

Não gosto de livros assim, mas já estou curiosa o suficiente para dar uma chance.

bjs
Niii
http://amordelivros.blogspot.com.br/

Virginia de Oliveira 3 de julho de 2012 18:27

Li esse livro na semana passada e gostei muito dele. O livro despertou diversas emoções em mim, tristeza, raiva, espanto, a autora criou uma história com uma sociedade que sobre com um governo cruel e desumano.

Samira Chasez 18 de julho de 2012 17:17

Eu comprei pq amei o filme.. Já li muitas resenhas sobre ele e elas mais a sua resenha maravilhosa só me fizeram querer ler cada vez mais... Mas, ele ainda está na lista de espera!!

Jadi Soares 19 de julho de 2012 01:44

não tenho a menor vontade de ler essa série! serio!
Comecei a ler e mal consegui terminar, pq nao gostei mt da historia e nem consigo ver pq tanta coisa por causa desse livro.
Mesmo com todo o alarde que fazem, não enche meus olhos =/

Fellipe 20 de julho de 2012 16:34

Realmente esse é o livro que te prende do inicio ao fim, a historia da Katniss e de toda Panem é muito bem explorada e a critica que a autora faz aos dias de hoje é muito bem construida, gostei bastante do livro e amo a trilogia!

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.