Resenha: O Efeito Sombra por Deepak Chopra (e outros)

Título: O Efeito Sombra
Autor(a): Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson
Editora: Lua de Papel
Páginas: 254
Ano: 2010
O que é a Sombra? Bem, a Sombra é tudo aquilo que não queremos ser, mas somos. É aquele sentimento escondido de todos, e aquele desvio de comportamento que uma pessoa considerada boazinha possui. É o desejo de se entregar ao vício, de explodir, de brigar. É toda a energia que tentamos não ter. Porém a Sombra é parte nossa, é algo bom. Escondida, pode transformar-se em maus pensamentos. Mas descoberta e compreendida, a Sombra nos levará ao caminho da plenitude! Sairemos da ilusão de que nossa obscuridade nos dominará e, em vez disso, veremos o mundo sob uma nova luz. A empatia que descobrimos por nós mesmos dará ignição para nossa confiança e coragem à medida que abrirmos nosso coração a todos ao nosso redor. O poder que desencavamos nos ajudará a confrontar o medo que esteve nos segurando e nos incitará a seguir adiante, rumo ao nosso mais alto potencial. Longe de ser assustador, abraçar a sombra nos concede uma inteireza, permite que sejamos reais, reassumindo nosso poder, libertando nossa paixão e realizando nossos sonhos. 

Bem, na verdade nunca me senti interessado em autoajuda. Mas o livro O Efeito Sombra é muito diferente do que eu imaginei. A Lua De Papel acertou em cheio em trazer o livro para o Brasil, e não é a toa que o livro está há três semanas consecutivas na lista dos mais vendidos da revista Veja.

Contudo, vamos ao livro. O livro é dividido para os três autores Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson. A leitura do livro começa com um texto de introdução escrito por Ford. Logo após a introdução vem a primeira parte (A Sombra Coletiva) do livro escrita por Chopra, que nos conta como surgiu a sombra coletiva e onde ele nos dá muitas dicas para vivermos bem com a nossa sombra.

Já Debbie Ford nos mostra sua própria experiência com a sombra e como a enfrentou. Também nos dá exemplos de como ela age e de onde podemos encontrá-la. Ford reflete também sobre a Projeção – assunto que já fora tratado por Chopra –, mas que ela explica de maneira mais perceptiva.

Marianne Williamson finaliza nos mostrando maneira de nos conectarmos com essa sombra e como devemos agir. Simples soluções capazes de combater o Self sombrio que nos toma através de pequenos acontecimentos.

Esta foi a resenha do livro O Efeito Sombra que eu li mais ou menos em um noite, o que vocês acharam?

--- Jackson Fernandes ---

4 comments

Sumie 28 de julho de 2010 20:17

Jackson também não sou chegada em livros de autoajuda,mas pela sua resenha esse livro é bem diferente mesmo,fiquei com vontade de ler.
Bjs!

César 7 de dezembro de 2010 10:26

Gostei muito do seu blog e vi que temos gostos parecidos, estava pesquisando sobre o livro Efeito sombra por isso te encontrei, gostei muito saiu em filme também http://www.youtube.com/watch?v=-HPbrdjSAvI

Samira Chasez 20 de julho de 2012 17:30

Oi...

Ouvi falar desse livro... Uma amiga leu e amou..
Adorei a resenha que tu fez dele..

Jadi Soares 26 de julho de 2012 23:22

Sabe, eu ADORO livros de auto-ajuda e de reflexão. Fazem você pensar de uma maneira diferente e até mudar para melhor e claro começar a ver a vida de outra forma.
Gostei mt da sua resenha. ficou bem clara.

Postar um comentário

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre.

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.

- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie para o e-mail.